terça-feira, 26 de outubro de 2021

Câmara Municipal de Caxias adota iluminação nas campanhas de prevenção de doenças 

Começou a funcionar, na noite desta terça-feira (26), um sistema especial de iluminação da fachada do prédio da Câmara Municipal de Caxias, como parte da inserção do legislativo nas campanhas voltadas à prevenção de doenças e o tratamento dessas enfermidades, com objetivo de difundir a conscientização sobre a importância dos cuidados com a saúde. Apesar de “Outubro Rosa” e “Novembro Azul” serem as mais conhecidas, todos os meses do ano têm campanhas com cores específicas.

Foram instalados três refletores de 50 watts, com várias opções de cores, na parte superior, iluminando toda a fachada. As lâmpadas acendem e apagam automaticamente, por um temporizador (timer), em horários predefinidos. Os pontos superiores, que mudam de cor via controle remoto, a cada mês, terão as cores das campanhas. Este mês, por exemplo, a fachada ficará na cor rosa, já que estamos no período de prevenção ao câncer de mama.

“Em uma ação pioneira na Câmara de Vereadores de Caxias, instalamos refletores que mudam de cor e somam às campanhas de conscientização sobre a importância dos cuidados com a saúde e prevenção de doenças que temos abraçado em nossa gestão”, afirma Teódulo Aragão, presidente da Câmara, enfatizando que a cada mês, a fachada estará alertando para uma doença específica.

Governo Federal volta ao tema 'privatização da Petrobrás' 

O novo aumento no preço da gasolina e diesel suscitou falas do presidente Jair Bolsonaro e de outros líderes do Governo Federal sobre privatização da Petrobras. A empresa, por sua vez, questionou o Ministério da Economia sobre estudos para um projeto de lei que trata da venda de ações e perda da maioria do controle acionário da estatal.

Bolsonaro, em entrevista a rádio, confirmou que a privatização da Petrobras “entrou no radar” do governo, mas fugiu pela tangente, dizendo não se tratar de um processo imediato. “Privatizar qualquer empresa não é como alguns pensam, que é pegar a empresa botar na prateleira e amanhã, quem der mais leva embora. É uma complicação enorme. Se você tirar do monopólio do Estado, que existe, e botar no monopólio de uma pessoa particular, fica a mesma coisa ou talvez até pior”.

Em evento, no Palácio do Planalto, o ministro da Economia, Paulo Guedes, fez acenos à privatização da empresa ao sugerir “pensar ousadamente” sobre o tema. Líder do governo no Senado, Fernando Bezerra (MDB-PE), confirmou estudos, mas afirmou que “nada foi decidido” e que a pauta agora é “avançar na privatização dos Correios”. Enquanto isso, a estatal lucra. As ações preferenciais da empresa fecharam com valorização de 6,8%, enquanto as ordinárias avançaram 6,1%.

Outubro Rosa: colaboradoras do SAAE Caxias participam de roda de conversa sobre o câncer de mama

As colaboradoras do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Caxias – SAAE reservaram um momento, na rotina de trabalho, para conversar sobre uma temática muito importante: o câncer de mama.

A roda de conversa, realizada no pátio da sede administrativa do SAAE na manhã desta terça-feira (26), foi mediada pela coordenadora da Saúde da Mulher da secretaria municipal de saúde, a enfermeira Andreia Almeida, e contou com a parceria da professora da Unifacema, a fisioterapeuta Jane Leão, e seus alunos do 10° período.

“Nós sabemos que, quando temos uma roda de conversa, a gente consegue fazer a participação do público ser melhor. E hoje aqui no SAAE, as pessoas estão interagindo, estão recebendo essa informação e com certeza multiplicarão pra outras pessoas que precisam ouvir”, explica a coordenadora Andreia Almeida.


Durante a conversa, as colaboradoras do SAAE receberam orientações para a realização do toque na mama, foram informadas sobre fatores de risco e motivações para cuidar do corpo, e receberam dicas de como ter uma vida mais saudável e, assim, prevenir a doença.

“Estamos aqui participando, juntamente com os estudantes do 10° período de Fisioterapia da Unifacema, para contribuir com este momento de conscientização e orientação para o público do SAAE, reforçando a importância da fisioterapia no pré e pós-operatório de alguém que tenha sido acometido por essa doença”, enfatiza a fisioterapeuta Jane Leão.

A estudante do 10° período de fisioterapia, Vanessa Alves, elogiou a iniciativa do SAAE e a oportunidade de participar da atividade de educação e saúde. “Pra mim é um imenso prazer desenvolver educação e saúde porque sabemos que é de fundamental importância as mulheres terem conhecimento. Muitas ainda não sabem sobre os sinais e sintomas, o que é o câncer de mama, e como prevenir. Então, estamos aqui para falar, frisar e enfatizar para essas mulheres como realizar a prevenção”.

Durante a atividade, as colaboradoras do SAAE compartilharam experiências sobre a doença, como a colaboradora Marlene Fernandes que foi diagnosticada com câncer de mama no ano de 2000.

“Eu já fiz sete cirurgias na mama e a última foi no mês de julho deste ano. Eu tenho muito cuidado comigo, não tenho medo, e incentivo outras mulheres a fazerem o autoexame. O primeiro passo é ter coragem, e ter fé pra vencer”, reforça a colaboradora Marlene Fernandes.


A atividade é mais uma ação do SAAE em parceria com a secretaria Municipal de Saúde e faz parte da programação da campanha Outubro Rosa desenvolvida pela prefeitura de Caxias.

“O mês do Outubro Rosa é uma forma de criar uma reflexão, em massa, para todas as mulheres no sentido de prevenir o câncer de mama. E no SAAE Caxias existem mulheres que fazem a diferença em prol do saneamento básico da cidade e nós temos a obrigação de cuidar bem delas. Trazer essa atividade, em parceria com a secretaria de saúde, é uma forma prática da gente colaborar com a saúde preventiva dos nossos servidores, especialmente as mulheres que merecem uma atenção especial nesse quesito da prevenção do câncer de mama”, afirma o diretor do SAAE Caxias, o engenheiro Arnaldo Arruda.

Fonte: ASCOM/SAAE Caxias

PSOL/MA COMEÇA A SE REUNIR E DIALOGAR COM OS DEMAIS PARTIDOS DE ESQUERDA, VISANDO FIRMAR POSSÍVEL ALIANÇA NO CAMPO POPULAR 

O PSOL/MA mostrou estar caminhando para novos rumos,  no qual tem como principal tarefa a articulação política de fazer o diálogo necessário na defensa da unidade do campo popular/rede de partidos anticapitalista aqui no Maranhão, porém continua mantendo viva as bandeiras do socialismo e da liberdade, e seguindo o caminho que é não deixar os avanços do partido retrocederem.

A comitiva do PSOL/MA, liderada pelo presidente da sigla, Enilton Rodrigues, esteve na noite dessa última segunda-feira (25), em reunião com o pré-candidato a governador pelo PT, Felipe Camarão e a direção estadual da agremiação, onde definiram que irão continuar o diálogo e que têm em comum construir a frente democrática e popular no Estado do Maranhão.

Presentes na reunião, representando o PT, estavam os Secretários Estadual de Cultura, Agricultura e Direitos Humanos, o deputado estadual Zé Inácio e o vice presidente estadual do PT, Francimar Melo, além de quase 70% da direção estadual do PSOL/MA.

O presidente Estadual, Enilton Rodrigues, afirmou que:

“Vamos continuar dialogando com esse campo político, e os demais partidos de esquerda, e até o fim deste ano vamos realizar nossa conferência eleitoral e definir nossa tática, se teremos candidatura própria ou vamos apoiar um nome do campo popular".

VIDEO: Prefeitura de Aldeias Altas e Governo do Estado unindo forças em vista do bem comum da população

"Chiquinho Oliveira" se torna alvo de inquérito do Ministério Publico do Maranhão 

O empresário Francisco Carlos de Oliveira (foto acima), conhecido popularmente como “Chiquinho Oliveira”, dono do Grupo F.C. Oliveira se tornou alvo do Ministério Público do Maranhão.

Isso porque na cidade de Codó, a Associação dos Moradores e Agricultores Familiar Nossa Senhora dos Remédios, da Comunidade Quilombola São Benedito dos Colocados, denunciou a empresa por desmatar parte do território pertencente aos quilombolas.

E diante de evidências, o promotor Weskley Pereira de Moraes decidiu converter a Notícia de Fato nº 000754-259/2021 em Inquérito Civil nº 754-259/2021 para o aprofundamento da apuração de possíveis irregularidades.

De acordo com a denúncia, o Grupo F.C. Oliveira praticou desmatamento extenso que se aproxima das margens do rio Saco, naquela cidade.

“Para levantamento das informações que permitam melhor apurar suposto desmatamento ilegal perpetrado pelo Proprietário do Complexo Fazenda Abelha, pertencente ao Grupo F. C. Oliveira, alcançando todos os sujeitos e abarcando todos os fatos possíveis, seja mediante a requisição de informações, inspeções, certidões, depoimentos pessoais, perícias seja por quaisquer outros meios legais que se mostrem necessários para propositura de eventual Ação Civil Pública”, diz o promotor na abertura de Inquérito.

Como parte do processo foi pedido à Secretaria Municipal do Meio Ambiente que apresente o Ofício nº 149/2019 – SEMAFIP e o relatório de fiscalização nº 005/2021, para que seja esclarecido se foi observado no momento da licença o reconhecimento da Área de Preservação Permanente, tendo em vista que o Rio Saco passa próximo ao local do desmate.