quarta-feira, 1 de março de 2023

Tuntum e Cordino são derrotados e eliminados da Copa do Brasil 

Os dois primeiros representantes do Maranhão a estrear na Copa do Brasil foram derrotados e estão eliminados logo na primeira fase da competição nacional. 

No Estádio Rafael Seabra, em Tuntum, o Tuntum foi impiedosamente goleado pelo ABC, por 5 a 0. O time maranhense não ofereceu qualquer resistência ao ABC que fez 3 a 0, no primeiro tempo e depois levou a partida em ritmo de treino.

Os gols do time potiguar foram marcados por Rafael Silva (2), Raphael Luz, Cloves (contra) e Walfrido fizeram os gols do Alvinegro potiguar.

No Leandrão, em Barra do Corda, o Cordino foi derrotado pelo Brasil de Pelotas-RS por 2 a 0, e também deu adeus à competição.

Nesta quinta-feira (2), o Sampaio Correa enfrenta o Maringá, às 20h, no interior do Paraná. O time maranhense joga pelo empate.

Foto: Amilson Dilacerda / Ponto de Foco

Prefeitura de Caxias empossará mais de 200 novos servidores concursados nesta quinta-feira (02) 

Maquina administrativa da Prefeitura de Caxias ganhará reforço 
significativo de pessoal nas áreas da saúde e educação  

A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal Adjunta de Administração e Recursos Humanos, empossará, nesta quinta-feira (2), mais de 200 concursados para integrar o seu corpo de funcionários, com o objetivo de aumentar a eficiência da máquina administrativa e melhorar a qualidade dos serviços prestados à população.

Ao todo, tomarão posse 214 novos servidores públicos municipais, em diferentes áreas vinculadas à saúde e à educação: enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas, auxiliares de alimentação, professores, seguranças de escola, dentre outras funções.

O ato de posse dos profissionais acontecerá às 8h, no auditório da Prefeitura Municipal de Caxias.

Prefeito Fábio Gentil manda recado aos ingratos 

Em vídeo postado nos stories do seu perfil no Instagram, reproduzindo fala do pastor conferencista Cláudio Duarte em uma de suas mais populares pregações, o prefeito de Caxias, Fábio Gentil (Republicanos), propõe claramente uma reflexão sobre a ingratidão.

E nem precisa ser bom entendedor para perceber para quem se destina a mensagem.

Faltando um ano e sete meses para a eleição em que será escolhido o seu sucessor, o mandatário caxiense mostra estar disposto a expor com mais ênfase suas impressões sobre o cenário político que antecede o pleito municipal, abordando a questão em tom de lembrete e breve desabafo.

Em transcrição literal, eis o recado de Fábio Gentil aos ingratos de plantão:

Aprenda a viver com a ingratidão! Espere pouco de você, nada dos outros e tudo de Deus, e você nunca vai se decepcionar com ninguém.

Quando você for fazer algo para alguém, pare de querer retorno da pessoa. Porque se ela não te der, e, pode ter certeza, na maioria das vezes, não vai dar, e pior…

Você ajudou essa pessoa 20 anos consecutivos, e o dia que você diz não, ela esquece tudo o que você fez.

Assista ao vídeo aqui.

TCE alerta 82 Prefeituras sobre limite de folha de pagamento 

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA), por meio da Secretaria de Fiscalização, emitiu nesta terça-feira (28), alerta a 82 prefeituras maranhenses visando a correção de distorções em informações e documentos remetidos ao órgão por meio do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi).

O ponto em questão diz respeito aos limites de gastos com pessoal no exercício de 2022, tendo como período de referência o 3º quadrimestre e inclui também o Ministério Público Estadual (MPE) e o próprio Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA), embora esses dois entes estejam acima do limite de 48,6% em apenas 0,89% e 2,01%, respectivamente. Já a maioria dos municípios apresenta percentuais acima de 50%.

O alerta tem como base as análises efetuadas pelo corpo técnico do órgão dos dados relativos aos Relatórios de Gestão Fiscal do 3º quadrimestre, declarados ao sistema FINGER/SICONFI, observando o disposto na Instrução Normativa nº 60/2020, considerando a competência atribuída ao TCE para alertar os Poderes ou Órgãos sempre que identificar situações desfavoráveis ou irregulares relacionadas à gestão fiscal

A intenção é evitar a aplicação das sanções administrativas e/ou penais previstas, conforme determinam os seguintes dispositivos: art. 73 da LRF, § 1º do art. 5º da Lei Federal nº 10.028/2000 e os arts. 11 e 12 da Instrução Normativa TCE/MA nº 60/2020.

Policia Federal realiza operação contra fraudes no INSS do Maranhão 

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (01/03), a Operação MATERNITAS, com a finalidade de reprimir fraudes contra o Instituto Nacional do Seguro Social – INSS.

A Operação decorre de Inquérito Policial iniciado em outubro de 2022 e desenvolvido no âmbito da Força-Tarefa Previdenciária no Estado do Maranhão que levou à identificação de um esquema criminoso relacionado ao pagamento do benefício de salário-maternidade a empregadas domésticas. Esses falsos vínculos empregatícios foram incluídos através do programa E-Social com remunerações próximas ao teto da contribuição previdenciária.

No total, 22 (vinte e dois) policiais federais cumpriram 07 (sete) mandados judiciais, sendo 02 (dois) de prisão temporária e 05 (cinco) de busca e apreensão na cidade de Tutóia/MA. Dentre os mandados judiciais consta, ainda, a autorização para a quebra do sigilo de dados dos equipamentos de informática apreendidos e o sequestro de bens e valores de origem criminosa.

De acordo com os cálculos efetuados pela Coordenação de Inteligência Previdenciária (COINP), em apenas 59 (cinquenta e nove) benefícios, o prejuízo inicialmente apontado é de R$ 908 mil, entretanto, há previsão dessa cifra ser muito maior após a análise do material recolhido.

Os envolvidos estão sendo investigados pela prática dos crimes de estelionato previdenciário, inserção de dados falsos em sistemas de informações e associação criminosa (artigos 288, caput, c/c 171, § 3º e 313-A, todos do Código Penal), cujas penas de reclusão variam de 01 anos e 04 meses a 06 anos e 08 meses.

O nome da Operação é uma expressão em latim, significando maternidade. Trata-se de uma referência a tipologia da fraude perpetrada.

Equatorial Maranhão realiza melhorias no Residencial Vila Real, em Caxias

Com o propósito de levar melhorias no fornecimento de energia elétrica para Caxias, a Equatorial Maranhão sempre realiza ações de manutenção na rede elétrica da cidade. As últimas intervenções aconteceram no Residencial Vila Real e concentram o compromisso da Distribuidora em atender o crescimento da demanda de energia elétrica no Maranhão.

Entre as manutenções realizadas, as equipes técnicas da Distribuidora realizaram substituição de transformadores e aperfeiçoamento de circuitos com o intuito de garantir a continuidade e melhoria do abastecimento de energia para os clientes da região.


“As manutenções no Residencial Vila Real, em Caxias, fazem parte de um trabalho intensivo de melhorias em toda região leste do Maranhão. Seguimos trabalhando em benefício dos nossos clientes, acompanhando a expansão dos municípios e buscando, cada vez mais, levar uma energia contínua, segura e de qualidade para a população”, ressalta o Gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Maranhão, Renato Mendes.

Diariamente a Equatorial Maranhão investe e executa uma série de melhorias e inovações na rede de distribuição elétrica do estado com o objetivo de garantir bem-estar, segurança e serviços de qualidade para todos os clientes.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

Com o retorno de Fause Simão para a Secretaria de Limpeza, Neto do Sindicato assume mandato na CMC 

O 2º suplente de vereador, José Wilson da Silva, conhecido como Neto do Sindicato (Republicanos), toma posse na CMC assumindo a cadeira do 1º suplente Fause Simão, que ficou apenas 1 dia no cargo e se licenciou para reassumir o comando da Secretaria de Limpeza da qual havia pedido exoneração. 

Os dois suplentes do Republicanos foram beneficiados na questão da fraude da cota de gênero que envolveu e cassou a chapa do PP e consequentemente afastou dos cargos os vereadores Gil Ricardo e Cinthya Lucena. 

Neto do Sindicato é a maior liderança rural do município e já ocupou o cargo de vereador em duas legislaturas. 

Abaixo o decreto municipal nº 77 de 24 de fevereiro, assinado pelo prefeito Fábio Gentil nomeando ou renomeando Fause Simão para a chefia da Secretaria de Limpeza.