domingo, 6 de outubro de 2019

Reunião nacional no Maranhão aponta avanços na regionalização do turismo

Durante o evento, foram apresentados temas de relevância para o setor 


Terminou nesse sábado (5), a 32° Reunião nacional dos Interlocutores Estaduais do Programa de Regionalização do Turismo (PRT), que teve essa edição no Maranhão.
A diretora do Departamento de Ordenamento do Turismo do Ministério do Turismo (MTur), Silvana Melo, afirmou que esses encontros são importantes para a consolidação do PRT nos Estados. “Além da aproximação dos destinos com o MTur, foram trocadas experiências entre diferentes realidades regionais possibilitando o aprimoramento da gestão das regiões turísticas por meio da reunião”, afirmou a técnica do ministério.
O Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), recebeu 24 Interlocutores Estaduais do Programa de Regionalização do Turismo (PRT) durante os dias 2 e 3 de outubro, em São Luís, e de 4 a 5 em Barreirinhas.
Reunião estratégica
O secretário de Turismo, Catulé Júnior, falou da satisfação de sediar essa reunião estratégica da regionalização. “Com a presença dos interlocutores da cadeia do turismo brasileiro em nosso estado, o Turismo só tem avançar no desenvolvimento das discussões que foram abordadas, na estruturação e promoção dos destinos turísticos”, explica.

Durante o evento, foram apresentados temas de relevância para o setor, dentre eles, apresentação das ações do Mapeamento e Gestão Territorial do Turismo em 2019, apresentação do Departamento de Pesquisas com a Categorização do Mapa do Turismo, apresentação do Departamento de Cadastramento (CADASTUR), a atualização do Mapa do Turismo Brasileiro 2020, apresentação do case de sucesso promocional e institucional da Chapada das Mesas.
A abertura do evento contou com a presença do secretário de Estado do Turismo, Catulé Júnior, a diretora do Departamento de Ordenamento do Turismo do Ministério do Turismo (MTur), Silvana Melo,a coordenadora geral do mapeamento e gestão territorial do turismo no MTur, Ana Carla, a secretaria Municipal do Turismo, Socorro Araújo, o presidente da Federação de Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Edilson Baldez, o gerente da unidade de turismo, cultura e eventos do Sebrae, Luís Walter e o Prefeito de Barreirinhas, Alberico Filho.
No segundo dia de evento (3) aconteceram oficinas com a consultora de turismo, Tãnia Zapata, onde os estados fizeram um alinhamento do mapeamento do ano de 2019 e o planejamento estratégico para o biênio de 2019-2021.
Ao final do dia o Estado do Pará foi eleito como próxima sede da reunião. O interlocutor paraense, Jean Barbosa, falou sobre a experiência de conhecer o Maranhão através dessa reunião. “A política de regionalização busca integrar os estados de forma regional. O Pará e o Maranhão contam tanto com a proximidade como com produtos turísticos combinados nas cidades amazônicas. O encontro que foi realizado no Maranhão foi muito bom, pois mostra o potencial e a força do turismo regional”, pontuou o gestor público.
Visita técnica 

Para a interlocutora mais experiente das reuniões nacionais da regionalização, Deise Maria Fernandes Bezerra (Paraná), o encontro no Maranhão foi o marco para que os novos interlocutores se conheçam. Após o fechamento das discussões em São Luís, os interlocutores puderam apreciar a apresentação cultural do tambor de crioula União de São Benedito fundado por Mestre Felipe.
Durante visita técnica à cidade de Barreirinhas, uma das temáticas discutidas foi sobre o Voucher digital do Parque Nacional de Barreirinhas. “Estamos na 32°, para nós é sempre única. Pra gente do MTur é um momento importante, de interação, de aprimoramento do conhecimento, onde conseguimos identificar melhor as dificuldades em relação ao processo de regionalização de todas as regiões do país. Alavancamos com novas ideias”, afirma a coordenadora geral do mapeamento e gestão territorial do turismo no MTur, Ana Carla.
Na ocasião, o atual coordenador regional do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Luís Matias apresentou os resultados das negociações para a concessão do Parque Nacional. A reunião contou com a presença da secretária municipal do Turismo de Barreirinhas, Virlene Sandoval, o presidente da Associação de Agências de viagens de Barreirinhas, Robervão Caldas, presidente da Associação dos Guias de Barreirinhas, Gilberto Aguiar e o Superintendente dos Lençóis e Delta, Mota Junior e técnicos da superintendência dos Lençóis e Delta (Setur).
Após a parte teórica, ocorreram visitas de boas práticas ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e aos povoados de Vassouras e Caburé.
fonte: Sectur 

Eleições 2022: Bolsonaro volta a criticar Luciano Huck e compra de jato com recursos do BNDES 

Bolsonaro fez referência a um empréstimo de R$ 17,7 milhões feito por Luciano
Huck no BNDES em 2013 
O presidente Jair Bolsonaro voltou a criticar o apresentador Luciano Huck por uso dos recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social(BNDES) para a compra de um jato particular.

Em participação por vídeo conferência no 3º Simpósio Conservador de Ribeirão Preto, Bolsonaro fez referência a um empréstimo de R$ 17,7 milhões feito por Luciano Huck no BNDES em 2013, para a compra de uma aeronave particular da Embraer. Os empréstimos eram parte de um programa do banco destinado a financiar investimentos de empresas, chamado Financiamento de Máquinas e Equipamentos (Finame) usado para a compra da aeronave.

“Alguém quer um dinheiro do BNDES pagando 4% aí? Ele diz aqui que está viajando o Brasil. Obviamente, viajando o Brasil com o (inaudível) BNDES. Alguém acha que o povo vai votar no pau mandado da Globo, mas não estamos aqui fazendo campanha. É um direito dele”, afirmou Bolsonaro.

O Estado mostrou que o nome de Luciano Huck é peça central na articulação de um grupo de políticos, economistas e representantes de movimentos de renovação para a construção de uma alternativa de centro diante do cenário de polarização da política nacional.

Em entrevista à revista Marie Claire, a apresentadora Angélica, mulher de Huck, afirmou que uma eventual candidatura do marido para a Presidência da República é um “chamado”. “Não posso dizer que acho muito legal Luciano sair candidato, não seria verdade, mas tem uma hora que você não está mais no controle. É uma espécie de chamado”, disse.