terça-feira, 22 de novembro de 2016

Coronel da PM diz que espera desferir um tiro e deixar paraplégico o assassino da sobrinha de Sarney 


Por meio do seu perfil no Facebook, o Coronel reformado da Polícia Militar do Maranhão, Roberto Betão, fez um verdadeiro desabafo, em tom de ameaça ao assassino confesso da publicitária Mariana Costa.
Betão, ligadíssimo à família Sarney, disse que espera encontrar “cara a cara” o autor do crime, Lucas Porto.
Leia abaixo a íntegra das palavras do Coronel (a grafia é original, com erros de português, acentuação e pontuação):
“Minha prima e sobrinha Mariana, assassinada por seu cunhado, conhecido como Lucas Porto e em grupinho reservado como por Luquete. O que aqui digito é direto para vc, Lucas Porto: que Deus me conceda o dom de te ver cara a cara, para desferir um tiro e te deixar paraplégico e ver a vida passar. Sou voluntário a executar essa tarefa pelo amor que tenho a minha mãe e a menina que vi nascer, simples, meiga, carinhosa e covardemente sendo executado por vc.”, disse Roberto Betao, que faz questão de assinar o depoimento.
O coronel, ex-integrante da operação Tigre – desencadeada na  década de 90 -, ainda insinua que Lucas é homossexual, ao chamá-lo de “luquete”.
Mas essa é outra história…
fonte: Blog do Domingos Costa 

Eleição do presidente da Câmara de Caxias pode custar caro para Fábio Gentil 

por Mano Santos 

O prefeito eleito de Caxias, Fábio Gentil (PRB), está enfrentando uma barreira para emplacar seu candidato à Presidência da Câmara Municipal, para o biênio 2017/2018. Vários nomes já foram cogitados, mas, publicamente, só Durval Júnior (PSB) e Catulé (PRB), são declarados pretensos candidatos, este último, com o aval do Cabeludo.

No entanto o nome do decano (Catulé) não foi recebido de forma amigável pela maioria dos parlamentares.O grupo formado pelos novos edis eleitos por exemplo, está disposto a votar pela renovação na composição da Mesa Diretora e não escolher como presidente quem já comandou a Casa do Povo.

Por outro lado, o deputado Humberto Coutinho, não indicou (ainda) nenhum candidato, mas, espera-se que isso possa ocorrer de forma indireta, afinal, HC ainda dispõe de muito prestigio político entre os vereadores, muitos deles, eleitos com apoio do presidente da Assembleia Legislativa, e sabem que uma mudança de postura (lado), neste momento, pode ofuscar ou não o futuro político de cada um deles.

Mas, voltando ao caso de Catulé, candidato indicado pelo prefeito eleito Fábio Gentil, este teria um trunfo na mão, na verdade um acordo, feito ainda durante a campanha, que seguramente garantia que caso ambos fossem eleitos, o vereador do PRB teria o ‘sim’ do Cabeludo, que não mediria esforços para fazer dele o presidente da Casa.

Seria Catulé, o escolhido para aguentar a pressão da oposição na Câmara, enquanto Fábio Gentil se estabilizaria na administração municipal.

É por isso que alguns sites e blogs dão como certa a eleição de Catulé. Mas, diante da recusa, Fabio Gentil teria confidenciado para os mais próximos, que por ele mesmo o candidato seria outro, mas, a insistência com o decano (Catulé) é para manter o pacto firmado na campanha eleitoral.  

Para reverter a situação incômoda, Gentil foi buscar na base de apoio de Humberto Coutinho, um nome de consenso, tudo para tentar fazer Catulé desistir da presidência, oferecendo-lhe uma boa proposta, incluindo secretarias, mas este, botou o pé na parede e disse ser “questão de honra” presidir o parlamento municipal, portanto não abrirá mão da candidatura.

Para que isso ocorra, Fábio vai ter queimar um pouco mais dos neurônios e quiçá, se ‘endividará’ com os vereadores, porque esta disputa vem ganhando contornos altamente valorosos, afinal, para votar em Catulé, nenhum vereador votará de mãos atadas. 

Mas, enquanto o Cabeludo tenta esta costura política, esquece que o candidato que tiver o aval de Humberto Coutinho, este ainda tem maioria na Câmara, pode correr por fora e ganhar a eleição para comandar o Poder Legislativo. 

Para que o leitor entenda melhor essa disputa; só dois candidatos poderão concorrer à presidência do Legislativo e para ganhar a eleição tem que receber no mínimo 11 votos.
Homem é preso após agredir a própria esposa 



Um homem foi preso no inicio da noite desta segunda-feira (21) no povoado Criminosa (Aldeias Altas), após ameaçar matar a própria esposa, identificada como Maria Suelen Silva, de 53 anos  usando uma arma branca, além de tentar enforca-la. De acordo com o relato da vítima à Polícia Militar (PM), o suspeito saiu de casa cedo e quando voltou apresentava comportamento alterado e passou a discutir com ela.

Após denuncia dos moradores da localidade, os policiais ao chegarem na residência conversaram com a vítima e depois com o suspeito. O homem, identificado como Domingos Sousa (foto), de 60 anos, confirmou que estava nervoso e que tentou matar a esposa. Ele foi preso e encaminhado para o 1º DP (Distrito Policial). Os policiais verificaram ainda que o suspeito é monitorado por tornozeleira eletrônica. Segundo o suspeito, disse estar respondendo pelo crime de homicídio  praticado no dia 20 de fevereiro de 2010 na cidade de Aldeias Altas que teve como vitima Edimar Torres Veridiana. A faca utilizada para ameaçar vítima foi entregue na delegacia.

as informações são do 2º BPM/Caxias 
Deputados querem que Banco do Brasil esclareça fechamento de agências no Maranhão 

Agencia Assembleia  

Os deputados Bira do Pindaré (PSB), Fábio Braga (SD) e Rafael Leitoa (PDT) ocuparam a tribuna, na sessão desta segunda-feira (21), para manifestar sua preocupação com a notícia de que o Banco do Brasil pretende fechar mais diversas agências em todo o País.

O primeiro a abordar o assunto foi o deputado Bira do Pindaré, que se mostrou alarmado com a notícia de que o Banco do Brasil vai encerrar as atividades de quase 800 agências em todo o país, sendo que destas 402 agências serão totalmente fechadas e 379 vão ser transformadas em postos de atendimento.

“O Banco do Brasil é a maior instituição de serviços financeiros que atua no país e aqui no Estado do Maranhão”, afirmou Bira, frisando que o BB detém a conta do governo do Estado, da Assembleia Legislativa e da Prefeitura de São Luís. “É no Banco do Brasil que grande parte dos recursos públicos do Estado transitam. Portanto nós temos autoridade para chamar o Banco do Brasil e fazer uma discussão séria sobre essa situação, porque eles estão querendo reduzir o quadro de funcionários, quando na verdade a gente gostaria de ampliasse”.


Em seu discurso, Bira do Pindaré defendeu a proposta de realização de uma audiência pública na Assembleia Legislativa, para que o superintendente do Banco do Brasil no Estado preste esclarecimento sobre as agências que poderão ser fechadas no Maranhão. 
Os deputados Fábio Braga e Rafael Leitoa também manifestaram-se preocupados com o fechamento destas agências. “Não posso negar a minha preocupação com o fechamento, e transformação de agências em postos de atendimento, principalmente do Banco do Brasil onde estão os depósitos da maioria das Prefeituras do Estado do Maranhão. Essa é uma preocupação que trago dos comerciantes, dos aposentados, das pessoas assalariadas e acima de tudo de toda a comunidade do estado do Maranhão”, declarou Fábio Braga.

O deputado Rafael Leitoa, por sua vez, afirmou que cinco agências serão encerradas e outras serão transformadas em postos de atendimento no Maranhão.

“Eu não poderia deixar de colocar aqui também a nossa preocupação e o nosso repúdio, principalmente na região Leste do Estado onde duas agências serão transformadas em postos de atendimentos: a agência no município de Matões e agência no município de Parnarama. Faço o nosso apelo também para que se aprofunde essa discussão. Faço coro a todos os nossos colegas para dizer que estamos aqui na luta para que essas agências não fiquem fechadas; pelo contrário, agências outras deveriam ser criadas pelo interior do nosso Estado”, assinalou Rafael Leitoa.
Mais uma vez sessão não é realizada na Câmara de Vereadores 

Cerca de 10 vereadores conversando no plenário da Câmara Municipal 
Passados 50 dias do pleito eleitoral e prestes para o encerramento das atividades parlamentares da atual legislatura, só pra variar mais uma vez não houve sessão ordinária na Câmara de Vereadores de Caxias. Aliás da para contar nos dedos o numero de sessão realizada neste 2º semestre. Os motivos são os mais desencontrados possíveis.
Na tarde desta segunda-feira (21) alguns vereadores, dez no total, apareceram no plenário, mas pareciam estarem completamente aéreos  ou simplesmente desinteressados para que a sessão fosse realizada. Ficaram conversando de forma paralela e alguns caindo na gargalhada, transmitindo para as poucas pessoas que estavam na galeria a sensação de que o plenário está mais para um picadeiro do quê para uma Câmara de legisladores.
Dizem que quarta-feira (23) vai acontecer. Se houver, será a única da semana, igual na semana passada.

Do jeito que está caminhando de forma melancólica para o seu encerramento, a atual legislatura vai ficar marcada somente pelo fato de quê dela saiu o primeiro vereador (Fábio Gentil) eleito prefeito de Caxias.

Caxias ganha Selo UNICEF Município Aprovado 


Caxias foi contemplada com o Selo UNICEF Município Aprovado, edição 2013-2016. O anúncio oficial se deu por meio de comunicado emitido no último dia 18, pela coordenação do escritório do UNICEF no Maranhão, e encaminhado ao prefeito Léo Coutinho.

Esta é a segunda edição da iniciativa, que é baseada na mobilização social pela garantia dos direitos da infância e adolescência.

“Ao longo deste processo, seu apoio foi fundamental para que seu município participasse ativamente das capacitações e outros encontros e realizasse as inúmeras agendas e atividades propostas. Sem dúvida, tudo isso demonstra claramente o seu compromisso e de sua equipe com a infância e adolescência. Agora é o momento de colher os resultados desta caminhada fundamental. Por isso, temos a honra de lhe informar que seu município é um dos Ganhadores do Selo UNICEF Município Aprovado. Parabéns Prefeito e parabéns a todos que contribuíram para esta magnífica vitória. Agradecemos a parceria e tenha a certeza de que os avanços na garantia dos direitos de crianças e adolescentes ficarão para a história de sua cidade”, informa o comunicado.

Solenidade

A entrega da premiação, bem como os certificados de reconhecimento pela contribuição dada pelos articuladores e conselheiros municipais na realização do Projeto, acontecerão durante a Cerimônia do Selo UNICEF Município Aprovado que acontecerá no dia 2 de dezembro, no auditório do Palácio dos Leões, em São Luís.