segunda-feira, 14 de junho de 2021

Prefeitura de Aldeias Altas entrega cartões do Minha Casa Melhor na zona rural do município 


A Prefeitura de Aldeias Altas em parceria com o Corpo de Bombeiros da capital São Luís, com suporte das Secretarias Municipais de Saúde, Assistência Social e Agentes Comunitários de Saúde, realizaram a entrega dos cartões do Minha Casa Melhor na zona rural do município. O programa é do Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura Municipal de Aldeias Altas.


A entrega dos cartões do Minha Casa Melhor aconteceu nos seguintes povoados: Lagoa do Arroz, Paú, Santa Luzia II, Conceição, Bananal, Santa Rita, Tiúba, Batizal, Olho D'água, Belo Horizonte, Santa Rosa, Matão, Taboca, Arueira, Brejo Seco, Riachão e São Benedito.

Um trabalho intenso e gratificante, que mostra a credibilidade e o empenho da gestão do prefeito Kedson Lima (PL) em valorizar ainda mais o município e dar dignidade às famílias, que agora podem contar com o recebimento do cartão e participação no Programa Minha Casa Melhor.


Ascom/PMAA

MPF propõe ação para que INSS providencie atendimento à população de Caxias 

Após interdição do prédio do órgão, moradores da região tem se 
deslocado para outros municípios em busca do serviço  

O Ministério Público Federal (MPF) no Maranhão, por meio da Procuradoria da República no Município de Caxias, propôs ação civil pública contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), para que sejam tomadas providências acerca da ausência de atendimento à população da cidade.

De acordo com a ação, após interdição do prédio do INSS de Caxias (MA) em razão de problemas nas estruturas do edifício, foi realizada uma reunião na sede da Procuradoria da República da cidade, na qual o instituto previdenciário informou que os atendimentos, à exceção das perícias médicas, seriam realizados no Shopping de Caxias, enquanto as reformas no prédio não fossem concluídas. As perícias ocorreriam, provisoriamente, no município de Timon (MA).

No entanto, em vistoria feita pela Procuradoria da República no Município de Caxias, foi constatado que o serviço foi feito de maneira precária, com poucos servidores para atender a uma grande quantidade de pessoas, e que depois os atendimentos deixaram de ser feitos no local. Dessa forma, por meio de fiscalização, o MPF identificou que, atualmente, a população da cidade ainda não consegue ser atendida pelo INSS, tendo que se deslocar até São João do Sóter (MA) e Timon para ter acesso ao serviço.

O MPF destaca, ainda, a impossibilidade de atendimentos por meio eletrônico, em razão do pouco acesso à tecnologia na região. Portanto, o serviço presencial não pode deixar de ser ofertado. Além disso, a submissão dos usuários, muitas vezes idosos ou adoentados, à obrigatoriedade de fazer longas viagens em busca de um atendimento caracteriza má prestação do serviço, tratamento desumano e degradante, expressamente proibido pela Constituição Federal.

Assim, a ação requer a condenação do INSS a prestar atendimentos presenciais à população no município de Caxias, inclusive com realização de perícias médicas, em conformidade com as normas de saúde impostas ao serviço enquanto perdurar a pandemia da Covid-19, além de designação de audiência de conciliação.

Confira a íntegra da ação civil pública aqui


Fonte: Assessoria de Comunicação do MPF/MA

VÍDEO: Morador flagra funcionários das Casas Sampaio jogando lixo em terreno baldio na Avenida Central (entrada de Caxias)


Estudo comprova eficácia de 90% da vacina Novavax contra as variantes da Covid-19 

De acordo com um laboratório norte-americano, a vacina contra a covid-19 da Novavax tem uma eficácia global de 90,4%, conseguindo atuar contra as variantes do coronavírus Sars-CoV-2. Os dados ainda precisam ser confirmados por estudos independentes.

Em nota, o imunizante NVX-CoV2373 mostrou uma proteção de 100% contra as formas moderadas e graves e de 90,4% no geral. Foram realizados 29.960 testes clínicos em 119 cidades dos Estados Unidos e México.

A vacina, que é administrada em duas doses num período de três semanas, foi considerada segura nos testes. A empresa informou que pretende pedir, ainda no terceiro trimestre, a autorização regulatória para uso do imunizante.

Nos estudos, foram constatados 77 casos de Covid-19. Desses, 63 estavam no grupo de pessoas que receberam o placebo e 14 nos que receberam as duas doses da vacina. Já as reações adversas foram leves, sendo as mais comuns dor muscular, fadigas e dores de cabeça que duraram, no máximo, três dias.

 Caxias volta a registrar morte por Covid-19

Município não registrava óbito pela doença desde o dia 06 de junho  

De acordo com boletim divulgado pela prefeitura neste domingo (13), Caxias registrou a 372ª morte por Covid-19. O município, que acumula 12.875 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus, não registrava nenhum óbito pela doença desde o dia 06 de junho.  

Ainda segundo os dados emitidos ontem, Caxias tem 11.852 pessoas recuperados da Covid-19 e 62 pacientes internados. 

Em tempo - Francisca das Chagas Silva, mais conhecida como Chiquinha (foto) morreu neste domingo (13).

Ela tinha 52 anos e foi a 372ª vitima da Covid-19 em Caxias. 

Chiquinha estava internada desde o dia 3 de junho e logo após a internação, foi entubada. 

À família e aos amigos, nossos sinceros sentimentos.