quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Veja dicas para enfrentar o período chuvoso 

As características climáticas do período chuvoso já podem ser sentidas em
Caxias (foto/arquivo) e em várias cidades maranhenses    
O verão no Hemisfério Sul provoca aumento da temperatura, chuva frequente e ventos com intensidade moderada à forte. As características climáticas do período já podem ser sentidas em Caxias e em várias cidades maranhenses. Fique atento para algumas dicas do Corpo de Bombeiros:

– Verificar a previsão do tempo e procurar local seguro para se abrigar;

– Se estiver dentro de um veículo, permanecer em seu interior, mantendo vidros fechados;

– Não tentar se proteger debaixo de árvores, postes;

– Dentro de casa, afastar-se da fiação elétrica, evitar usar objetos metálicos, desligar os registros de gás e de eletricidade, evitar utilizar equipamentos eletrônicos, até mesmo o celular;

– Deve-se ter um cuidado especial com crianças, por conta do comportamento infantil, e com idosos, que também são muito vulneráveis, a fim de evitar quedas em terrenos escorregadios ou atingidos por descarga elétrica.

– O Corpo de Bombeiros recomenda ainda que as pessoas permaneçam em suas residências em caso de falta de energia elétrica provocada pela chuva;

– Em caso de local inundado, pedir ajuda para se deslocar, pois há risco de pessoas possam ser levadas pela correnteza.

– Deve-se tomar cuidado com buracos, bueiros, evitar contato ao máximo com a água desses espaços, a fim de evitar o contágio de doenças.

O atendimento do Corpo de Bombeiros funciona de forma integrada com a Polícia Militar. A população pode acionar o serviço pelo número 193 ou através da Polícia Militar, no 190, para informar sobre vítimas ou solicitar apoio.
Vereadora Irmã Nelzir visita canteiro de obras da Praça da Bíblia 

Verª Irmã Nelzir visitou o canteiro de obras da construção da Praça da Bíblia 
acompanhada do sec. adj. de Urbanismo, Gentil Neto, da sec. de Educação,
Ana Célia e do assessor parlamentar Israel Costa 
A vereadora Irmã Nelzir fez uma visita na manhã desta quarta-feira (15) ao canteiro de obras onde está sendo construída a Praça da Bíblia. Localizada no bairro Castelo Branco por trás da Escola Duque de Caxias, a Praça da Bíblia vai contar com a implantação de uma academia ao ar livre, playground, construção de um monumento da Bíblia aberta com um versículo, implantação de um quiosque, um anfiteatro com concha acústica, construção de uma sala para a Associação dos Pastores, banheiros e vestiários masculinos e femininos, paisagismo, melhoria na iluminação e estacionamento. 

Em 2019 a vereadora Irmã Nelzir apresentou no plenário da Câmara Municipal um projeto de lei, que foi aprovado por unanimidade, solicitando a construção da Praça da Bíblia e dando nome a mesma. "O local em breve será um grande centro de lazer, não somente  para  os  evangélicos, mas para toda sociedade caxiense", frisou a parlamentar.  


Mais - Aproveitando a manhã de quarta-feira que tirou para fazer visitas, a vereadora Irmã Nelzir visitou o presidente da Associação de Moradores do Bairro Campo de Belém, na oportunidade ouviu as principais demandas daquela comunidade que serão repassadas ao prefeito Fábio gentil. 
Funcionários dos Correios deflagrarão greve no dia 30 de janeiro


A Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas dos Correios e Similares (FENTECT) estipulou um calendário de lutas para janeiro, começando nesta quarta-feira (15) e que pode levar à deflagração de greve no dia 30.

Na quarta e na quinta haverá reuniões da federação e de seus sindicatos, respectivamente. No dia 29, será votado o estado de greve com o indicativo para assembleia dos trabalhadores dos Correios, cuja paralisação deverá ocorrer no dia seguinte, 30.
O motivo são os novos ataques do governo ilegítimo do fascista Jair Bolsonaro aos direitos dos ecetistas. Em informe publicado no último dia 6, a FENTECT denuncia que o presidente bolsonarista dos Correios, o general Floriano Peixoto, tenta forçar a saída dos funcionários e dependentes do plano de saúde da categoria.
A federação “orienta os seus sindicatos filiados a encaminharem, a não assinarem nada e muito menos sair do plano de saúde. A paralisação do dia 30 será executada caso movimento operário a empresa “insista em manter este ataque”.
As mudanças na Câmara e no governo com o rompimento dos Pereira com os Coutinho 

A vice-prefeita Cristina Pereira ao lado do prefeito Ferdinando Coutinho quando
foram eleitos em 2026 
O rompimento político entre os grupos de Rubens Pereira e Ferdinando Coutinho em Matões segue tendo seus reflexos (saiba mais clicando aqui). Na segunda-feira (13) o prefeito Ferdinando Coutinho realizou várias reuniões e fez a sondagem de quem ficará com o governo ou marchará com Rubens Pereira nas eleições deste ano.

Alguns membros do governo já se manifestaram e estão declarando que vão ficar com Rubens Pereira e sua esposa, a ex-prefeita Sueli Pereira. Até agora se declararam que vão ficar com Rubão os vereadores Inácio Carvalho, Bilu e Reginaldo Janjão. Zé Natan, outro nome que muitos apostam que deixará o governo, não se manifestou ainda.

São ao todo treze vereadores no legislativo municipal e mesmo com as saídas anunciadas até agora o prefeito Ferdinando Coutinho conta com a maioria dos parlamentares na sua base de apoio.

Nomes de expressão que também anunciaram marchar com Rubens Pereira foi a Secretária de Assistência Social, Nete Pereira (irmã de Rubens Pereira), Elinaldo Colaço, da Infraestrutura e a vice-prefeita Cristina Pereira (sobrinha de Rubens Pereira).

Os desdobramentos do rompimento político entre os Pereira e Coutinho seguem. Como o anúncio do fim da aliança foi muito recente, muitos governistas ainda nem sabem o que fazer e com quem ficar. Do site do Elias Lacerda

Nas escolas estaduais o ano letivo iniciará no dia 3 de fevereiro 
O Calendário Escolar 2020 foi encaminhado pela Seduc às Unidades Regionais de Educação (UREs) que, juntamente com as escolas, fazem a divulgação e o planejamento do ano letivo, conforma as especificações de cada município 

C.E. Aluísio Azevedo localizado no Bairro Ponte em Caxias  
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) divulgou, na segunda-feira (13), o Calendário Escolar 2020 da rede estadual de ensino. Conforme previsto no documento, o ano letivo iniciará no dia 3 de fevereiro (segunda-feira) e será concluído no dia 4 de janeiro de 2021.
O calendário Escolar serve para que as unidades de ensino conheçam a agenda de atividades planejadas pela Seduc e para que pais e responsáveis façam acompanhamento dos seus filhos.
O secretário de Estado de Educação, Felipe Camarão, ressalta que o calendário escolar é um dos documentos que norteiam as comunidades escolares com as atividades que serão desenvolvidas ao longo do ano letivo.
“Além de ser um documento orientador para as escolas, é também de extrema importância para os pais, que podem acompanhar, da melhor forma, o que os seus filhos estão desenvolvendo durante o ano letivo, sabendo quando inicia cada período letivo e as atividades que seus filhos estarão desenvolvendo dentro da escola”, reforçou.