quarta-feira, 19 de outubro de 2022

Alunos do Colégio Militar 2 de Julho visitam a Câmara Municipal de Caxias 

Alunos do Colégio Militar 2 de julho, gerenciado pelo 5º Batalhão de Bombeiros Militar de Caxias, que funciona na Escola Municipal Deborah Pereira, no bairro Volta Redonda, acompanhados de seus professores e da professora Messilene Almeida, especializada em turismo e história, visitaram a Câmara Municipal de Caxias, na manhã desta terça-feira (18).

Os estudantes foram recepcionados pelo diretor-geral da CMC, Willemes Ferreira, que, por recomendação do presidente Teódulo Aragão (PP), os levou a conhecerem as dependências da sede do legislativo caxiense, em passeio pela galeria de fotos de ex-presidentes do poder, à galeria do pátio interno, com fotos antigas e atuais da Princesa do Sertão Maranhense, ao gabinete da presidência, onde conheceram documentos históricos, e ao Plenário Vereador Edson Vidigal, oportunidade em que fizeram contato com parlamentares da casa, na ocasião, os vereadores Torneirinho (PV), Luís Lacerda (PCdoB) e Professor Chiquinho (PRB).

Os três vereadores fizeram questão de conversar com os estudantes, mostrando-lhes a funcionalidade do poder legislativo caxiense, o papel que cada vereador exerce em trabalho para a comunidade, através das demandas que oferece ao prefeito municipal, a fiscalização que exerce sobre a gestão administrativa e as propostas que têm o dever de apresentar, visando estabelecer uma legislação melhor para toda a população do município.

Os vereadores Torneirinho e Luís Lacerda louvaram o interesse dos alunos em conhecerem a Câmara Municipal, destacaram os valores mais caros que os estudantes precisam seguir para atingirem uma educação esmerada e responsável, tendo por base valorizar e respeitar a família e seus semelhantes. Já Professor Chiquinho, por ser membro também do corpo docente de Caxias, fez questão de cumprimentar e elogiar os mestres que conduziam os estudantes durante a visita, destacou o Dia do Professor, que transcorreu na semana passada, e falou para a plateia sobre a atuação das Comissões Permanentes da Câmara Municipal, dentre as quais é presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação.(Ascom/CMC) 

Fábio Gentil diz que sua gestão tem compromisso com a transparência 

O prefeito de Caxias, Fábio Gentil divulgou nota de esclarecimento sobre a Operação Arconte, da Polícia Federal, com apoio da Controladoria-Geral da União no Estado do Maranhão (CGU/MA), deflagrada nesta quarta-feira (19), com o objetivo de desarticular grupo criminoso investigado pelo cometimento de crimes contra a Administração Pública.

Fábio Gentil reiterou o compromisso da sua gestão com a transparência e disse estar colaborando com as investigações.

“Como gestor público que preza pela transparência e responsabilidade, estamos colaborando com as investigações junto à Polícia Federal, bem como a Controladoria Geral da União, na apuração concreta dos fatos ocorridos. Reitero ainda o nosso compromisso com a população, que sempre foi de total transparência para com a coisa pública”, diz a nota.

Durante as investigações, a PF e a CGU descobriram a participação de servidores públicos e empresários da área de saúde que recebiam o repasse de recursos públicos do município de Caxias para o combate da Covid-19.

Foto: Divulgação

Equatorial Maranhão realiza mutirão de serviços nesta quinta-feira (20), em Caxias


Com o propósito de levar benefícios para os moradores de Caxias, a Equatorial Maranhão realiza um mutirão de serviços nesta quinta-feira, dia 20 de outubro. A ação faz parte do projeto Caravana da Difusora + Energia em Dia e acontecerá na Praça Cândido Mendes (Praça da Matriz), no centro da cidade, das 9h às 12h.

Na ocasião, os caxienses terão a oportunidade de se cadastrarem na promoção Energia em Dia para concorrer à vários prêmios mensais até dezembro. Ao longo da promoção, que iniciou em junho deste ano, quatro sorteios já foram realizados e oito clientes foram contemplados. No mutirão de serviços, os clientes poderão também realizar cadastro no programa tarifa social baixa renda, trocar suas lâmpadas fluorescentes e incandescentes, em funcionamento, por novas de LED, de forma gratuita e negociar débitos de conta de energia. Além disso, acontecerá entrega de brindes para os presentes no evento.

Para a troca de lâmpadas é preciso que o titular da conta ou parente de primeiro grau tenha em mãos RG, CPF e a fatura de energia mais recente. Já para o cadastro no programa Tarifa Social Baixa Renda é importante que levem os seguintes documentos:

•        CPF, documento de identificação oficial com foto, ou ainda, o RANI, no caso de indígenas;

•        Número da conta contrato que será beneficiada;  

•        Número de identificação social – NIS e/ou o Código Familiar no Cadastro Único ou o Número do Benefício – NB quando do recebimento do Benefício de Prestação Continuada – BPC;

•        Apresentar o relatório e atestado subscrito por profissional médico (somente nos casos de famílias com uso continuado de aparelhos).

 PF realiza Operação Arconte em Caxias 

A Polícia Federal, com apoio da Controladoria-Geral da União no Estado do Maranhão (CGU/MA), deflagrou nesta quarta-feira, dia 19/10/2022, nos municípios de Caxias/MA, São Luís/MA, São José de Ribamar/MA, Teresina/PI e Cajueiro da Praia/PI, a OPERAÇÃO ARCONTE visando desarticular grupo criminoso investigado pelo cometimento de crimes contra a Administração Pública.

Os investigados realizavam fraudes em procedimentos de dispensa de licitação no município de Caxias/MA, com o desvio de recursos públicos federais da área da saúde, constando dentre esses, verbas públicas que deveriam ser aplicadas no combate à pandemia de COVID-19.

Apurou-se durante as investigações a participação de servidores públicos e empresários da área de saúde que recebiam o repasse de recursos públicos do município de Caxias/MA.

A Controladoria-Geral da União identificou que muito embora existisse no município de Caxias/MA 52 empresas com potencial para serem contratadas pelo município, as dispensas de licitação eram direcionadas para a contratação de empresas diretamente ligadas aos servidores públicos e particulares investigados. Somente em relação a duas empresas investigadas foi realizado o repasse total de aproximadamente 9,45 milhões de reais.

Estão sendo cumpridos 44 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1a Região – TRF1 em decorrência de representação feita pela Polícia Federal. Para o cumprimento das medidas judiciais estão sendo empregados 160 policias federais e 4 servidores da CGU.

Os investigados poderão responder pelos crimes de peculato, corrupção passiva, corrupção ativa, fraude à licitação e lavagem de dinheiro, dentre outros, com penas que podem chegar a 43 anos de prisão.

A operação denominada Arconte se refere ao termo grego arkhon, que significa o responsável por um “cargo”. Sendo batizada dessa forma, pois os investigados foram flagrados em vídeos negociando diretamente não somente o repasse de recursos públicos com as empresas investigadas, mas também a nomeação de cargos na Administração Pública, em troca da obtenção de vantagens indevidas.

Blog do J Aragão 

Conheça quem são os 12 primeiros suplentes de deputado estadual de cada partido 

Após o resultado das urnas, o Blog mostra abaixo os primeiros suplentes de cada um dos partidos/federação que elegeram deputados estaduais no Maranhão.

A listagem abaixo contém 12 (doze) nomes que podem assumir a cadeira assim que o titular da vaga pedir licença ou se afastar do mandato por motivos diversos: