segunda-feira, 3 de junho de 2013

CLIMA ESQUENTOU NA CÂMARA MUNICIPAL,SESSÃO TERMINOU NO 1º DP.

Vereador Fabio Gentil oficializa o rompimento com
Humberto Coutinho
"Estamos em uma noite memorável", foram as primeiras palavras proferidas da tribuna pelo vereador Catulé, antes de dois funcionários da Prefeitura adentrarem à Câmara Municipal na tentativa de agredirem o edil Fabio Gentil, quê minutos atrás tinha oficializado o rompimento com Humberto Coutinho em um contundente discurso no grande expediente.

Memorável, mas uma noite para ser esquecida por todos que estavam assistindo a sessão. A democracia foi colocada de lado, como se o povo não tivesse voz e vez. Puro reflexo de uma administração que não vai ficar memorizada na mente de nenhum caxiense.

Há dias o vereador Fabio Gentil anunciava seu descontentamento com a família Coutinho. Sempre disse aqui, o episódio da eleição para a presidência da Câmara foi  fator determinante para o rompimento. Em um discurso, quase desabafando o parlamentar expôs as magoas e feridas deixadas pela traição. Todo o processo para eleger a  Mesa Diretora foi revelado, 12 vereadores haviam fechado acordo com FG e iriam o conduzir ao cargo de chefe do legislativo municipal, mas alguns dos parlamentares que integravam o grupo de apoio foram impedidos pela força econômica de Humberto Coutinho.

Resta somente agora Fabio Gentil manter a postura de opositor, não voltar atras as palavras que falou nessa noite. Em "carnavais" passados se tivesse mantido o discurso de oposição já teria alçado vôos mais alto na politica caxiense. O caso acontecido no passado foi relembrado pelos que assistiam a sessão na galeria.

Fabio Gentil tem um nome leve, tem carisma, e se mantiver o rompimento tem chances reais de ser eleito em 2014,e Caxias enfim terá um verdadeiro representante na Assembléia Legislativa.

Os lamentáveis fatos ocorridos hoje não voltem a acontecer. O Município de Caxias mais uma vez vai ser divulgado de forma negativa na imprensa a nível Nacional, e depois vão dizer que é sensacionalismo o que aconteceu nesta triste noite do parlamento municipal.

No final, os vereadores Fabio Gentil e Catulé foram até o 1º DP e prestaram queixa contra as ameaças recebidas no Plenário, acompanharam os dois até o Distrito policial, Mario Assunção, Benvinda, Neto do Sindicato, Luis Carlos e Taniery Cantalice. A autoridade policial disse que iria tomar as medidas cabíveis.      

TEREMOS NOVIDADE LOGO MAIS NA CÂMARA MUNICIPAL.

Sessão de logo mais na Câmara Municipal pode selar o rompimento de Fabio Gentil com o prefeito Léo Coutinho.
O assunto vem sendo abordado por todos os companheiros quê militam diariamente em passar informações sobre o que acontece nos bastidores da politica caxiense. Pode ser oficializado logo mais na sessão da Câmara Municipal o rompimento do vereador Fabio Gentil com o ex-prefeito Humberto Coutinho.

Há 6 meses este rompimento vem sendo ensaiado pelo parlamentar e adiado por várias vezes. Mas ao que parece o relacionamento, que não vem vem bem bem desde quando Léo Coutinho assumiu a prefeitura, chegou no fundo do poço.
No contexto geral são vários os motivos quê levaram Fabio Gentil a romper com a família Coutinho, na minha opinião a traição na eleição para a presidência da Câmara, é o principal deles, e até hoje não foi bem digerida pelo parlamentar.

Com a chegada de Fabio Gentil, o quinteto de vereadores oposicionistas ficara fortalecido, mesmo sendo os situacionistas maioria esmagadora, o prefeito Léo Coutinho vai ter muito trabalho com os parlamentares de oposição. Nessa questão a soma de experiencias dos dois (Fabio e Catulé) vai contribuir nos futuros debates no parlamento municipal. 

Vamos aguardar a sessão e conferir para estamparmos nas manchetes o esperado rompimento de FG com o Palácio da Cidade.

EMPRESÁRIO HELIO QUEIROZ COMPLETA HOJE 75 ANOS DE IDADE.

O empresário e ex-prefeito de Caxias Helio de Souza Queiroz completa hoje 76 anos de idade. Deve comemorar a data ao lado esposa Rita Queiroz, dos filhos: João Antonio, Socorro Simone, Carlos Mauricio, Helio Q. Junior e Silvia Regina, dos netos e amigos mais próximos.

Uma vida dedicada ao empreendedorismo construído com muito trabalho ao longo de todos esses anos. A vida deste maranhense nascido em 3 de junho de 1938 é marcada pela enorme força de vontade que sempre teve de vencer na vida. Grande parte de sua vida foi dedicada a Caxias, onde começaram os negócios empresariais, destaques para a Cavepel e Cerâmica Queiroz, fundando o Grupo Empresarial   Hélio Queiroz.

Em todos esses anos centenas de pais de famílias, direto ou indiretamente dependeram dos serviços oferecidos pelo Grupo Queiroz, talvez ainda hoje o grupo que mais mais gera emprego em Caxias. Neste consórcio existe varias empresas de diversos ramos: postos de gasolina, revenda de gás, construtora, revendedora de veículos e cerâmica.

Em 1982 entrou na politica, foi convidado e aceitou compor como vice-prefeito a chapa encabeçada por José Castro que disputou e venceu as eleições municipais para prefeito daquele ano.

Em decorrência do falecimento do titular José Castro, fato ocorrido no dia 25 de março de 1985, assumiu o comando da  Prefeitura e realizou uma administração que ficou marcada na história politica do município. 

Como prefeito construiu calçamentos nas ruas em diversos bairros da cidade, construiu escolas e estradas vicinais. Reformou os prédios: da antiga Fabrica transformando-o no Centro de Cultura Acadêmico José Sarney e do Mercado Central, atual sede da Prefeitura Municipal, dentre tantas outras obras que não é possível  elencarmos nesta homenagem. 

Continuou na politica, voltou a disputar a Prefeitura na eleição municipal de 1992 e perdeu para o ascendente na politica caxiense da época, o então deputado federal  Paulo Marinho. Novamente em 1996 voltaria a pleitear o cargo de prefeito, em uma disputadíssima eleição foi derrotado por Eziquio Barros. Com a cassação de Eziquio por abuso de poder econômico cometido na campanha eleitoral,  em junho de 1999 assumiu o comando do Executivo.

Pouco tempo restava para realizar uma administração semelhante ao primeiro mandato. Após 11 meses  a frente do Executivo sofreu um duro golpe arquitetado pelos vereadores que  o defenestraram do cargo de prefeito.

Cinco messes depois do golpe a Justiça o reconduziu novamente ao cargo, assumiu quando faltava apenas dois meses para encerrar sua ultima participação como chefe do executivo caxiense.

Comemore Sr. Helio de Sousa Queiroz seus bem vividos 76 anos. 

Você contribuiu muito para o desenvolvimento e o engrandecimento de Caxias. Parabéns!
     
    

FABIO GENTIL E JUNIOR MARTINS, BONS NOMES MAS INDECISOS QUANDO O ASSUNTO É SOBRE O FUTURO POLITICO.

Depois de um feriadão prolongado é hora de tudo voltar a normalidade. Ontem fui abordado varias vezes por pessoas querendo saber qual seria a novidade politica pra essa semana. A reposta era sempre de vamos aguardar para ver se acontece alguma coisa.
Estamos nos aproximando do final do 1º semestre e até o momento o vereador Fabio Gentil ainda não oficializou o rompimento com o atual grupo politico que comanda o município. O parlamentar pode perder a grande oportunidade de dar um alavanco na carreira politica, candidatando-se a deputado Estadual e ser eleito em uma possível dobradinha com o deputado Federal Paulo Marinho Junior.
Tudo pode acontecer neste embaralhado jogo da politica caxiense, em uma ocasião semelhante a essa Fabio Gentil por pouco não ocupou uma cadeira na Assembléia Legislativa nas eleições do ano de 2002. E novamente as portas do parlamento Estadual estão se abrindo, basta somente ele ter ombridade e se desligar desse grupo politico quê o traiu as vésperas da entrada deste 2013.
Se dependesse da vontade do pai, o ex-deputado José Gentil, o rompimento teria sido imediato, logo após a eleição para a mesa diretora da Câmara Municipal.Depois deste episódio, o patriarca dos Gentil só não chamava o ex-prefeito Humberto Coutinho de gente, mas o resto....
Falando de outro nome que poderia crescer e representar Caxias, na Assembléia ou no Congresso Nacional, é o do atual secretário de Transporte Junior Martins, mas ao que tudo indica ele jamais desobedecera a um ordenamento do ex-prefeito Humberto Coutinho.
Comenta-se na cidade que Junior Martins tem um faturamento mensal de quase 200 mil reais mensais provenientes da Prefeitura de Caxias, incluindo salários de secretários(Transportes e Limpeza Publica), vice-prefeito,aluguéis de maquinas, ônibus e de carro compactador de lixo. Em virtude de todas essas benesses é muito difícil o ex vice-prefeito obedecer a ordem do Presidente Regional do PHS, Raimundo Filho, se candidatar a Deputado e com reais chances de ser eleito em 2014.
Vamos continuar aguardando o surgimento de novas lideranças na politica local, dois bons nomes, Junior Martins e Fabio Gentil, o sinal esta verde pra eles avançarem e deixar para trás qualquer duvida que os impeçam de darem um grande avanço em suas carreiras politicas.