quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

Lula é condenado a 12 anos e 11 meses de prisão por sitio em Atibaia 


247 – A juíza federal Gabriela Hardt, da Operação Lava Jato, condenou o ex-presidente Lula a 12 anos e 11 meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no processo sobre o sítio em Atibaia.
A acusação é de que Lula teria recebido R$ 1 milhão em propinas referentes às reformas do imóvel, que está em nome de Fernando Bittar, filho do amigo de Lula e ex-prefeito de Campinas, Jacó Bittar. Segundo a sentença, as obras foram custeadas pelas empreiteiras OAS, Odebrecht e Schahin.
Uma perícia realizada no sistema de pagamentos de propina da Odebrecht e apresentada ao ex-juiz Sérgio Moro, no entanto, colocou por terra a acusação de que a empreiteira teria destinado qualquer soma a Lula para a reforma de um sítio em Atibaia.
Deputado Adelmo Soares marca o inicio de seu mandato no parlamento estadual 


Na manhã desta quarta-feira (06) o deputado estadual Adelmo Soares iniciou sua atividade parlamentar no Plenário Nagib Haickel. Em discurso de pouco mais de 5 minutos o cexiense aproveitou para agradecer aos 43.974 eleitores maranhenses pelo voto de confiança, além de reforçar seu compromisso com o município de Caxias, onde fincou raízes. 

Em seu pronunciamento o ex-secretario de Estado da Agricultura Familiar ao afirmar que sua principal bandeira será fomentar o setor primário para garantir o amplo desenvolvimento da agricultura familiar em todo estado. No que à famosa Princesa do Sertão - como é conhecida a cidade de Caxias - Adelmo Soares realizou duas importantes indicações: a construção de uma rotatória na Rodovia MA-349, nas proximidades do IFMA Campus Caxias, além da revitalização ambiental do Riacho do Ponte, um dos mais importantes balneários do município e cartão postal da cidade.. 

No momento, Adelmo Soares ainda afirmou e reforçou o interesse de realizar a união do parlamento em prol dos maranhenses. "Me coloco no interesse da população do Maranhão e quero dizer aos companheiros que estão fazendo conosco esta Casa, este momento novo, que vamos atuar fortemente na defesa de toda a população do estado e, evidentemente daqueles que mais precisam", pontuou o parlamentar.

Conheça o deputado:

Nascido em Patos (PB), mas criado em Caxias desde a infância, Adelmo Andrade Soares cultiva o amor pelo Maranhão de quem cresceu nesse chão. Casado com a vereadora Aureamélia Soares, é o filho caçula do casal Antonio Soares e Francisca Soares. É pai de Alany e Adelmo Filho e avô da pequena Isadora. 

Com uma caminhada política que perpassa pela Câmara Municipal de Caxias, por três mandatos de vereador; além de ter ocupado cargo de chefia nas Secretarias Municipais de Esporte, Lazer e Juventude, Trabalho e Economia Solidária; bem como, a Secretaria de Estado da Agricultura Familiar entre os anos de 2015 à 2018, agora chega à Assembleia Legislativa do Estado com o voto de confiança de 43.974 eleitores maranhenses. O parlamentar foi votado em 209 municípios do estado.

Ascom/Dep.Adelmo Soares
  
Juiz Velozo manifesta solidariedade aos professores de Caxias 


O juiz Antonio Manoel Velozo voltou a se manifestar pelas redes sociais. Na manhã desta quarta-feira (06), em postagem na sua página pessoal do Facebook, Velozo manifestou solidariedade aos professores da rede pública municipal de ensino de Caxias (MA), “tratados com menosprezo e descaso nas suas reivindicações”. A mensagem traz um erro de digitação – repare que descaso saiu “descabo” –, o que, por sua vez, evidenciaria naturalidade e despretensão do autor.
Sempre que se manifesta na defesa de uma causa social ou coletiva, o juiz Velozo acaba por atiçar a imaginação de muitos eleitores – inclusive alguns deles líderes políticos, comunitários e religiosos que o querem como opção na eleição para prefeito de Caxias do próximo ano.
Vale lembrar que esta não é a primeira vez que o nome de Velozo é cogitado para encabeçar uma chapa majoritária na disputa pela prefeitura de Caxias, o mesmo ocorreu nos últimos dois pleitos realizados no município, 2012 e 2016, porém, o magistrado declinou dos convites alegando incompatibilidade entre o exercício da magistratura e a atividade político-partidária.
Agora, as pretensões daqueles que o querem candidato estão revigoradas pelo fato de Velozo, se quiser, já pode pedir aposentadoria por tempo de serviço. De modo que a expectativa existe e é latente, sobretudo em parcela considerável do eleitorado que parece ansiar por uma novidade nos cenários político-partidário e eleitoral de Caxias.
Blog do Ricardo Marques 

Prefeitura de Caxias marca posse de Aureamélia Soares como secretaria para esta sexta-feira (08) 

Com a posse de Aureamélia Soares, Genival Moto Peças (PSB), primeiro suplente da coligação "A Mudança Continua II", assume interinamente como vereador 


A Prefeitura de Caxias confirmou para esta sexta-feira, 8, a posse da vereadora Aureamélia Soares (PCdoB) no cargo de secretária municipal de Politicas para as Mulheres. A solenidade acontecerá a partir das 16h no auditório do Hotel Alecrim. 
Esta será a segunda vez que Aureamélia assumirá uma Secretaria Municipal de Governo. Ela esteve à frente da pasta do Esporte entre os anos de 2013 e 2016, durante a gestão do ex-prefeito Léo Coutinho. Agora, substituirá no Governo Fábio Gentil, Taniery Cantalice, que está no cargo desde o inicio do governo Cabeludo em janeiro de 2017. 
Para assumir a Secretaria Municipal de Politicas para as Mulheres, Aureamélia terá de se licenciar do mandato de vereadora. A comunista foi eleita em 2016 para a Câmara Municipal, com 2.084 votos. Ela tem 44 anos, é fonoaudióloga, casada com o deputado estadual Adelmo Soares. 
Com a posse de Aureamélia Soares como secretaria, Genival Moto Peças (PSB), primeiro suplente da coligaçãoA Mudança continua II (PDT / PSB / PR / PPS / DEM / PSDB / PRP / PC do B)", será convocado para exercer interinamente o mandato de vereador. Ele ficará no cargo enquanto Aureamélia for secretária. A Câmara Municipal deve empossar o suplente Genival Moto Peças na próxima segunda-feira (11).. 
Bancada maranhense no Congresso vai tentar reverter suspensão da duplicação da BR-135   


A bancada maranhense no Congresso Nacional deve se mobilizar para tentar reverter a decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) suspender cautelarmente a duplicação da BR-135 no Maranhão. Pelo menos foi o que afirmou o deputado federal Rubens Pereira Júnior (PCdoB-MA) em discurso no plenário da Câmara Federal.
“Projeto desatualizado foi o motivo da paralisação. Isso chega a ser ofensivo. Há emenda parlamentar impositiva da bancada do Maranhão, então neste caso é responsabilidade exclusiva do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT)”, disse o deputado.
A decisão do TCU é decorrente de auditoria na Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no Estado do Maranhão (SRDNIT/MA). Os trabalhos analisaram as obras do trecho rodoviário da BR-135/MA, entre o km 95,60 e o km 127,75.
Ainda segundo Rubens Jr, o momento é de retomar as cobranças junto ao Governo Federal para que um novo projeto seja concluído com urgência. “Este é um tema de interesse de todo estado do Maranhão. O recurso está garantido. O representante do DNIT no Maranhão virá à Brasília nos próximos dias e vamos atuar para que as obras voltem com força total”, reiterou o deputado.
Parecer do TCU
O Tribunal constatou que 60% do valor da obra, cerca de R$ 40 milhões, tem projeto desatualizado, com serviços em desacordo com a realidade e estudos defasados e insuficientes. Não constam, ainda, todos os elementos necessários à execução completa do trecho.
A auditoria também verificou que decisões anteriores do TCU não foram atendidas, a exemplo do Acórdão 2.901/2014-Plenário, que determinou a realização de alterações no projeto executivo previamente à publicação de novo edital para contratação das obras.
A obra se encontra com apenas 6,25% de execução financeira e um dos motivos para o atraso são as restrições orçamentárias para execução de desapropriações necessárias, pois há comunidades quilombolas próximas.
Segundo a equipe do TCU, novos fatores ainda precisam ser considerados, a exemplo do aumento da demanda turística para os Lençóis Maranhenses, por meio da BR- 402/MA-110, que faz entroncamento com a BR-135.