sexta-feira, 13 de agosto de 2021

Policia Federal prende Roberto Jefferson acusado de ataques à democracia

A Polícia Federal foi às ruas, na cidade do Rio de Janeiro, na manhã desta sexta-feira (13) e prendeu o ex-deputado e presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson.

O mandado é de prisão preventiva (que não tem prazo estipulado para acabar).

A autorização da prisão partiu do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele também determinou: bloqueio de conteúdos postados por Jefferson em rede sociais e apreensão de armas e acesso a mídias de armazenamento.

A ordem ocorre dentro do chamado inquérito da milícia digital, que é uma continuidade do inquérito dos atos antidemocráticos.

Jefferson postou numa rede social que a PF chegou a fazer buscas na casa de parentes pela manhã.

“A Polícia Federal foi à casa de minha ex-mulher, mãe de meus filhos, com ordem de prisão contra mim e busca e apreensão. Vamos ver de onde parte essa canalhice”, escreveu o ex-deputado.

Milícia digital

O inquérito que investiga a organização e o funcionamento de uma milícia digital voltada a ataques à democracia foi aberto em julho, por decisão de Moraes.

Nessa investigação, a PF apura indícios e provas que apontam para a existência de uma organização criminosa que teria agido com a finalidade de atentar contra o Estado democrático de direito.

Essa organização se dividiria em núcleos: de produção, de publicação, de financiamento e político. Outra suspeita é de que o grupo tenha sido abastecido com verba pública.

Entre os nomes citados pela PF em um pedido para acessar quebras de sigilo, estão os assessores da Presidência da República acusados de integrar o chamado “gabinete do ódio”, que seria encarregado de promover ataques virtuais nas redes sociais contra desafetos da família do presidente Bolsonaro e adversários do governo.

Roberto Jefferson

O ex-deputado Roberto Jefferson foi o pivô do escândalo do mensalão, em 2005. Foi a partir de uma entrevista dele ao jornal “Folha de S. Paulo” que o país tomou conhecimento das denúncias de que o governo do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva passava dinheiro a deputados da base.

Em novembro de 2012, no julgamento do mensalão no STF, ele foi condenado a 7 anos e 14 dias de prisão, pelos crimes de lavagem de dinheiro e corrupção passiva.

Nos últimos anos, já sem mandato parlamentar, Jefferson se aproximou do presidente Jair Bolsonaro. Em suas redes sociais, começou a postar fotos com armas. O armamento da população é uma das principais causas do presidente.

Vereador Mário Assunção viabiliza pavimentação da 2ª Travessa Professor Leôncio Magno

Um antigo sonho que virou realidade. É assim que quem mora na 2ª Travessa Professor Leôncio Magno, no bairro Volta Redonda, define a pavimentação da via. A ação, do Governo do Estado e Prefeitura de Caxias, foi viabilizada pelo vereador Mário Assunção (Republicanos), a pedidos dos moradores.

A pavimentação será de blocos de concreto. Um acordo assinado entre Estado e Município garantiu à Caxias a doação de bloquetes confeccionados por meio do programa “Trabalho com Dignidade”, que utiliza mão de obra carcerária para a feitoria das peças de concreto destinadas à pavimentação de ruas.       

Mário Assunção esteve pessoalmente na 2ª Travessa Professor Leôncio Magno e acompanhou o início dos trabalhos. Na oportunidade, o parlamentar gravou um vídeo (assista abaixo) agradecendo ao governador Flávio Dino e ao prefeito Fábio Gentil pela solicitação atendida.


Fechamento de barreiras sanitárias tem preocupado agricultores

O fechamento de barreiras de fiscalização sanitárias em pontos estratégicos do Maranhão, principalmente nas fronteiras com outros estados, tem gerado preocupação entre agricultores e o parlamento estadual.

As barreiras têm o intuito de combater o transporte clandestino de produtos de origem animal e vegetal, agrotóxicos e outras substâncias da agropecuária, via rodoviária, além de impedir que adentrem o Estado sem o devido controle de qualidade ou procedência confirmada.

Os envolvidos temem que algumas ameaças circulem livremente no Maranhão com o fim das fiscalizações, como a mosca-negra-dos-citros e mosca-da-carambola, que já estão no Maranhão vindas do estado do Amapá e que são um perigo para as culturas, além da ferrugem asiática, que entrou através de mudas de sementes de sojas no Sul do Maranhão.

Uma audiência pública está sendo organizada na Assembleia Legislativa do Maranhão e contará com a participação da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged) para que o fechamento dessas barreiras seja discutido e que soluções para ampliar a fiscalização sejam encontradas.

Missa de 7º dia de Gilberto Bebé acontece nesta sexta-feira 

A missa de 7º dia do empresário e politico Gilberto Costa de Oliveira, o Gilberto Bebé, acontece nesta sexta-feira (13), de forma presencial. A celebração está marcada para 17h, na Paróquia de São Benedito.

Gilberto Bebé, morreu na noite do dia 7 de agosto em decorrência de pneumonia e problemas nos rins. Ele estava internado num hospital de Teresina. Gilberto Bebé tinha 64 anos, foi politico e presidiu algumas siglas partidárias em Caxias. Era casado e deixou quatro filhos. 

A família enlutada de já agradece a todos pelas manifestações de carinho e pesar neste momento de tristeza e de dor.