terça-feira, 10 de outubro de 2017

PMDB põe Roseana Sarney como candidata 


Informante – A Direção Nacional do PMDB contratou pesquisas de avaliação do cenários eleitorais em 10 estados. A lista de pesquisáveis incluiu o Maranhão, onde os peemedebistas sonham a candidatura da ex-governadora Roseana Sarney.

Roseana teve seu nome incluídos na pesquisa, antes mesmo da visita ao presidente Michel Temer, há 10 dias em Brasília (DF).

A pesquisa do PMDB e o trabalho do cientista político Antônio Lavareda é que vão iluminar a decisão de Roseana ser ou não ser candidata pela quinta vez ao governo do Maranhão.

Humberto Coutinho afirma parceria com o empresário Magno Chaves 

Humberto Coutinho e Magno Chaves, firmam parceria  para 2018 
O presidente da Assembleia Legislativa do MA, deputado Humberto Coutinho, recebeu na ultima quinta-feira (05) em São Luis para uma reunião o empresário caxiense Magno Chaves. A reunião aconteceu no gabinete da presidência do legislativo estadual.

Dentre os assuntos que foram abordados na reunião estava o apoio do presidente Humberto Coutinho à pré-candidatura de Magno Chaves que pretende concorrer a uma vaga na Câmara Federal nas eleições de 2018. O chefe do legislativo estadual ouviu atentamente a proposta do empresario e afirmou que o mesmo poderá contar com seu apoio na próxima campanha eleitoral.

Com o apoio concretizado, Caxias já possui um novo nome para lhe representar na Câmara alta do pais. "É sempre uma honra poder dialogar com uma das maiores lideranças politicas do Maranhão. Um politico honesto, honrado e que está sempre disposto a ajudar aqueles que precisarem", disse Magno Chaves ao citar o nome de Humberto Coutinho.

"Com o apoio de Humberto Coutinho à nossa pré-candidatura, me dá mais ânimo e coragem para buscar o ideal e fazer uma campanha mais bonita", afirmou o empresário. 

Novo sucessor de Humberto Coutinho em Caxias? 

Magno Chaves vem de intensa "campanha" em Caxias e região, dialogando com lideranças politicas na zona urbana e rural do município. É tão notória sua pré-campanha que seu nome já aparece nas pesquisas de intenções de votos feitas na região. 

Por enquanto sem nenhum nome de peso para sucede-lo na politica local, Magno Chaves pode se tornar o braço direito de Humberto Coutinho em 2018.Após a derrota para a dupla Gentil/Marinho na eleição do ano passado, o presidente Humberto Coutinho viu seu grupo politico em Caxias se esfacelar e na atual conjuntura Magno Chaves surge como um nome de peso para disputar o pleito para prefeito em 2020.

Magno Chaves, além de afilhado de batismo do presidente Humberto Coutinho, é jovem e descendente de uma das famílias mais respeitadas na cidade. É um cidadão sério, honesto e que preenche todos os requisitos para assumir futuramente, quem sabe, o comando da Prefeitura de Caxias com o apoio do deputado Humberto Coutinho.   

da Assessoria   
Roberto Rocha entra em um PSDB rachado e tem candidatura indefinida 


Nem bem ingressou no PSDB, Roberto Rocha já vê no partido um racha após a troca de ofensas entre o vice-presidente da legenda, Alberto Goldman, e o prefeito de São Paulo, João Dória. Depois de sair enxotado pela cúpula nacional do PSB, o senador Asa de Avião desembarcou em um ninho em que a confusão predomina em todas as esferas.
Neste final de semana, o tucano Arthur Virgílio (AM), prefeito de Manaus que anunciou a intenção de ser candidato a presidente, diz que o PSDB está “mais que rachado”. Segundo ele, o estado do partido é “petrificado”. A legenda “vive certos mitos como o de que as denúncias de corrupção atingiram os partidos ao redor, mas não ele mesmo”.
Com isso, já são três os pré-candidatos do partido à presidência pelo PSDB. Além de Virgílio e Dória, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, maior entusiasta da filiação de Roberto Rocha ao partido.
Diante deste cenário, o maranhense vê sua candidatura ao governo do Maranhão cada vez mais incerta. Ele, aliás, prova – com mais essa confusão – que tem chamariz tumultos partidários, como os que conviveu no PSB a nível local e estadual.
Pelo visto, Roberto Rocha não terá vida fácil na sua obsessiva empreitada em chegar ao Palácio dos Leões. A bagunça do PSDB nacional pode mudar os rumos do partido à nível local e enfraquecer a candidatura do senador.
Apoio do PSDB estadual ele já não tem…
Em audiência publica, Comissão Pró-Uemaleste pede apoio da Câmara Municipal de Caxias 


Uma audiência pública foi realizada na Câmara de Vereadores, na noite desta segunda-feira (9), por solicitação da Comissão Pró-Regionalização do CESC/UEMA. A audiência discutiu o projeto de transformação do campus da universidade em Caxias em Universidade Regional.

“Recentemente o governador Flávio Dino (PC do B) criou a Universidade Sul, com sede em Imperatriz. Só que esse sonho da instalação da Universidade do Leste Maranhense era mais antigo aqui na região, mais preciso em nossa cidade. E eu acredito que Imperatriz passou em nossa frente porque nós estamos enfraquecidos de representação política. Mas o assunto não morreu, pois professores desejosos de ver a educação do nosso município progredir nesse campus continuaram com a luta e solicitaram o apoio desta Casa”, disse o presidente da Câmara, vereador Catulé (PRB).
A Comissão Pró-UEMA Leste foi convidada a ocupar o Plenário.
Na tribuna, a professora Joseleide Teixeira expôs um breve histórico da comissão e do CESC/UEMA, bem como a proposta de criação da UEMA Leste que fora entregue ao governador do Estado. Ela relatou que os professores ficaram desencorajados com um documento do reitor da UEMA encaminhado à Flávio Dino mostrando a inviabilidade de se criar a Universidade do Leste; sendo que a UEMA Sul, com estrutura menor do que a do campus Caxias, foi criada há um ano e tem apresentado ótima desenvoltura.
Após explanação da Comissão Pró-Regionalização, a palavra foi franqueada aos parlamentares.
A líder da oposição, vereadora Thaís Coutinho (PSB), se manifestou favorável à criação da UEMA Leste. “Essa Casa fica honrada pela presença e explicação da importância da UEMA Leste. Depois gostaria que explicassem por que tem um grupo que é contra. Pois pelo meu entendimento, nós precisamos descentralizar, lutar para ter a valorização da UEMA de Caxias”.
O vereador Magno Magalhães (PSD), também professor da UEMA, apoiou a iniciativa do movimento. “Eu sou defensor da UEMA Leste, pois entendo que Caxias nasceu bem antes, e por sua importância geopolítica, econômica e cultural, há muito deveria ter sido libertada do núcleo de São Luís; prova disso é o Hospital Universitário, que creio que só será aberto quando a UEMA Leste for realidade”, ressaltou.
Darlan (PHS) lembrou que o governador Flávio Dino publicou em seu perfil no Facebook que não tinha interesse em criar a UEMA Leste. “Além da autonomia e investimento para Caxias e cidades vizinhas, a UEMA Leste traria mais empregos e mais cursos”, acrescentou o vereador.
Mário Assunção (PPS) não entende como “há pessoas que são contra a universidade que só vai trazer o bem para elas, onde terão autonomia para elaborar seus próprios projetos, buscar recursos para seus cursos. Caxias só tem a se desenvolver”.
Reforçando o discurso de Darlan, o líder do governo, Sargento Moisés (PSD), destacou a fala do governador: “Mais uma vez, esclareço que, no momento, não está em análise no Governo qualquer proposta de criação de nova Universidade no Maranhão. Todo debate é legítimo e propostas serão analisadas. Mas no Governo não há esse debate, nem cogitação, no momento”. Na ocasião, o vereador afirmou que o prefeito de Caxias, Fábio Gentil (PRB), se coloca à disposição do movimento Pró-UEMA Leste.
O vereador Repórter Puliça (PRB) manifestou apoio à regionalização da UEMA e sugeriu a criação de uma caravana para fazer nova solicitação no Palácio dos Leões e na Assembleia Legislativa do Maranhão.
Para Jeronimo (PMN), “não é o governador não querer a UEMA Leste, ou Caxias não merecer, existe um embate dentro da própria UEMA. Está precisando que os professores discutam o assunto entre seus pares”.
Fazendo uso da tribuna, os professores Aluízio Bittencourt e Sílvia Carvalho fizeram mais esclarecimentos quanto à proposta da regionalização, e aproveitaram para responder dúvidas dos parlamentares.
Por fim, a comissão agradeceu aos vereadores pela receptividade e pediu a formalização do apoio da Câmara Municipal através de um documento para ser entregue à outras instâncias políticas. O presidente Catulé encerrou a audiência certificando que atenderá a solicitação dos docentes.
fonte: ASCOM/Câmara