domingo, 28 de julho de 2013

FESTEJO DE SÃO BENEDITO.

Tradicional festejo de São Benedito era realizado neste local durante décadas passadas.
Em décadas passadas quando se aproximava a chegada do mês de agosto, o caxiense se preparava para as festividades em homenagem a São Benedito. Durante muitos anos o festejo do santo - escurinho - se tornou a principal festa religiosa e atração turística de Caxias. Foi uma época vivenciada por muitos caxienses e hoje a nostalgia tomou conta de todos eles que tiveram o privilégio de participar do tradicional festejo de São Benedito.

O Largo de São Benedito (hoje Praça Vespasiano Ramos) como era chamado o local, ficava repleto de barracas, onde homens e mulheres vendiam bebidas e comidas tipicas. O parque de diversões, com as canoinhas e a roda marinha, quem não lembra com saudades desta época? Tudo apagado pelo tempo, mas continua vivo nas memórias dos mais saudosistas, que gostam de relembrar e de contar historias da maior festa religiosa de Caxias.

O comercio de vestuário se preparava com antecedência, pois pais e filhos usavam roupas novas no ultimo dia do festejo de São Benedito. Alfaiates e costureiras faziam plantão para darem conta dos serviços, pois a demanda era grande na época, ainda tem profissional do ramo da costura vivo para confirmar a história.

Os religiosos fervorosos participavam ativamente das novenas, com terços na mão e rezando, talvez, esqueceram de pedir a São Benedito que a tradição fosse prolongada por anos e mais anos. A comunidade católica ainda realiza o festejo, mas sem a intensidade e o glamour de outrora.

Após a novena, acontecia o leilão das oferendas da igreja, bolos e capões assados eram arrematados pelos fiéis, o pregoeiro das ofertas era o saudoso Aldo do Carmo, com suas galhofas, quê se tornaram uma marca registrada no evento.

No ultimo dia do festejo, milhares de fiéis lotavam a igreja e o largo de São Benedito, transitando de um lado para o outro. Era uma oportunidade de rever os amigos distantes, de confraternização, enfim, uma tradição esquecida pelo tempo e hoje marcada pela saudade daqueles que vivenciaram os anos dourados caxienses.


MINISTRO EDSON LOBÃO FORA DA DISPUTA.



Reunido na manhã de sábado (27), na residência do senador João Alberto, em São Luís, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, anunciou às principais lideranças políticas do PMDB que abriu mão de se candidatar ao governo do Estado. Aproveitou para informar que apoiará a pré-candidatura do secretário de Infraestrutura, Luis Fernando Silva, nome escolhido pelo grupo.
Participaram da reunião, a governadora Roseana Sarney; os senadores José Sarney e João Alberto; o ministro do Turismo, Gastão Vieira, deputados federais Sarney Filho e Pedro Novais; presidente estadual do PMDB em exercício, Remi Ribeiro; secretário de Saúde, Ricardo Murad; e o secretário Luís Fernando Silva.
Às lideranças de seu grupo político, Edison Lobão disse que declinou de disputar as eleições de 2014 para o governo do Estado, ao chegar à conclusão que sua presença no Ministério das Minas e Energia é essencial para o Maranhão, devido aos inúmeros projetos que estão beneficiando o estado, como a refinaria da Petrobras, as usinas termelétricas, a exploração de petróleo e gás, oPrograma Luz Para Todos, entre outros investimentos. “Tudo isto faz com que a gente desista da candidatura”, frisou.
Com a desistência, o caminho ficou aberto para o secretário Luis Fernando Silva, nome que foi bem recebido pelo ministro de Minas e Energia. “Com o meu declínio, o grupo escolheu o Luís Fernando para ser o pré-candidato ao governo. Ele foi um prefeito exemplar, foi meu secretário de Estado, é leal, competente, enfim, tem todas as condições”, declarou Lobão.
O ministro disse que estará unido com o grupo em torno da pré-candidatura de Luis Fernando. “Farei todo o esforço pelo Luis Fernando. Ele é pré-candidato por unanimidade”, concluiu.
O secretário Luis Fernando Silva ressaltou que o PMDB é um grupo unido e que vinha se articulando em torno das eleições de 2014. “Se a base do partido entende que serei pré-candidato às eleições de 2014, me coloco à disposição do grupo”.
No entanto, Luis Fernando afirmou que nesse momento sua missão é na Secretaria de Infraestrutura, na execução de um dos maiores programas de obras rodoviárias do país, que tem como meta interligar todos os municípios maranhenses por estradas pavimentadas.
Ao fim da reunião, todos foram unanimes em afirmar que o grupo seguirá unido e mais fortalecido ainda para as eleições de 2014, tendo como peça fundamental o ministro Edison Lobão, por sua grande liderança política em todo o estado.
Fotos: Ascom/PMDB
Fonte: Blog do Zeca Soares.

O PROJETO ERA PARA REVITALIZAR, NO ENTANTO DESTRUÍRAM A VENEZA.






A prefeitura de Caxias investiu milhões de reais no balneário Veneza, o projeto do ex-prefeito Humberto Coutinho, conseguir atrair mais turistas para o município com a construção de casas padronizadas, o que se vê, são bares que servem de palco para carros de som disputar qual o que possui a parafernália mais potente.

No projeto de revitalização da Veneza, com a construção das casas, o que ocorreu foi uma verdadeira agressão ao meio-ambiente. O balneário perdeu completamente suas características e o romantismo dos tempos passados, onde as famílias caxienses usavam o local como área de lazer e de divertimento.

Foram quase R$ 8 milhões de reais que destruíram o belo aspecto paisagístico  ali existente(ver fotos acima). Com a mudança realizada pela prefeitura, até o clima ficou diferente, porquê já não existem mais as matas ciliares cercando o local, e que  tornavam  a temperatura amena e agradável.

Humberto Coutinho não teve a menor preocupação com o paisagismo da Veneza, criminosamente tudo foi destruído. Pode ser, que a Secretaria do Meio-Ambiente teve o cuidado em fazer o plantio de mudas de plantas, para que no futuro o local possa ter novamente a arborização de antes.

O balneário Veneza é hoje motivo de preocupação pela falta de segurança. Nos finais de semana, são varias as ocorrência policiais,  agressões e acidentes tem vitimados pessoas, na maioria jovens.

Os mais velhos ficam triste quando se deslocam a Veneza, e observam o lixo e o mato tomando conta da piscina. É a maior prova que o tal projeto de revitalização do balneário nunca existiu, pois o local está praticamente abandonado.

Este é o meu pensamento e também daqueles quê amam e preservam a natureza. Infelizmente nem todos pensam desta forma.