terça-feira, 9 de agosto de 2016

Em Caxias votação simulada biométrica ocorrerá no dia 12  


Nesta sexta-feira (12), entre as 8h e 12h, eleitores que votam nas escolas Leôncio Alves e Cesar Marques em Caxias poderão treinar no sistema de votação biométrica, recém-implantado no município pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão.

A população caxiense ainda poderá participar de audiência pública que debaterá temas relativos às eleições para reforçar a segurança do processo de identificação do eleitor pela urna biométrica.

Equipe do TRE-MA já estará na cidade nesta quarta-feira (10) para instalar as urnas, treinar os mesários participantes e promover a divulgação do evento em rádios e televisões locais, com o objetivo de convidar o eleitor para a ação.

Na votação simulada, os eleitores são convidados para testarem e conhecerem como o novo sistema funciona. As próximas cidades onde será realizada votação simulada são:

- 13 de agosto (sábado) - Timon
- 20 de agosto (sexta) – Urbano Santos;
- 28 de agosto (domingo) – Bacurituba (eleição simulada).

Em 2012, o total de eleitores maranhenses que votaram usando a tecnologia biométrica somou 103.110 (6 municípios); em 2014, este número subiu para 909.279 (15 municípios) e em 2016, a quantidade será de 2 milhões 91 mil e 758 eleitores (44 municípios).
Adeptos do Cooper reclamam de mau cheiro causado por carcaça de cachorro na Avenida da Rodoviária  


Uma cachorro morto exalava um forte mau cheiro que pode ser sentido a até 20 metros de distância da carcaça, e até por quem passa de moto na Avenida da Rodoviária na lateral da BR-316. Pessoas que usam a pista diariamente para praticar o Cooper (caminhada) tiveram um mal estar, na tarde desta terça-feira (09), causado pelo forte odor. 
“Estou me sentindo mal” disse o estudante Igor Alexandre, 22 anos. Ele faz caminhada todos os dias na avenida. “Desde o final de semana está desse jeito, pensei que já tinham tirado”.
O cheiro é tão forte que dá para ser sentido por quem passa de moto. “Passando de moto dá para sentir, imagina pra quem está fazendo caminhada”, comentou a auxiliar de enfermagem, Vaniza Maria. 
“Esse cheiro faz mal”, disse Socorro Silva, caminhando com a mão tapando o nariz por causa do odor. 
Infelizmente o cachorro foi atropelado e morto por um veiculo que trafegava pela BR-316 e lá mesmo na via o animal ficou, apodrecendo para incomodar as pessoas que fazem caminhada no local e também as que diariamente, principalmente os pedestres, utilizam a avenida para irem pra escola ou trabalhar.  
A Secretaria de Limpeza Publica deverá tomar as providencias e retirar a carcaça do animal da via publica. 
Deputado Cabo Campos lamenta morte de sargento Ranilson 

Agencia Assembleia 

“Posso afirmar que é terrível e devastador retornar ao tema da morte de militares, em menos de 24hrs. É lamentável ter que, mais uma vez, tocar nesse assunto, porém infelizmente é necessário porque essa triste realidade nos volta a assolar”, declarou o deputado Cabo Campos após a morte do sargento Ranilson, do 7º BPM.
O crime ocorreu na noite desta segunda-feira (8), na cidade de Santa Luzia. Ranilson e o cabo Elivaldo saíram para uma ronda de motocicleta após receberem uma notícia de assalto. Durante a incursão, o sargento Ranilson acabou sendo baleado por suspeitos que estavam escondidos. “Nosso guerreiro, infelizmente morreu antes de chegar ao hospital”, lamentou.
“Já é hora que a justiça se manifeste, e que possamos confiar nela e saber que por ela nos trará a justiça devida! Enfim, posso afirmar que não há uma solução fácil, mas há solução”, completou o parlamentar.
Cabo Campos declarou ainda que não é mais aceitável continuar dia após dia sepultando pais de família e dizendo palavras de conforto, enquanto o crime organizado cresce pelas ruas e nos abate à luz do dia.
“Por fim, lamento profundamente a violência que tirou a vida do nosso irmão sargento Ranilson. Que Deus possa confortar sua família e amigos”, finalizou.

Confira os 23 prefeitos eleitos em 2012 que desistiram de concorrer a reeleição em outubro


Uns por desgaste, outros por opção, de certo que pela contagem do blog [me consertem se estiver errado] nada menos que 23 prefeitos de municípios maranhenses eleitos em 2012 – mesmo estando aptos, e portanto, elegíveis para concorrerem a reeleição – não participarão como candidatos  no pleito eleitoral do próximo 02 de outubro.
Na ordem das fotos acima, os 14 primeiros são eles: José Alberto Oliveira Veloso, o Zé Alberto, Bacabal; Alberto Carvalho Gomes, o Dr. Alberto, Zé Doca; Gracielia Holanda de Oliveira, a Dra. Élia, Presidente Médici; Veronildo Tavares dos Santos, o Vera de Santa Luzia; Nilson Leal Garcia, o Nilson Garcia de Palmeirândia; Clodomir de Oliveira dos Santos, de Raposa; Amarildo Pinheiro Costa, de São João Batista; João de Fatima Pereira, o Queiroz de Monção; Arieldes Macario da Costa, o Leo Costa, Barreirinhas; Junior de Sousa Otsuka, o Capitão Otsuka, de Grajáu; Hélder Lopes Aragão, de Anajatuba; Gleide Lima Santos, de Açailândia, Lidiane Leite da Silva, a Lidiane Rocha, de Bom Jardim e João Candido Carvalho Neto, o Neto Carvalho em Magalhães de Almeida.
É bem verdade que esses quatro últimos têm particularidades sobre os demais: Helder [Anajatuba] foi afastado pela Justiça, e diante de diversos fatores negativos, não será candidato. Situação semelhante a de Gleide Santos [Açailândia] que também teve o mandato cassado, só que  pela Câmara de Vereadores e decidiu ficar de fora desta eleição. Igualmente a Lidiane Rocha [Bom Jardim]. Já Neto Carvalho [Magalhães de Almeida] renunciou o cargo em março de 2013.

Após a publicação deste post, leitores espalhados por todo o Estado, bem como colegas da imprensa, ajudaram a aumentar a lista de gestores que desistiram de concorrer a reeleição deste ano. O número anterior de 14, pulou para 23 nomes, confira os demais abaixo:
Antonio Candido Santos Ribeiro, o Tim Ribeiro de Santa Rita; Luiz Rocha Filho, o Rochinha, Balsas;  Gustavo Augusto Ferreira Albuquerque, Jenipapo dos Vieiras; Félix Martins Costa Neto, o Costa de São Félix de Balsas; Jakson Valerio de Sousa Oliveira, o Valerio, de Governador Archer; Raimundo Alves Lima Neto, o Neto, de Tufilândia;  Valdivino Alves Nepomuceno, de São Francisco do Maranhão e  Maria Aparecida Queiroz Furtado, a Aparecida Furtado, de Paraibano.

Em Cidelândia um caso atípico: Augusto Alves Teixeira, o Neto Teixeira (à esquerda), eleito em 2012, morreu meses após assumir o cargo, em abril de 2013.
O vice, Ivan Antunes Caldeira (à direita), então assumiu a prefeitura, entretanto, é outro que não concorrerá a reeleição este ano.
Esqueci de mais alguém???
fonte: Blog do Domingos Costa 
Morador de rua é encontrado morto embaixo da Ponte Nova 


O corpo de um homem, identificado apenas como Índio, foi encontrado por volta das 11hrs da manhã desta terça-feira (09) embaixo da ponte sobre o rio Itapecuru nas proximidades do Parque da Cidade. Polícia Civil esteve no local e confirmou que a vítima, que aparentava ter cerca de 25 anos, não portava documentos e era morador de rua. Ele foi morto com uma paulada na cabeça.
Segundo a PM, uma equipe foi acionada por pessoas que passavam pela ponte no momento em que avistaram o corpo. Populares disseram que a vitima trabalhava como guardador de carros e motos na área da Praça da Matriz, nas imediações das redes de farmácias no local citado.  
O corpo foi recolhido pela perícia e encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Timon. A Delegacia de Investigação de Homicídios (DIH) vai investigar o caso.
Populares observam o trabalho de resgaste do corpo encontrado embaixo da ponte nova na manhã deste terça-feira  


Professor Arimatéa vibra com a medalha de ouro de Rafaela Silva  


O mais entusiasmado caxiense com o Ouro Olímpico do Brasil da judoca Rafaela Silva é o professor Arimatéa presidente do PTN Caxias e um lutador incansável pela difusão dos conhecimentos da Marinha. Em todas às áreas Tecnológica, Educacional, Científica e Esportiva. E também cultural um consumidor de Cultura como costuma citar. Só lamenta a pouca oportunidade de elevar Caxias ao patamar hoje requerido nas áreas de desenvolvimento humano necessário.

O currículo talvez sem similar construído na Marinha do Brasil incorpora até o de atleta da natação dos anos 80 do maior Centro Esportivo da Marinha do Rio de Janeiro, o CIAMA.Centro de Instrução Almirante Adalberto Nunes, hoje hospedeiro do maior velocista olímpico o jamaicano Usain Bolt, campeão do mundo. O professor Arimatéa desafia nesses 16 anos em Caxias , se no Esporte Caxias estaria hoje na mídia do mundo... teríamos buscado um Ouro? Temos às centenas submersos em nossas incompetência direcionais esportiva . A luta continua , quem sabe um dia Caxias chega lá !
Carlos Bebé (vereador) e Arquimedes Bacelar (prefeito) tem nomes homologados durante convenção em Afonso Cunha  

Mario, Claudia, Arquimedes, Soliney Silva e Carlos Bebé durante convenção
O corretor de imoveis, Carlos Bebé (PSDC), e Arquimedes Bacelar (PTB), tiveram seus nomes homologados como candidatos: o 1º citado candidato a vereador e o 2º como postulante ao cargo de prefeito de Afonso Cunha, durante convenção que reuniu o maior público já visto na história política do município.
O evento aconteceu na noite da ultima sexta-feira (05), no Espaço Ktozão e contou com a presença do prefeito de Coelho Neto, Soliney Silva, do ex-prefeito Mario Bacelar, entre outras lideranças.
Em seu discurso, o pré-candidato a prefeito Arquimedes Bacelar, afirmou que Afonso Cunha necessita de uma gestão capaz de dialogar e ouvir a população, e através disso, buscar projetos que supram a necessidades dos afonso-cunhenses.
Já o pré-candidato a vereador Carlos Bebé, em suas poucas palavras disse que Afonso Cunha quer mudança, e um governo capaz de solucionar os principais problemas do município.
A Coligação “Por Amor a Afonso Cunha” é formada pelos partidos PTB, PSL, PSDC, PRTB, PP, PR, PC do B, PSC e PPS.
Arquimedes Bacelar (candidato a prefeito) e Carlos Bebé (candidato a vereador) 
Foram homologados os nomes de Claudia Bacelar (candidata a vice-prefeita na chapa) e dos demais pré-candidatos a vereador que fazem parte da coligação "Por Amor a Afonso Cunha". 
Claudia (vice-prefeita), Carlos Bebé (vereador) e o ex-prefeito Mario Bacelar