sábado, 17 de maio de 2014

 - Casos de violência dentro das delegacias é recorrente - , alerta Sindepol 
Da redação do Portal AZ

A presidente do Sindicato dos Delegados de Policia Civil do Piaui [ Sindepol ], Andréa Magalhães lamentou na manhã de sexta-feira [16] o assassinato da escrivá piauiense, Loane Maranhão da Silva, e comentou que a falta de segurança dentro das delegacias tanto maranhenses como piauienses é um fato recorrente. 

- Infelizmente os policiais civis, delegados e agentes estão sujeitos a esse perigo - disse a delegada Andréa. 

A delegada alertou ainda que a falta de estrutura nas delegacias põe em risco avida de todos que la trabalham. Pra se ter noção estamos há um ano com os coletes a prova de bala vencidos, faltam policiais, falta detector de metal, material simples que poderia ser determinante, comenta a delegada. 

Andréa pede que sejam realizados cursos habituais de defesa pessoal e tiros. O policial deve ser constantemente treinado, e como presidente do sindicato, delegada e policial civil eu me sinto no direito de cobrar, já que estamos sem o minimo, que é o colete a prova de balas, afirma.  


Presença de Flávio Dino no “Diálogo com as Mulheres” atrai centenas de pessoas em Imperatriz



IMG-20140516-WA0011
Enquanto o pré-candidato peemedebista ao Governo do Maranhão, Edinho Lobão, se preocupa em reunir somente a classe política e empresarial, o seu adversário Flávio Dino reúne a população e realizou na quinta-feira [15] em Imperatriz o “Diálogo com as Mulheres”.
O encontro organizado pela ex-candidata a prefeita de Imperatriz e pré-candidata à deputada federal, Rosângela Curado (PDT), lotou o salão da Comunica Evangélica Shallom.
Rosângela Curado discusando durante o encontro
Rosângela Curado discursando durante o encontro
Centenas de mulheres presentes puderam ouvir as propostas de governo de Flávio Dino e o seu projeto para o segundo maior colégio eleitoral do Maranhão.
Na presença dos deputados Carlinhos Amorim (PDT), Valeria Macedo (PDT) e Raimundo Cutrim (PCdoB), entre outas lideranças comunitárias, a pedetista Rosângela Curado reafirmou o projeto político do seu partido em torno da candidato do comunista.
“Eu e meu grupo já decidimos apoiar o projeto político que é a pré-candidatura do Flávio Dino”,reafirmou Curado, que garantiu o apoio do seu grupo político em Imperatriz para reforçar a pré-candidatura de Flávio na Região Tocantina.
Abaixo alguns registro de como foi o encontro do “Diálogo com as Mulheres”:
IMG-20140516-WA0009

IMG-20140516-WA0012

IMG-20140516-WA0016

17 de maio - Dia Mundial da Internet 

Do NE10
Neste sábado, dia 17 de maio, é comemorado o Dia Mundial da Internet. A data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em janeiro de 2006. Na ocasião também ficou estabelecido que nesta data ainda seriam lembrados os dias da Sociedade da Informação e das Telecomunicações.

Uma breve passada pela história da Internet dá conta de que a rede mundial de computadores surgiu em plena Guerra Fria e seria usada para fins militares. Somente em 1990 a Internet começou a alcançar a população em geral, e desde então, tem mudado os hábitos da população do mundo inteiro. 

Saiba mais

- Em 10 anos, triplicam computadores em domicílios no Brasil
A presença de computadores nos lares brasileiros triplicou na última década. Os aparelhos, no entanto, ainda não chegam à metade das casas – o índice de penetração é de 38,3%, em média, dos quais 30,7% estão conectados à internet. As informações constam no levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com os dados do ultimo Censo, a penetração dos computadores nos domicílios é maior no Sudeste, onde chega a 48% das casas, das quais 39,6%, têm acesso à rede. Já nas regiões Norte e Nordeste, 22,7% e 21,2% das residências têm o aparelho, em que 15,4% e 16,8% do total têm acesso à internet, respectivamente.

Vale ressaltar que foi a primeira vez que o Censo do IBGE pesquisou o acesso à internet no país, portanto, não há dados anteriores sobre o item.

Entre 2000 e 2010, o número de casas com linha telefônica instalada permaneceu estável. No período, passou de 39,7% para 40,8%. Porém, a proporção de domicílios só com telefone celular chegou a 47,1%.

- Crimes na internet: até onde vai a liberdade? 
O sentimento de liberdade parece ter florescido no ser humano de um jeito que não se admite mais aceitar imposições que venham a ferir o direito de enxergar o mundo de forma natural. Há anos, não imaginávamos que líderes políticos autoritários fossem expulsos do poder por protestos populares que não aguentavam mais viver à sombra da escuridão.

Este despertar mental se deve a quê? Não aguentaram mais a dor da algema ou o mundo globalizado mostrou que viver de forma democrática é melhor? Infelizmente, a dor continuaria extirpando os sentimentos de quem vive na sombra da escuridão porque o ser humano parece se acomodar, sem nem ao menos questionar o que está acontecendo.
É verdade que a globalização fomentou este sentimento de cobrança, de questionamentos, do saber o que está acontecendo. A internet encurtou conhecimento, aproximou pessoas, mas é preciso vigiar essa liberdade que muitos pensam ter adquirido e que todas as pessoas precisam aceitar.
Filmar cenas de sexo com namoradas, noivas e depois que o relacionamento terminar exibir aquilo na internet, com a intenção de acabar com a moral de uma pessoa. Aquele momento de liberdade foi também de confiança, de paixão, de amor, mas que não dava o direito de expor com os outros aquele momento íntimo. Os jovens e crianças hoje sentem prazer de brigar ou agredir alguém na escola para correr na esquina e postar na internet aquele momento de bravura.
Essa geração tecnológica precisa conhecer mais sobre o período da ditadura para saber que as pessoas que lutaram naquela época buscavam liberdade para se expressar, para escolher o futuro do país. Santa Joana D’Arc buscava a liberdade dos justos e morreu sentindo na pele a dor de lutar pela liberdade.
Termina sendo um paradoxo mostrar estas duas faces da liberdade, mas elencaria milhares de pessoas que buscavam na essência da liberdade o prazer de ser feliz. Ou vigiaremos esta liberdade que se esconde em seres humanos medíocres e calculistas ou teremos um mundo baderno de hipócritas querendo ser heróis.