quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Período eleitoral esvaziou sessões na Câmara Municipal
                                                                                                 [foto arquivo]
O plenário vereador Edson Vidigal, na Câmara Municipal, foi criado para sediar debates de projetos e leis que melhorem a vida dos cidadãos da Princesa do Sertão. Batizado com o nome do edil mais jovem a ocupar assento no parlamento caxiense, o espaço, no entanto, não tem sido palco de muita labuta neste segundo semestre. Após a volta das férias, em agosto, os 19 vereadores se reuniram ali poucas vezes. Um ex-vereador da Casa na década de 70 disse que a morosidade conferiu ao período o título de mais improdutivo da atual legislatura.  Obrigados por lei a dar expediente apenas às segundas e quartas-feiras os parlamentares só conseguiram quórum para abrir, não é exagero dizer, oito sessões. Mesmo quando os encontros acontecem, não são sinônimo de atividade intensa e não acontecem os embates acalorados. 

Já é tradição nos períodos eleitorais ocorrer uma debandada do plenário nesta época do ano devido ao envolvimento dos políticos em campanhas. Mas, o fato que chama à atenção é que apenas dois vereadores estão envolvidos diretamente no pleito 2014. Fábio Gentil disputa uma cadeira na Assembleia Legislativa e Catulé está empenhado na campanha do filho que também tenta se eleger deputado estadual. Os outros dezessete edis gastam sola de sapato e sandália nas ruas em caminhadas, organizam encontros e reuniões para eleger os candidatos que eles (vereadores) apoiam. 

Como efeito direto dessa atividade paralela, pouca gente comparece ao plenário ou até mesmo ninguém dá as caras, com as mangas arregaçadas para pôr a mão na massa. Para o alivio das pessoas que apreciam as sessões legislativas no Parlamento municipal, como as pesquisas indicam que não teremos segundo turno para governador no Maranhão, a campanha política termina nessa semana, e a partir da próxima segunda-feira tudo voltará a normalidade na Casa do Povo. 

Eleição? Só entre eles (vereadores) no mês de dezembro ou antes, para a escolha da nova mesa diretora da Casa ou à atual comandada pela vereadora Ana Lucia Ximenes, continua por mais um biênio 2015/2016.
Eleições 2014
Venda de bebida alcoólica será proibida a partir de sábado

O secretário de Estado da Segurança Pública, Marcos Affonso Junior, assinou, nesta quarta-feira (1º), a Portaria da Lei Seca (nº 888/2014), que proíbe a venda e consumo de bebida alcoólica das 18h de sábado (4) até a 0h de segunda-feira (6) em todo o Maranhão. A medida visa garantir a tranquilidade e manter a ordem do processo eleitoral, especialmente durante as eleições do domingo (5 de outubro).

Ainda segundo a portaria, o descumprimento da determinação consistirá em crime de desobediência previsto no Artigo 330 do Código Penal Brasileiro, sujeito a penalidades de detenção e multa.
Nada como um dia após o outro: Luis Fernando Silva e Gil Cutrim "todos somos Flávio Dino"
Gil Cutrim [prefeito de S J de Ribamar] e Luis Fernando
Agora Edinho Lobão joga a toalha. Com essa declaração do prefeito de São José de Ribamar, Gil Cutrim apoiando a Flávio Dino, é questão de horas para “pipocar” varias adesões em todo o Estado.

Dezessete vereadores, vice prefeito e mais duas mil lideranças, compõem o pacote de apoio de Gil Cutrim

Todos nós sabemos que por trás dessa declaração está a mão do seu pai, o homem forte do TCE  conselheiro Edmar Cutrim que possui em seu grupo mais de cinquenta prefeitos no Maranhão.

E para engrossar ainda mais o caldo, Luís Fernando poderá definitivamente extravasar toda sua raiva e magoa que o grupo da governadora Roseana Sarney o fez sentir.

O motivo para Gil declarar apoio a Flávio? Não importa, prefeito é prefeito e sempre cabe mais um. Não precisa falar mais nada, seja bem-vindo, e o último que sair apague a luz.

O prefeito Gil Cutrim está chegando na cidade de Loreto onde irá anunciar a sua decisão oficialmente.
Aguarde mais tarde todas as imagens e mais informações.

Simples assim... 

blog do Minardi



Secretaria Municipal de Segurança Publica fornece imagens do vídeo monitoramento às autoridades e população  
A Secretaria Municipal de Segurança Publica de Caxias oferece importante ferramenta de defesa e de direitos do cidadão, coloca à disposição dos munícipes imagens do sistema de videomonitoramento, caso algum habitante se envolva em incidentes, para atender as requisições das autoridades judiciais ou policiais. Os interessados podem solicitar a filmagem para anexar ao processo judicial ou policial.

Os arquivos de imagens são gravados e armazenados no Centro Integrado de Monitoramento, Comando e Controle de Caxias (CIMCCA). O requerimento deste material deve ser encaminhado à sede da Secretaria Municipal de Segurança Pública, situada no Centro Administrativo “Gonçalves Dias”, Praça Gonçalves, s/n, Centro.

O secretário municipal de Segurança Pública, Silvínio Rocha, orienta que “nos requerimentos ou requisições constem todas as informações sobre o fato desejado como dia, hora e local, além das características de pessoas, coisas ou objetos que se queira identificar, quando possível”.

A Secretaria tem expediente das 08h às 13h e das 15h às 18h, de segunda a sexta-feira. Para maiores informações entrar em contato pelo número telefônico (99) 3521 1528 ou e-mail smsp@caxias.ma.gov.br.

as informações são da ASCOM 

No segundo dia de greve dos bancários, Casas lotéricas ficam lotadas
Foi grande a movimentação nas Casas lotéricas no segundo dia de greve
É grande a movimentação nas Casas lotéricas em Caxias nesta quarta-feira. A greve dos bancários esta provocando uma corrida de aposentados, pensionistas, beneficiários do Bolsa Família e pessoas que precisam pagar boletos, contas de agua, luz e telefone.Quem precisa sacar dinheiro enfrenta longas filas nos caixas eletrônicos dos terminais de autoatendimento das agências bancárias. 

O desempregado Olegário Alves da Silva Neto veio da cidade Coelho Neto, e não sabia da paralisação. Resultado: voltou para casa sem receber atendimento bancário. "Paguei R$ 40 para vir de lá para cá e chego aqui está em greve. Eu não sei como vou fazer, vim desbloquear o meu Cartão do Cidadão e sacar o dinheiro do FGTS, não fiz nenhuma coisa e nem a outra". disse bastante chateado. 

Na frente das agências, o Sindicato dos Bancários não fez nenhum tipo de manifestação que chamasse à atenção das pessoas. Do lado de dentro, atendimento apenas nos caixas eletrônicos. Nem todo mundo encarou as filas. "Eu resolvi sair porque a fila está muito grande", disse um dos correntistas.

Os bancários do Estado do Maranhão entraram em greve na terça-feira (30). A categoria aderiu à greve nacional dos bancários, que reivindica, dentre outros pontos, reajuste salarial de 35%, reposição das perdas salariais, contratação de mais bancários, fim das demissões imotivadas e isonomia.


Secretaria de Limpeza Publica intensifica limpeza nos bairros da cidade
Garis executando serviços de limpeza e capina no bairro Cangalheiro
A Secretaria de Limpeza Publica está realizando nos bairros Cangalheiro e Volta Redonda nessa semana, manutenção e limpeza das ruas, objetivando manter a cidade limpa. Com maquinário entre roçadeiras e lâminas, equipe de cerca de 20 homens estão empenhados no serviço. 

Um grupo de roçadores está finalizando os serviços de limpeza nos dois  bairros. Nesta terça-feira concretizaram os serviços próximo a pracinha da Igreja de Nossa Senhora de Fátima [foto abaixo]  e da avenida Senador Clodomir Cardoso e até o final da semana todo o trabalho será executado. “Nessa semana iremos terminar a limpeza de rua e depois deslocaremos nossas equipes para outros bairros, onde executaremos o serviço de manutenção. É um trabalho constante que estamos fazendo”, conta o secretário de Limpeza Publica, Edilson Martins. 


No mês passado a SAMAL executou um mutirão de limpeza nos cemitérios da cidade, deixando-os praticamente todos prontos para o Dia de Finados. “Somos minuciosos na limpeza. Fizemos essa manutenção nos cemitérios e,  fizemos também o trabalho de limpeza desde a entrada da cidade e estendemos aos bairros”, indica Edilson Martins, que ainda ressalta: “É de extrema importância realizar a limpeza constante nos bairros, pois temos que cuidar da visibilidade e do aspecto das ruas. Sem contar que os serviços auxiliam na prevenção de infestações de doenças por animais peçonhentos”, argumenta Martins.
 
“Oferecer uma cidade limpa, bem cuidada, é um de nossos maiores objetivos, sempre falo isso com o  secretário de Limpeza, Edilson Martins, mas, precisamos muito contar com a colaboração de toda a população, para que nosso município possa permanecer sempre oferecendo qualidade de vida e segurança aos nossos moradores”, declara o prefeito Léo Coutinho.
Flavio Dino: "temos a meta de dobrar o numero de policiais"
Flavio Dino apresentou propostas durante debate na TV Mirante
O candidato Flávio Dino (PCdoB) iniciou sua participação no debate na TV Mirante, realizado nesta terça-feira (30), falando sobre saúde. Após questionar o candidato Luís Pedrosa (PSol) sobre propostas para resolver o problema da falta de médicos, Dino apresentou sua ideia de dar apoio aos cursos de Medicina. “Vamos fazer concursos e temos proposta de estruturação da carreira”, disse.

Na área da Segurança, ele respondeu ao candidato Lobão Filho (PMDB) sobre a aplicação de sua proposta, defendendo o investimento em capacitação e equipamentos para os policias. “Temos a meta de dobrar número de policiais. Aumentar o número é uma necessidade”, afirmou.

Questionado por Lobão sobre o saneamento básico, Flavio Dino disse que pretende investir no acesso à água e a banheiros. Ele falou de parcerias com municípios e captação de recursos federais. Dino defendeu, ainda, a valorização da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), bem como “tarifas justas”.

No segundo bloco, Dino respondeu sobre as supostas falhas  na administração municipal por gestores que pregam e aderiram ao projeto da “mudança”, dizendo que “todas as prefeituras enfrentam dificuldades”. “Vamos desenvolver o Estado fazendo parcerias com as prefeituras. No nosso governo não vou perseguir os prefeitos, somente pelo simples fato deles não terem me apoiado”, disse.

Ao tratar do tema desenvolvimento humano, ele apresentou ideias para tentar melhorar os indicadores sociais do Estado. “Precisamos garantir a geração de riquezas e ampliar o Produto Interno Bruto [PIB]”, defendeu. Flávio Dino