quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Justiça mantém prisão do ex-prefeito de Buriti de Inácia Vaz 


O ex-prefeito de Buriti, Francisco Evandro Freitas Costa Mourão (foto) - o “Neném Mourão” – teve sua prisão preventiva mantida pela 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), que negou pedido de habeas corpus com pedido de liminar de soltura em favor do ex-gestor. Mourão está preso preventivamente por determinação do juiz titular da Comarca de Buriti, José Pereira Lima Filho, com base no artigo 312 do Código de Processo Penal (CPP).

A denúncia contra Neném Mourão foi feita pelo Ministério Público do Maranhão (MPMA), com base em auditoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que constatou despesas sem o processo prévio de licitação, para aquisição de materiais de consumo e imobiliários e serviços de engenharia. A auditoria indicou, ainda, a apropriação de despesas contabilizadas e não comprovadas com o Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) e Folha de Pagamento.

Entre as acusações atribuídas ao ex-gestor, inclui-se o uso indevido de recursos públicos, na ordem de R$ 712.437,49, na época em que ele exercia o cargo de prefeito do município de Buriti, em 2008. Nos autos do processo constam, também, as acusações de violência doméstica e posse ilegal de arma. Os crimes estão previstos no Código de Processo Penal e nas leis 201/67, 8.666/93, 10.826/03 e 11.340/06.

Em recurso interposto junto ao Tribunal de Justiça, a defesa de Neném Mourão afirmou não existir condenação criminal contra o ex-prefeito. Sustentou que o mesmo tem boa conduta e alegou cerceamento de defesa e ausência de requisitos para autorização da custódia cautelar.

O relator do processo, desembargador João Santana, enfatizou que o ex-prefeito tornou-se réu em várias ações penais, entre os anos de 2009, 2012 e 2016. Frisou que as ações estão em andamento, com recebimento de denúncia, sem a conclusão da instrução criminal.

O magistrado votou pela manutenção da prisão de Francisco Evandro Freitas Costa Mourão, acompanhando parecer da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ).
"Chefão" não se sabe de quê tenta atrapalhar reportagem do Blog  


O cara metido a “Chefão” da comunicação do prefeito Léo Coutinho, o conhecidíssimo Tiago Miranda (foto), quis impedir o titular do Blog de fotografar os preparativos para a Convenção do PSB que será realizada amanhã. Os preparativos estão acontecendo no Ginásio de Esportes. Talvez por falta de conhecimento ou mesmo por querer sempre aparecer, o dito cujo não conhece a linha editorial do Blog. O titular deste meio de comunicação recebeu na manhã desta quarta-feira, através de um telefonema o convite do diretório municipal do PSB para fazer a cobertura  da convenção partidária.  
De acordo com o “Chefão", eu não poderia estar fotografando os preparativos, pois não tinha autorização. De uma forma exacerbada ele comunicou o fato ao chefe, possivelmente da segurança, e este não deu muito ouvido ao Chefão, que ainda teve que umas poucas e boas deste editor.   
Tenha bom senso "Chefão", colabore com o grupo no qual você trabalha...  
Imagem do dia: Os preparativos... 


A equipe de organização iniciou os preparativos  dos detalhes da Convenção do PSB, que será realizada nesta quinta-feira (04), a partir das 17h no Ginásio de Esportes João Castelo.
Durante o evento será homologada a chapa de Léo Coutinho e Junior Martins como prefeito e vice respectivamente, além de dezenas de pré-candidatos a vereadores. 


Em Matões apoio de lideranças evangélicas gera polêmica 


Gerou forte polêmica em Matões a declaração de apoio político de líderes da Assembleia de Deus ao pré-candidato a prefeito Ferdinando Coutinho. Esse fato aconteceu no dia 28 do mês passado onde um líder religioso declarou oficialmente que após a reunião do Conselho de sua igreja ficou decidido que o nome que estes iriam apoiar nestas eleições seria o do atual vice-prefeito Ferdinando Coutinho.

Segundo informações de Matões, a igreja teria tomado essa decisão só após o retorno do ex-vereador Elinaldo Colaço ao grupo político dos Pereira e Coutinho.

Esse caso, considerado como inédito, causou polêmica e comentários de todas as ordens em Matões, e como sempre uns contra e outros a favor.

Os contrários a essa atitude alegaram que a igreja não deve se envolver em política, já os favoráveis usam o argumento do livre arbítrio.

Nas redes sociais várias pessoas se manifestaram sobre esse episódio, como mostra a imagem ao lado que ilustra esta matéria.
Termina hoje prazo para pedir 2ª via de titulo para eleitor em transito 


Os eleitores que não estão na cidade onde votam têm até hoje (3) para pedir, em qualquer cartório eleitoral, a segunda via do título. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ao fazer o pedido da segunda via o eleitor deve escolher se quer receber o título na cidade onde está ou na qual vota. Faltam 60 dias para as eleições deste ano.

Pode fazer o pedido da segunda via o eleitor que está quite com a Justiça Eleitoral, ou seja, que não tiveram o documento cancelado por ausência às eleições, por exemplo.
Defeito mecânico desgoverna caminhão na direção da Praça Gonçalves Dias 


Um incidente chamou a atenção na noite desta terça-feira (02) no centro de Caxias. Curiosos compareceram para ver a cena inusitada de um caminhão de uma empresa com placa de Belém que estava com a cabine levantada, parado com o sinal de alerta ligado em frente ao antigo prédio onde funcionou o Fórum e interrompendo o trafego de veículos na Praça Gonçalves Dias.  

O caminhão descia pela rua Dr. Berredo quando provavelmente deve ter apresentado um problema mecânico e pela posição em que ficou parado por pouco não subiu a calçada da Praça Gonçalves Dias.

O editor do Blog não conversou com o motorista do caminhão, pois o mesmo não se encontrava no local, para obter informação de como aconteceu o incidente. Não houve nenhum tipo de estrago. Esse é um defeito mecânico que poderia ter conseqüências graves.

Ex-prefeita Márcia Marinho segue em São Paulo...


A ex-prefeita de Caxias, Márcia Marinho, continua em São Paulo se recuperando e fazendo tratamento para combater um câncer na medula.

A ex-mandatária caxiense encontra-se na capital paulista desde o dia 16 de julho e neste período de 20 dias, segundo informações obtidas através de uma amiga da família, o estado de saúde da ex-prefeita é estável e o tratamento está trazendo resultados satisfatórios.

Por conta do longo período do tratamento a que terá que se submeter em São Paulo, cuidando da saúde, está descartada a participação da médica Márcia Marinho na campanha eleitoral da eleição deste ano em Caxias.  

O Blog deseja novamente a pronta recuperação da saúde da ex-prefeita e força nessa hora difícil.