terça-feira, 19 de março de 2024

Atletas representam Caxias em São Luís e conquistam medalhas de ouro, prata e bronze

A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, embarcou uma delegação da cidade para a categoria atletismo individual. Neste fim de semana, os atletas participaram da competição da Federação de Esportes Escolares do Maranhão (FEMADE), em São Luis (MA).

Durante a competição, foram realizadas diversas etapas, com direito a somar pontos no ranking das categorias do Campeonato Brasileiro, que será disputado em Aracaju (SE). Os jogadores de Caxias (MA) são: Gabriel, Kamilly Suellen, Bruna, Henrique, Franciele, Christian e Carlos Daniel.

Os Resultados foram: 8 medalhas de ouro; 01 medalha de prata e 1 medalha de bronze. As provas disputadas foram: 3.000 metros; Disco e Peso; Dardo e Revezamento.

A equipe de Caxias de Atletismo é composta por uma equipe masculina e feminina formada por 07 atletas, 2 treinadores e os Professores Abraão e Faísca. A competição foi disputada no sábado e no domingo.

Ricardo Rodrigues prestigia Encontro Estadual do PT 

O vereador e presidente da CMC Ricardo Rodrigues (PT) prestigiou, na manhã desta terça-feira (19), no auditório do Hotel Luzeiros em São Luis, o encontro estadual do PT cujo objetivo principal dos lideres petistas é organizar a legenda para a eleição municipal deste ano. O encontro, que acontece desde ontem (18) na capital maranhense, conta com a presença da presidente nacional do PT deputada federal Gleissi Hoffmann (foto acima). 

Em tempo - Vale ressaltar que existe a possibilidade do vereador Ricardo Rodrigues trocar o PT pelo PSB. O chefe do Legislativo está cotado e conta com a apoio da bancada governista na CMC para ser o indicado como companheiro de chapa do secretário de Infraestrutura Gentil Neto. 

Família convida para Missa de Sétimo Dia do falecimento de Eldon Costa de Oliveira 

Guarda municipal terá a memória celebrada na missa às 19h desta quarta-feira (20) na Igreja Nossa Sra. das Graças  

A família do guarda municipal Eldon Costa de Oliveira, ainda bastante consternada com seu trágico falecimento (vitima de latrocínio), convida parentes e amigos para a Missa de Sétimo Dia. A celebração acontecerá nesta quarta-feira, 20 de março, às 19h, na Igreja Nossa Senhora das Graças, localizada no Conjunto Cohab. 

Familiares enlutados de já agradecem a todos que participarem deste ato de fé e piedade cristã. 

Equatorial Maranhão informa sobre atendimento durante o feriado em celebração a São José em Caxias e Timon

Agências de atendimento e postos E+ reciclagem não funcionarão no dia 19/03


Por conta do feriado em celebração a São José, hoje (19/03), as agências de atendimento e os postos de coleta E+ Reciclagem da Equatorial Maranhão não funcionarão em Caxias e Timon. Os atendimentos retornarão normalmente em todos os postos e agências na quarta-feira (20/03).

Em busca de tranquilidade e mais comodidade para seus clientes, a Equatorial Maranhão disponibiliza diversos canais de atendimento para facilitar a vida dos consumidores de energia elétrica, caso precisem de algum atendimento durante esse período. Em caso de falta de energia, os clientes poderão registrar ocorrência pelo WhatsApp, através da Clara, Assistente Virtual da Equatorial Maranhão está disponível no número (98) 2055-0116. Além de informar falta de energia, pelo WhatsApp também podem ser realizados serviços como consulta de débitos, emissão de segunda via de contas e fornecimento de código para pagamento.

Outra opção é a agência virtual no site www.equatorialenergia.com.br, que permite realizar muitos outros serviços, como solicitar religação, trocar titularidade, mudar data de vencimento e diversas solicitações que podem ser feitas no conforto de casa.

Outro canal de atendimento disponível 24 horas é a Central de Atendimento 116, que funciona todos os dias da semana, com ligação gratuita e poderá ser utilizada pelos clientes que buscarem atendimento durante o feriado.

Assessoria de Imprensa Equatorial Maranhão

Vereador Torneirinho sugere reconstrução e federalização da MA-034 

A recuperação e federalização de um trecho da MA-034, trecho de Caxias até o povoado Baú, está sendo sugerida pelo vereador Torneirinho, para maior segurança no tráfego de veículos na região que dá acesso à BR-226. A sugestão foi feita durante pronunciamento (assista vídeos abaixo) na sessão ordinária de ontem, segunda-feira, 18, da Câmara Municipal de Caxias. 

Um documento (moção) será endereçado ao Governo do Estado e aos gabinetes dos representantes da região na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal.

"A reinvindicação é das comunidades que fazem o sentido do povoado Baú. Muitos acidentes vem ocorrendo, muitos pais de famílias perdendo suas vidas, além dos inúmeros prejuízos e o governo do estado pouco tem feito em relação aquela malha viária. Aquela estrada já tem mais de 20 anos que foi concluída. O nosso asfalto não é o melhor da federação e com o tempo foi indo, foi indo e se desgastou. Essa estrada na verdade tem que ser reconstruída", disse. 

Lembrou que o trecho possui um fluxo de veículos intenso, inclusive de caminhões pesados que fazem transporte de mercadorias. Argumentou ainda que a estrada não tem acostamento. 

Confira nos vídeos abaixo o pronunciamento do vereador Torneirinho, com aparte dos vereadores Catulé, Neto do Sindicato e Daniel Barros.


Lula chama Bolsonaro de "covardão"

Metrópoles

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comentou, pela primeira vez, os depoimentos de generais das Forças Armadas à Polícia Federal (PF), por meio dos quais foi confirmada a existência de um plano do governo de Jair Bolsonaro (PL) para dar um golpe de Estado após as eleições presidenciais de 2022, que tiveram o petista como vencedor.

O chefe do Executivo, durante reunião ministerial nesta segunda-feira (18/3), afirmou que, agora, há uma “certeza” de que o país correu risco de sofrer um golpe e que isso só não ocorreu porque o ex-presidente era um “covardão”.

E disse que Bolsonaro ficou “chorando em casa”.

O presidente afirmou que, depois dos depoimentos, a suposta tentativa de golpe deixou de ser apenas insinuação. “Hoje nós temos certeza de que o país correu sério risco de ter um golpe em função das eleições de 2022”, afirmou.

“Não teve golpe só porque algumas pessoas que estavam no comando das Forças Armadas não quiseram fazer, não aceitaram a ideia do presidente, mas também porque o presidente era um covardão”, ressaltou Lula.

Segundo o presidente, Bolsonaro “não teve coragem” de executar o planejado. “Ele ficou dentro de casa, chorando, aqui no Palácio, por quase um mês, e preferiu fugir para os Estados Unidos do que fazer o que ele tinha prometido”, disparou.

Na semana passada, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes derrubou o sigilo de 27 depoimentos no âmbito do inquérito que investiga a trama golpista durante o governo Bolsonaro.

Destacam-se os depoimentos de ex-comandantes das Forças Armadas. O general Marco Antônio Freire Gomes detalhou à PF encontros em que foram apresentadas minutas de teor golpista. Nos planos, estaria a instalação de instrumentos como a Garantia da Lei e da Ordem (GLO), o Estado de Defesa e o Estado de Sítio.

Também em depoimento, o ex-comandante da Força Aérea Brasileira (FAB) Carlos Almeida Baptista Júnior disse que Freire Gomes teria ameaçado o ex-presidente de prisão caso seguisse em frente com o plano.

Para o ex-comandante da FAB, a posição contundente de Freire Gomes foi responsável por impedir outro golpe de Estado no Brasil e ainda disse que, “caso o comandante tivesse anuído, a possível tentativa de golpe de Estado teria se consumado”.