quinta-feira, 14 de outubro de 2021

Professor Arnaldo homenageia (in memoriam) seis professores caxienses que tombaram pela Covid-19 

*Por: Arnaldo Rodrigues


O professor exerce diversas funções no processo educativo. Ele realiza diferentes tipos de atividades que buscam educar e ensinar uma pessoa, assim preparando para o futuro. É o profissional que forma os demais profissionais.

Apesar de não está exercendo a docência, não escolhi ser por acaso, sou filho da professora Graça Reis, sou  casado, com à professora Mabel Rodrigues. Tenho vários professores na família e muitos amigos professores. Não poderia fugir a regra, também me tornei um professor.

Que pena que a sociedade e os governantes, não dão o devido valor para esta classe tão importante, pois muitas das vezes não recebem valorização devida. E quando querem fazer algo beneficiar a categoria, usurpam seus direitos, onde o pagamento de abono  se torna um presente para os professores..

Em tempo de pandemia muitos professores perderam suas vidas, em Caxias foram vários e IN MEMORIAM, quero  aqui parabenizá-los, pela luta junto aos movimentos sindicais,  pelo trabalho exercido em sala de aula e por ter contribuído pela formação de milhares caxienses.


Professor José Adriano - Rede municipal e particular - Presente! 

Professor Josafá Ribeiro - CESC-UEMA - Presente! 

Professor e poeta Carvalho Júnior Rede estadual e municipal de Aldeias Altas – Presente!

Professor Arimatéia Rocha – Rede municipal de Caxias e Aldeias Altas – Presente!

Professora Maria Adelaide  Mendes– Rede Municipal – Presente!.

Professora Vanusa dos Santos – Rede municipal – Presente!

Neste 15 de outubro. Quero parabenizar e  desejar  um feliz dia dos professores!, seja ele contratado ou efetivo, da rede estadual, particular, municipal e universitária, de todas as modalidades de ensino. E dizer "professor você faz a diferença"

Professor Arnaldo Rodrigues parabeniza os professores pela passagem do dia 15 de outubro e lembra daqueles que morreram vítima da COVID-19

*Arnaldo Rodrigues, é professor de formação em licenciatura em Geografia, pelo CESC-UEMA Especialista  em Educação Ambiental, pelo IESF., membro da Comissão de Criação da UEMALESTE e filiado ao Partido Socialismo e Liberdade - Psol.

Vereador Mario Assunção prestigia acolhida de alunos e festa das crianças no bairro Vila Arias 

O vereador Mário Assunção prestigiou, na manhã desta quinta-feira (14), a acolhida de alunos e a festa das crianças promovida pela Escola Teodomiro Carneiro, no bairro Vila Arias.

“Participei das ações a convite das diretoras e a coordenadora pedagógica. Lá eu pude ver o bom estado físico da escola, que está pronta para receber os alunos, e compartilhei algumas lembranças”, afirma Mário Assunção. 

O evento contou com a presença do Irmão André, que é esposo da professora Oziane, e ajuda como voluntário na escola quando necessário.


Maranhão participa de audiência de conciliação no STF sobre cortes no Bolsa Família 

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), convocou para amanhã sexta-feira (15/10), às 14h, audiência de conciliação entre a União e oito estados da Região Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte). A finalidade é encontrar uma solução amigável na Ação Cível Originária (ACO) 3359, em que os estados contestam cortes no Programa Bolsa Família na região.

No despacho, o ministro ressaltou que as partes deverão comparecer munidas de propostas de acordo, previamente autorizadas pelos setores técnico-administrativos, caso seja necessário. A audiência será presidida pelo juiz auxiliar do relator.

Cortes

Em março de 2020, o então relator da ACO 3359, ministro Marco Aurélio (aposentado), deferiu liminar, acolhendo pedido dos estados, para que o governo federal suspendesse os cortes no Bolsa Família enquanto perdurar o estado de calamidade pública decorrente da covid-19. Por unanimidade, a medida foi referendada pelo Plenário em agosto do ano passado.

Posteriormente, os governadores informaram que, além das restrições a novos registros, foram cortadas mais de 158 mil bolsas, 61% delas na Região Nordeste. Diante da informação de que a União estaria descumprindo a decisão, o ministro Marco Aurélio determinou a reintegração das famílias excluídas do programa durante a pandemia.

Fonte: Supremo Tribunal Federal (STF)

Prefeitura de Caxias em parceria com o Governo do Estado inauguram obras nesta sexta-feira (15)

A Prefeitura de Caxias (MA) nessa sexta-feira (15), realizará uma maratona de inaugurações, algumas obras serão entregues pela gestão municipal, como é o caso da escola  Sinhá Castelo no povoado Engenho D’água no 2º Distrito; no povoado a gestão municipal também realizará a partir das 9hs ação alusiva à Campanha Outubro Rosa, com uma caravana que vai levar serviços de saúde e beleza até a comunidade.

Além disso, em parceria com o Governo do Estado, será entregue no Conjunto Cohab em Caxias, a Praça da Família e também o Parque Ambiental no bairro Pirajá. Os caxienses são convidados a prestigiar mais estas conquistas para a “Princesa do Sertão”.

Grupo de Flávio Dino pode perder a eleição governamental no Maranhão em 2022


A falta de consenso entre virtuais candidatos, na disputa ao governo do Maranhão, para 2022, pode ser o primeiro sinal da queda do grupo do governador Flávio Dino (PSB) no estado.

A entrada intempestiva do secretário estadual de Educação, Felipe Camarão (PT), na briga interna do grupo, para obter a chancela do Palácio dos Leões, embolou o jogo, criou ciumeira e gerou um clima tenso entre os aliados dinistas.

Nomes como o do próprio vice-governador Carlos Brandão (PSDB), do senador Weverton Rocha (PDT) e do secretário estadual de Indústria e Comércio, Simplício Araújo (Solidariedade) foram ultrajados e rasgada a carta de intenções no grupo, que serviria para evitar eventuais discordâncias na base aliada e manter o gado unido até o pleito vindouro sem maiores abalos sísmicos. Mas não é isso que estamos vendo.

No entanto, sem controle, observadores políticos já avaliam que a nau comunista-socialista pode vir à  pique de vez no Maranhão, a exemplo do que ocorreu nas eleições municipais de 2020, quando o grupo de Dino foi sufocado e perdeu o pleito para o atual prefeito de São Luís, Eduardo Braide (Podemos), que terá um peso enorme nessa balança eleitoral, já que a capital concentra o maior eleitorado do Maranhão. 

Blog do Mario Carvalho

Nota de esclarecimento da Equatorial Maranhão sobre a falta de energia em alguns bairros de Caxias 

(imagem meramente ilustrativa)

A Equatorial Maranhão esclarece, conforme informações divulgadas pela sua Assessoria de Imprensa, sobre a falta de energia elétrica, iniciada às 11h56 de ontem (13, sendo restabelecido o fornecimento da energia às 17h34. 

Nota de esclarecimento

A Equatorial Maranhão informa que um acidente ocorrido, no final da manhã desta quarta-feira (13), provocado por condutor de um caminhão de grande porte, resultou na quebra de 03 postes e 01 transformador da rede de distribuição na Avenida Santos Dumont, bairro Siriema, e com isso houve a interrupção no fornecimento da energia elétrica para unidades consumidoras dos bairros Siriema, Sabiá, Vila Arias, Ipem e região.

.A área do acidente foi isolada e as equipes de manutenção trabalharam intensamente desde o início da ocorrência para substituir os postes danificados e restabelecer a energia para os clientes que ficaram sem energia, no menor tempo possível. Devido à complexidade do acidente, a energia foi regularizada com segurança para todos na noite dessa quarta-feira (13).

Em casos como esse, a Companhia orienta que as pessoas não se aproximem, liguem imediatamente para a Central 116 e informem endereço completo. Além disso, podem registrar falta de energia por meio do WhatsApp com Clara, pelo número (98) 2055 0116.