segunda-feira, 6 de abril de 2020

Janela coloca Republicanos como maior bancada da Câmara de Caxias 


Aberta de 5 de março a 3 de abril, a janela partidária para vereadores em exercício trocarem de partido sob alegação de justa causa para disputa das eleições municipais deste ano mudou a configuração da Câmara de Caxias. Agora o Republicanos tem a maior bancada, com nove parlamentares.

A sigla do prefeito Fábio Gentil, candidato a reeleição, que era representada no Legislativo municipal somente pelos vereadores Catulé e Repórter Puliça, ganhou sete novos nomes. Irmã Nelzir e Durval Junior deixaram o PSB. Mario Assunção deixou o Cidadania. Neto do Sindicato trocou o PCdoB pelo Republicanos. Ximenes, Ramos e Paulo Simão, o primeiro deixou o PL, o segundo deixou o Solidariedade e o terceiro o DEM. 


O PL do ex-vice-prefeito Paulo Marinho Junior ficou com o segundo maior número de legisladores no município, cinco, Sargento Moisés, Darlan Almeida, Magno Magalhães, Luis Carlos e Gentil Cantanhede. 


São cinco partidos na Câmara que conta com um representante cada. O PSL foi escolhido pela vereadora Thais Coutinho, que saiu do PSB. Aureamélia Soares segue no PCdoB (Partido Comunista do Brasil) que tem o deputado estadual Adelmo Soares como pré-candidato a prefeito de Caxias. Tevi representa o PDT e Edílson Martins é o representante do PSC (Partido Social Cristão) que tem o ex-vice-prefeito Junior Martins como pré-candidato a prefeito do município. O vereador Jerônimo, único vereador que não vai concorrer a nenhum cargo no pleito desse ano, ficou no PMN.  
Passageiro de moto aponta arma para viatura da Guarda Municipal e acaba detido em Caxias 
Passageiro e condutor foram interceptados em frente ao Caxias Shopping 


Um passageiro e o condutor de uma motocicleta foram detidos pela Guarda Municipal com uma arma de fogo, na noite do último sábado (4), em Caxias.

Era por volta das 23h45 quando uma viatura da Guarda Municipal realizava ronda no Residencial Vila Paraíso e observou motociclistas trafegando em atitude suspeita pela avenida que dá acesso ao Shopping da cidade. 
Segundo informações da corporação, o passageiro de umas das motocicletas, em movimento, sacou uma arma de fogo da cintura e apontou para a viatura da Guarda Municipal.
Após perseguição, passageiro e condutor foram interceptados em frente ao Caxias Shopping. Com a dupla foi encontrado um revólver calibre 38, municiado com quatro munições intactas.
Ambos foram apresentados no plantão do 1º Distrito Policial. 

Portal Noca 
Pré-candidata a vereadora Ana Rosaria se filia ao PDT de Dra. Cleide Coutinho


No fechamento da janela partidária a professora Ana Rosário assinou ficha de filiação ao PDT (Partido Democrático Trabalhista), partido comandado em Caxias pela deputada estadual Dra. Cleide Coutinho. 
Pela primeira vez Ana Rosário vai concorrer a uma vaga na Câmara Municipal de Caxias. O pleito eleitoral, o TSE até o momento não mudou a data, será disputado daqui a 6 meses, no dia 04 de outubro. 
Por enquanto, assim como a maioria dos brasileiros, a pré-candidata a vereadora está de quarentena em casa seguindo determinação da Organização Mundial da Saúde. 

"Precisamos enfrentar essa Pandemia e a melhor forma é obedecermos ás autoridade de saúde, ficando em casa no isolamento social. No entanto, se sairmos de casa para serviços essências e de saúde, devemos nos prevenir com muito cuidado e respeito a nossa vida e à vida das outras pessoas. Assim venceremos esse mal", disse a pré-candidata. 

Mias - Na manhã desta segunda-feira Ana Rosaria (foto acima) visitou a Fundação Humberto Coutinho, acompanhando o trabalho dos profissionais da saúde 
Maranhão registra o terceiro óbito pelo novo coronavírus 


Nesta segunda-feira (06), a Secretaria de Saúde do Maranhão confirmou a terceira morte no estado. Mais uma vez o óbito foi registrado em São Luís.
De acordo com as primeiras informações, a vítima era um senhor de 70 anos e que apresentava outras comorbidades. O paciente estava internado na UTI de uma unidade pública.
Além dele, outros duas pessoas já haviam morrido do Covid-19 no Maranhão. O primeiro caso foi de um paciente com 49 anos, mas que apresentava hipertensão. A morte foi registrada na UPA da Cidade Operária.
Já o segundo caso foi uma mulher de 89 anos, que estava internada em um hospital particular da capital maranhense. A senhora também apresentava outras comorbidades.
Vale lembrar que, atualmente, o número de casos do novo coronavírus no Maranhão alcançou 133 registros, no último fim de semana. Um novo boletim, com dados mais atualizados, devem ser divulgados ainda nesta segunda-feira. 
Blog do Jorge Aragão 
VÍDEO: Moradores recorrem ao subtenente Oliveira para retirada de enxame de abelhas em porte no Residencial Eugênio Coutinho  



Subtenente Oliveira na Rua Professor Arlindo Oliveira na Res. Eugênio Coutinho
Moradores da Rua Professor Arlindo Oliveira, no Residencial Eugênio Coutinho, gravaram videos agradecendo ao subtenente Oliveira pela sua intervenção junto ao Corpo de Bombeiros e a Equatorial Maranhão para que fosse retirado um enxame de abelhas em um porte situado na via citada no texto. Os artrópodes (abelhas) estavam impedindo que homens da concessionária de energia fizesse a instalação de uma luminária no referido porte. O local, por conta da escuridão, foi palco de assalto a mão armada em ação de criminosos na área subjacente. Os trabalhos, retirada do enxame de abelhas e instalação da luminária, foram executados no final do mês passado. 

Assista os videos abaixo:


Timon entra no mapa do coronavírus no Maranhão 

Dois casos de coronavírus confirmados em Timon; cidade tem uma relação
muito próxima com Teresina (PI).  
A cidade de Timon é a terceira fora da Ilha de São Luís a registrar casos confirmados do Covid-19 no Maranhão. No boletim divulgado sábado (4) foram confirmados dois casos na cidade. A ligação de Timon com Teresina explica a situação. A capital piauiense tem 21 casos confirmados.
A confirmação chegou no mesmo dia do anúncio de montar barreiras pelas Guardas Civis Municipais das duas cidades e pelas Policias Militares dos dois estados. A decisão foi tomada após reunião entre representantes das prefeituras de Timon e Teresina no sábado (4).
As barreira certamente servirão para manter controle, mas chegaram tarde para evitar que o vírus chegasse a Timon.