domingo, 15 de novembro de 2015

Fato novo na disputa pré-eleitoral em Coelho Neto 


A ex-prefeita Márcia Bacelar (foto) permanece firme como pré-candidata a prefeita de Coelho Neto como um dos nomes da oposição local. A informação foi repassada por uma fonte ligada aos oposicionistas do município que acompanha todas as movimentações políticas. Márcia Bacelar foi prefeita do municipio coelhonetense por dois mandatos seguidos, a sua reeleição se deu por uma grande aprovação por parte da população da gestão que desenvolveu nesse período. Além de se reeleger a ex-prefeita conseguiu eleger em 2004 seu sucessor, o ex-senador Magno Bacelar.

Líder de simpatia, a ex-prefeita Márcia Bacelar é um dos nomes bem aceito nas avaliações recentes em Coelho Neto, segundo confidenciou a mesma fonte. E também um dos nomes que consegue aglutinar as forças políticas oposicionista no município.

Nos bastidores, Márcia Bacelar tem sido uma das articuladoras no intenso trabalho da união das oposições para que com isso lancem apenas uma candidatura a prefeito. Nas andanças em sua terra, ela tem se reunido sempre que possível com lideranças políticas e comunitárias.

Fato novo

As últimas semanas têm sido movimentadas no cenário político de Coelho Neto, e por lá surgiu recentemente mais um nome na disputa pré-eleitoral. Dono de cinco mandatos de deputado estadual, o geólogo Antonio Bacelar surge como pré-candidato a prefeito de sua cidade. A informação foi dada por uma fonte altamente confiável de Coelho Neto, pontuando apenas que o ex-deputado Bacelar só entra na disputa caso o nome de sua esposa, a ex-prefeita Márcia Bacelar, não chegue a vingar por algum motivo.
 

Atualmente o ex-deputado Antonio Bacelar (foto) ocupa cargo de destaque a nível nacional, é diretor de Relações Institucionais da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), onde é servidor efetivo.

Recentemente, o ex-deputado Antonio Bacelar teve seu nome especulador como possível pré-candidato a prefeito da cidade de Afonso Cunha, mas, não passou de especulação, pois seu domicílio eleitoral nunca foi transferido de Coelho Neto. Em conversas reservadas com fontes deste blog, Bacelar confirmou sua pretensão política em participar das eleições de 2016 como candidato a prefeito de sua terra, mas, isso só acontecerá caso a ex-prefeita Márcia Bacelar tenha algum impedimento.

O ex-parlamentar é também um dos defensores da unidade das oposições no município e com isso aumentar as chances de vitórias nas urnas em 2016. Mas, quando perguntado sobre suas pretensões políticas para o próximo ano, Antonio Bacelar tem reafirmado que seu nome está a disposição da população de Coelho Neto em 2016.


Deputados maranhenses avaliam como positivas as mudanças no calendário eleitoral  

de O Estado

A bancada maranhense na Câmara Federal classificou de positivas as mudanças efetivadas no calendário eleitoral para o pleito de 2016, divulgadas na semana passada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Entre as principais mudanças estão a alteração no prazo de filiação partidária para aqueles que vão disputar a eleição; alteração no período limite para a realização das convenções partidárias; redução no período permitido para a realização da campanha eleitoral e redução do período de veiculação da propaganda no rádio e na TV.

O Estado ouviu seis parlamentares sobre as mudanças já efetivadas. Destes, apenas um ponderou que, apesar do menor gasto no período, encontrou prejuízos – no que diz respeito ao período menor de campanha – aos candidatos menos conhecidos. Trata-se da deputada federal Eliziane Gama (Rede).

“Vejo que o tempo é pequeno. Temos dois efeitos. Um que reduz o custo de campanha, mas que ao mesmo tempo diminui o tempo para o eleitor conhecer melhor o seu candidato. Para os candidatos menos conhecidos, pode haver resultados não muito satisfatórios”, disse.

Já os demais deputados ouvidos – Pedro Fernandes (PTB), João Marcelo (PMDB), Hildo Rocha (PMDB), Aluisio Mendes (PSDC) e Júnior Marreca (PEN) – enfatizaram apenas pontos positivos das mudanças.

O coordenador da bancada maranhense, Pedro Fernandes, por exemplo, disse que a redução do período para a campanha eleitoral era quase unanimidade no Congresso Nacional.

“Apesar de não termos feito uma reforma política, pois o que tivemos foi tão somente uma reforma eleitoral, achei positivas as mudanças no calendário. A redução, tanto do tempo da campanha quanto da propaganda no rádio e na TV, era praticamente unanimidade entre os políticos. Acredito que a democracia vai ser tão praticada que a tendência é que se diminua mesmo esse tempo”, disse.

João Marcelo afirmou que as mudanças são “extremamente positivas”. “Trinta e cinco dias para o período de propaganda no rádio e na TV [antes eram 45 dias] são suficientes para os candidatos explanarem suas propostas. Não vejo prejuízo para os candidatos”, disse.

Além de elogiar as medidas, Hildo Rocha comemorou o fato de uma emenda de sua autoria ter sido aprovada na Lei 13.165/2015, que trata da reforma eleitoral.“O calendário eleitoral de 2016 retrata fielmente a lei, aprovada pelo Congresso, que reformou boa parte da nossa legislação e dos partidos políticos. Participei ativamente da reforma política, inclusive com emenda de nossa autoria aprovada, que fixou idêntica quantidade de candidatos para partidos políticos e coligações, agora 150 por cento para ambos”, considerou.

Aluisio Mendes destacou ter votado favoravelmente às mudanças no calendário. “A diminuição do período de campanha vai sobretudo barateá-la. Quanto à diminuição do tempo de vinculação do programa eleitoral, além de reduzir os custos das campanhas, vai onerar menos os meios de comunicação”, completou.

Corroborou o mesmo pensamento o deputado Júnior Marreca. “Menor tempo, consequentemente campanhas mais objetivas e a menor custo”, resumiu.
Vila Paraiso: veja lista dos beneficiários que participarão do sorteio de endereços nos blocos E e F 

                                                                                                                                                 arquivo
A Prefeitura Municipal de Caxias, por meio da Secretaria de Planejamento, divulga relação dos beneficiários do Residencial Vila Paraíso, blocos E e F, que irão participar do sorteio dos endereços na segunda-feira (16), a partir das 15h, no Ginásio de Esportes João Castelo.

BLOCO E (Clique aqui)

BLOCO F (Clique aqui)

Os nomes que serão sorteados também estão disponíveis nos seguintes locais: site da Prefeitura de Caxias; Ginásio João Castelo, Centro de Cultura, nas secretarias de Planejamento e de Assistência Social, e também na Prefeitura de Caxias.

Saiba mais

Ao todo, serão entregues três mil casas, que possuem 42m² de área construída, com banheiro, sala, cozinha, dois quartos e uma área de serviço. Mil casas dos blocos C e D já foram entregues. Agora, faltam duas mil dos blocos A e B; e E e F.