sábado, 11 de novembro de 2023

TJ-MA decreta ilegalidade da greve da UEMA 

Depois de quase 60 dias da greve que paralisou a UEMA e UEMA Sul, o Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (TJ-MA) considerou, nesta sexta-feira (10), que o movimento é ilegal, já que “não atende os critérios legais para a suspensão das atividades”, pois a greve “se deu sem o prévio exaurimento das negociações” com o Governo do Maranhão.

Além da ilegalidade, o TJ do MA determinou a suspensão do movimento, com retorno dos docentes às salas de aula em até 24 horas, sob pena de multa diária de R$ 100.000,00, caso a decisão judicial seja descumprida.

A decisão é do desembargador Ronaldo Maciel Oliveira, atendendo à ação civil pública ajuizada pelo Governo do Estado do Maranhão.

 Plenária municipal do PT 

A militância do Partido dos Trabalhadores (PT) de Caxias - MA, convocada pelo diretório  local, reuniu-se nesta sexta-feira (10) numa plenária municipal, com o objetivo de planejar a participação do partido nas eleições de 2024, para prefeito e vereador.

O encontro realizado não tem força deliberativa, mas apontou o caminho e o desejo que os filiados querem seguir para as próximas disputas eleitorais.

A tese defendida, por unanimidade dos seus filiados presentes ao encontro, foi de candidatura majoritária própria. O que em tese significa que o Partido dos Trabalhadores de Caxias defende lançar um candidato a prefeito.

Se apresentaram para representar a agremiação na disputa do ano que vem, cinco nomes: o vereador Ricardo Rodrigues (foto abaixo), o advogado Tom, a presidente atual e advogada Poliana, o agrônomo Ney Jefferson e, por último, o advogado Chico Sousa.


A decisão de qual nome será o escolhido para a missão de representar partido como pré- candidato a prefeito, ainda será decidido exclusivamente pelo diretório municipal local, e que se compõem de 16 membros. Depois dessa fase, o PT terá ainda que se acertar com o PCdoB e o PV, membros da federação que os unem como siameses políticos.

Segundo alguns observadores da cena política da Princesa do Sertão, quem tem cinco, não tem nenhum. E que tudo pode acontecer, inclusive nada. Assim, continua tudo em aberto, para, certamente, ser resolvido lá pra meados de abril de 2024.

Indiscutivelmente o encontro serviu para reanimar a militância petista e reafirmar a liderança do único representante parlamentar do partido na cidade, Ricardo Rodrigues, que com equilíbrio e habilidade soube conduzir bem o sucesso do encontro.

Da assessoria