quarta-feira, 30 de março de 2022

São João do Sóter: Avaliação de Fluência em Leitura será aplicada dia 04 de abril 


A Avaliação de Fluência em Leitura 2022 será aplicada dia 04 de abril em São João do Sóter. O objetivo é aferir o desempenho dos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental no processo de aprendizagem do código alfabético da Língua Portuguesa, aspecto fundamental para a alfabetização e o desenvolvimento da compreensão de textos escritos.


Executiva Nacional do PSOL aprova Federação com a Rede e homologa Conferência Eleitoral do Maranhão que definiu Enilton Rodrigues como pré -candidato a governador e Antônia Cariongo pré-candidata a senadora


A Executiva Nacional do PSOL aprovou nesta quarta-feira (30), a Federação com a Rede e homologou a Conferencia Eleitoral do Maranhão que definiu Enilton Rodrigues como pré-candidato a governador e Antônia Cariongo como pré-candidata a senadora. 

Veja como ficou estabelecido os critérios da Federação Partidária, acordados entre os partidos, na reunião que acabou no inicio desta tarde: 

1) Será garantida no Maranhão a proporcionalidade de 55.71% para o PSOL e 44.28% para a Rede, tendo como base o resultado das eleições proporcionais de 2018 no estado.

2) O Rede vai indicar os candidatos a governador apenas no Amapá e Espírito Santo, em Minas Gerais será definido pelas direções estaduais e o PSOL vai indicar em todos os outros, inclusive no Maranhão.

3) Serão vetadas alianças com os partidos que compõem a base de apoio ao governo Bolsonaro e governos declaradamente de direita.

4) Enilton Rodrigues é o pré-candidato a governador e Antônia Cariongo a pré -candidata a senadora, de acordo com o que deliberou a conferência eleitoral do dia 5 de dezembro de 2021. As candidaturas de vice governador e suplências ao Senado poderão ser indicadas pela Rede, pelo próprio PSOL ou conforme tratativas com o PCB e UP, para isso foi criada uma comissão da direção nacional para fazer esse acompanhamento.

Caneta Azul é pré-candidato a deputado estadual

O cantor Manoel Gomes, que ficou famoso cantando o hit Caneta Azul, é pré-candidato a deputado estadual nas eleições deste ano.

Nesta quarta-feira, 30, ele esteve na sede do PL, onde assinou sua ficha de filiação ao lado do presidente estadual da sigla, o deputado federal Josimar de Maranhãozinho.

Mais - O balsense Manoel Gomes vai tentar conquistar uma cadeira na Alema nas eleições 2022. Em outubro de 2019, com seu forró tecnobrega, o cantor viu sua vida virar de cabeça pra baixo depois de uma musica despretensiosa grudar como um chiclete na cabeça dos brasileiros. "Caneta Azul, Azul Caneta", virou um hit instantâneo que rendeu fama e bons frutos ao músico.

Juiz Paulo Afonso considera improcedente ação judicial contra candidatas do Progressistas (ex-PP) em Caxias  

Acusadas de laranjas no preenchimento da cota de gênero do Progressistas na eleição de 2020, no entanto, Paulo Afonso decidiu que não teria sido comprovada a fraude atribuída às candidatas

Jotônio Vianna 

O juiz Paulo Afonso Vieira Gomes, da 4ª Zona Eleitoral de Caxias, considerou improcedente a ação de investigação judicial contra as candidatas do partido Progressistas (ex-PP) que concorreram na eleição de 2020.

Acusadas de laranjas no preenchimento da cota de gênero da sigla, no entanto, segundo a decisão de Paulo Afonso, não teria sido comprovada a fraude, pois o “ônus da prova compete ao autor da demanda, que deve trazer aos autos elementos comprobatórios de suas alegações, o que no presente caso não ocorreu. Da inicial não se extrai qualquer prova das alegações de fraude. O que torna impossível a procedência da ação. Diante disso, pelos fatos e fundamentos expostos, julgo improcedente a presente Ação de Investigação Judicial”.

Dessa forma, ironicamente, de todas as ações similares em curso em Caxias, a única a ser acatada por Paulo Afonso foi a contra o PSDB, exatamente a que, refeita a totalização de votos, em nada altera a atual composição de vereadores na Casa do Povo caxiense.


Prefeitura de Caxias trabalha na reforma e construção de praças da zona urbana 

A Prefeitura de Caxias, por meio das Secretarias de Infraestrutura e Adjunta de Urbanismo, dá continuidade as obras de melhoria e construção de praças na cidade. Os locais tornam-se opções de lazer acessíveis para a população.

Neste momento, as equipes estão trabalhando na revitalização da Praça do Zuzu, localizada na Rua Espírito Santo, bairro Cangalheiro. O espaço receberá iluminação em LED, piso intertravado, novos bancos e uma bela área verde.

Outro local que também irá receber melhorias é a Praça do Castelo Branco, na Travessa Santa Luzia. O espaço terá quiosque, academia ao ar livre e parquinho.

“A Praça do Zuzu, por exemplo, estava servindo de ponto de lixão. Por isso, estamos revitalizando o local e vamos fazer isso em outras praças, a fim de oferecer para a população mais espaços de lazer”, destaca o secretário de Urbanismo, Gentil Neto.

Neste último final de semana, foram entregues para a população, praças na zona Rural de Caxias e nos povoados Engenho D’Água e Cabeceira dos Cavalos, por meio de parceria entre a Prefeitura de Caxias e o Governo do Estado.


Ascom/PMC

Saiba quais são os secretários de Flavio Dino que deixam o governo nos próximos três dias  

Por conta da legislação eleitoral, pretensos candidatos a cargos eletivos do executivo e do legislativo vão ter que se desincompatibilizar dos cargos de primeiro escalão do poder executivo federal, estadual e municipal. Diante desse cenário, muitas mudanças vão ocorrer nos próximos dias na estrutura do secretariado do governador Flávio Dino (PSB). A propósito, ele será um dos que vão renunciar ao cargo para concorrer às eleições, assim como outros 11 membros do primeiro escalão do seu governo.

O Blog fez um levantamento e traz os nomes dos que vão renunciar, assim como o cargo que vão disputar em 2022.

Secretaria de Educação – Felipe Camarão (PT) deixa o cargo para disputar a vaga de deputado federal ou vice-governador
Secretaria de Saúde – Carlos Lula (PSB) deixa o cargo para disputar a vaga de deputado estadual
Secretaria de Esporte – Rogério Cafeteira (PP) deixa o cargo para disputar a vaga de deputado estadual
Secretaria de Direitos Humanos – Chico Gonçalves (PT) deixa o cargo para disputar a vaga de deputado estadual
Secretaria de Turismo – Catulé Júnior (PP) deixa o cargo para disputar a vaga de deputado estadual
Agerp – Júlio César (PSB) deixa o cargo para disputar a vaga de deputado estadual
Secretaria de Agricultura Familiar – Rodrigo Lago (PCdoB) deixa o cargo para disputar a vaga de deputado estadual
Secretaria de Agricultura – Henrique do PT deixa o cargo para disputar a vaga de deputado estadual
Secretaria de Infraestrutura – Clayton Noleto (PSB), deixa o cargo para disputar a vaga de deputado federal
Secretaria da Mulher – Ana do Gás (PCdoB) deixa o cargo para disputar a vaga de deputada estadual
Secretaria das Cidades – Marcio Jerry (PCdoB) deixa o cargo para disputar a vaga de deputado federal

Vale lembrar que antes deles, outros deixaram o governo, caso de Simplício Araújo (SD), que deixou a SEINC para concorrer ao Governo do Maranhão; Jefferson Portela (PDT), que deixou a SSP para concorrer ao cargo de deputado federal; Márcio Honaiser (PDT), que deixou a SEDES para concorrer ao cargo de deputado federal e Francisco Nagib (sem partido), deixou o DETRAN para concorrer ao cargo de deputado estadual.

Blog do Diego Emir