segunda-feira, 13 de junho de 2022

Cesar Saba denuncia que teve WhatsApp clonado 

O empresário Cesar Sabá (foto) foi aos grupos de WhatsApp denunciar que um golpista está usando sua foto em uma conta falsa de WhatsApp para pedir dinheiro.

"Pessoal. Esse número ta sendo usado por um marginal que ta se passando por mim e pedindo $ através de pix. Não to pedindo pix pra nenhum amigo (a). Abraço. César Sabá".

O numero ao qual o empresário se refere no texto acima é 9123-6178.

Saiba como reciclar lixo e receber desconto na conta de energia em Caxias


Incentivar a destinação correta dos resíduos sólidos gerando sustentabilidade é o grande objetivo do E+ Reciclagem, projeto da Equatorial Maranhão, que desde 2011, vem contribuindo com o meio ambiente.  Além de dar o destino correto para o lixo reciclável e evitar que seja descartado de forma incorreta, proporciona desconto na conta de energia, que pode ser aplicado na conta do cliente residencial ou pode ser doado para a conta de uma instituição filantrópica.

Em Caxias, o posto de reciclagem fica no II Batalhão, localizado na Rua Aarão Reis, bairro Morro do Alecrim (foto abaixo). Os resíduos podem ser trocados de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e 13h às 17h, e aos sábados, no horário das 8h às 12h.

Para participar, basta ir ao posto de coleta com os resíduos limpos, separados e com a fatura de energia. O resíduo será pesado, por tipo e classe, gerando um bônus a ser creditado na fatura de energia. Ao final, cada cliente receberá um comprovante da transação realizada identificando o valor do bônus, a ser conferido junto a sua fatura de energia no mês seguinte. Ou o cliente pode optar por doar o desconto para uma instituição sem fins lucrativos.


Em Caxias, é possível doar o bônus para o Lar Divina Providencia Organização de Amparo ao Idoso, Associação dos Amigos Autistas do Maranhão; APAE; Associação das Irmãs Franciscanas Missionárias; Associação de Deficientes Visuais da Região dos Cocais e Fazenda da Esperança Nossa Senhora das Graças.

Projeto rompe fronteiras 

Nesta semana, o projeto E+ Reciclagem rompeu fronteiras e realizou a doação de livros e materiais de estudo para uma escola de educação infantil localizada em Moçambique, na África. A ação vai muito além dos objetivos sustentáveis do programa, representam também o engajamento com a sociedade e o compromisso com um futuro melhor para todos, principalmente para as crianças. 


A doação foi realizada a pedido da professora Flor de Cassia, que participa do E+ Reciclagem e procurou a equipe do projeto para ajudar nas doações dos livros infantis. Desse modo, nos postos de coleta foi feita a separação dos livros e juntamente com eles foram doados cadernos, cartilhas de alfabetização, lápis, canetas, borrachas, giz de cera, lápis de colorir e outros materiais escolares. As doações foram destinadas ao Projeto Social Irmãs Franciscanas Missionária de Suza, que atua em Moçambique. Sendo assim, é possível perceber que os benefícios da reciclagem são capazes de atingir positivamente não só o meio ambiente, mas também a sociedade, ultrapassando limites geográficos.

Atualmente, além do Maranhão, o projeto E+ Reciclagem atua em outros estados de concessão da Equatorial Energia: Pará, Piauí e Alagoas. Aqui no estado, são 17 pontos de coleta, sendo 7 postos fixos em São Luís, 1 em Timon, 1 em Caxias e 3 em Imperatriz. Outros 5 postos itinerantes (móveis) funcionam em São Luís em parceria com associações em bairros distintos. Consulte os endereços e funcionamento em www.equatorialenergia.com.br.

Policia Federal combate fraude ao INSS em Codó 

A Polícia Federal deflagrou nesta segunda-feira (13/6) a Operação Anastase, para prender, em Codó/MA, uma pessoa acusada de integrar associação criminosa voltada para a prática de fraudes contra o INSS.

A conduta do preso consistiu em levar uma idosa ao cartório eleitoral de Codó, para que, com uso de identidade falsa em nome de uma pessoa já falecida, fazer a renovação do cadastro de eleitor em nome dela, com a finalidade de fazer prova de vida perante o INSS e, assim, sacar o seu benefício previdenciário.


Com isso, os envolvidos praticaram os crimes de inscrição eleitoral fraudulenta, tentativa de estelionato previdenciário, uso de documento falso e associação criminosa. As penas somadas podem chegar a 20 anos e 8 meses de reclusão.

O nome da operação significa “ressurreição” em grego, em analogia ao fato do acusado ter realizado prova de vida de alguém já falecido.

Enilton Rodrigues visita Açailândia e reforça pré-campanha  

Enilton Rodrigues, presidente estadual do PSOL e pré-candidato a governador e Antônia Cariongo, dirigente nacional do partido e pré-candidata a senadora, estiveram agenda em Açailândia no sábado (11).

Foi mais uma região do Maranhão, região tocantina, que recebeu o giro do PSOL para dar continuidade na construção coletiva do programa popular do partido para a disputa do governo estadual nas eleições de outubro.

O giro “construindo um programa popular para o Maranhão” teve início em Santa Rita e já passou por outras cidades importantes e pólo regional do Maranhão. A equipe estadual do PSOL, direção municipal e as pré-candidaturas majoritária e proporcional estiveram uma agenda política muito importante em Açailândia, começando pela visita ao mercado da cidade conversando com vários comerciantes e o povo da cidade para fazer a escuta das necessidades mais sentidas pelo povo.

Acompanhados de lideranças locais, e dos pré-candidatos a deputado Adonias Barbeiro e Almir do Mercado, dialogaram com a população local que fizeram suas reivindicações e as contribuições para o programa de governo e também um projeto para o senado federal. Várias lideranças do mercado mostraram-se satisfeitos com o compromisso assumido por Enilton e Antônia de continuar na construção deste programa, que tem como bandeira a luta por direitos e por uma vida digna aos trabalhadores, juventude e povo pobre do Maranhão.

Antônia Cariongo, pré-candidata ao senado, disse ter sido muito satisfatória a acolhida. “essas lideranças têm completamente firmeza dos seus anseios e suas reivindicações, o encontro já deu uma contribuição valorosa para a construção do programa do partido”.

Enilton Rodrigues, pré-candidato a governador, reafirma que é papel do PSOL, além de continuar sendo a referência nacional em defesas da pauta dos trabalhadores, juventude e povo pobre é também de se consolidar como um instrumento de luta do povo maranhense e acolher as pautas de suas organizações. “O giro do partido pelo estado que iniciou em fevereiro tem essa tarefa de fazer a escuta e formular o melhor programa de governo para nosso povo e não vamos medir esforços para concretizar essa construção. Sabemos que a formulação do programa de governo é só uma etapa no fortalecimento dessas lutas e a região tocantina carece muito de políticas públicas voltadas a agricultura familiar e valorização do homem do campo”, conclui Enilton Rodrigues, que também é engenheiro florestal e especialista em gestão pública.

  1. As próximas cidades a receber o giro será Caxias, Timon, Arame e Vitorino Freire, além das que agendarem até o fim de junho.

Flavio Dino critica 'urubus' que estão agourando Carlos Brandão 

O ex-governador Flávio Dino (PSB) criticou, na sexta-feira, 10, durante ato em Presidente Dutra, adversários que estão agourando o governador Carlos Brandão (PSB), que se recupera em São Paulo de uma cirurgia para retirada de um cisto renal.

“Esses que estão agourando, que estão como urubus, estão repreendidos em nome do nosso Senhor Jesus. E me perguntaram, assim: ‘Flávio, e o Brandão, será que o homem vai morrer?’ Aí eu disse: ‘Vai, claro, mas vai um dia, muitos anos depois que ele terminar todos os mandatos de governador do nosso estado”, disse.


No mesmo evento, Dino já havia mandado um petardo na direção do senador Weverton Rocha (PDT).

“É preciso ter vergonha na cara", disse

Feirinha da Gente recebe ação de conscientização no Dia Mundial contra o Trabalho Infantil 


Neste domingo (12), a Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), realizou uma panfletagem educativa marcando o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil. A ação buscou conscientizar a população sobre a importância de todos estarem atentos e colaborarem para que as crianças tenham uma infância voltada para o lúdico, o brincar, bem como as práticas que condizem com a infância, a fim de buscar enfrentar o trabalho infantil.

Muitas vezes, a prática do trabalho infantil é incentivada pelos próprios pais, outras vezes as crianças têm sua vida escolar interrompida por terem seus destinos desviados para o trabalho, quando deveriam estar estudando, brincando e vivendo a infância.


A ação serviu também para divulgação dos canais de denúncia da prática do trabalho infantil, que constitui em crime, dentre eles: (99) 99953-7489 (Conselho Tutelar); CREAS: (99) 98804-1869 e Disque 100. O prefeito Fábio Gentil e a deputada estadual Daniella, marcaram presença na ação na Feirinha.


A Constituição Federal, em seu artigo 7º, proíbe no Brasil diz que até os 13 anos,  o trabalho é totalmente proibido. Entre 14 e 16 anos, há uma exceção para o trabalho na condição de aprendiz. Entre 16 e 17 anos, há permissão parcial. São proibidas as atividades noturnas, insalubres, perigosas e penosas, nelas incluídas as 93 atividades relacionadas no Decreto n° 6.481/2008, que lista as piores formas de trabalho infantil. Essas são prejudiciais à formação intelectual, psicológica, social e/ou moral do adolescente.


“Nós sabemos que, as crianças pulando etapas acabam complicando a vida. E, neste dia, queremos lembrar que lugar de criança é na escola. Estamos aqui para apoiar essa causa. O nosso trabalho é de conscientização. As pessoas precisam entender que as crianças devem curtir a infância e só depois enfrentar as barreiras que o mundo traz”,
 destaca Ana Lúcia Ximenes, secretária municipal de Assistência.(Ascom/PMC)