quinta-feira, 28 de abril de 2016

Agente de Transito é flagrado ao levar criança sem capacete na garupa 


Um agente de transito da Prefeitura de Caxias foi flagrado por um internauta ao transportar uma criança na garupa de uma motocicleta, modelo Honda Biz, sem placa. A menina não usava capacete e se segurava apenas na cintura do motociclista, que usava a farda de agente da STRANS. Na imagem ainda é possível ver que a criança, que é aluna do Colégio São José, não alcançava os pedais do veículo.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), levar crianças abaixo de sete anos em motocicleta e não usar capacete correspondem a infrações gravíssimas. Para cada uma delas, a multa é no valor de R$ 191,54 e o condutor acumula sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Além disso, se flagrada, a motociclista ainda teria o documento do veículo retido. 

Mas isso é uma outra historia, como foi citado na matéria, o infrator é agente de transito da STRANS, órgão municipal que fiscaliza o transito da cidade, aplicando multas e apreendendo veículos com documentação em atraso, conduzidos por pessoas que não possuem CNH.   

O flagrante foi postado por um internauta no Facebook (foto abaixo) e gerou diversos comentários `condenando o condutor da motocicleta, que por ser um agente de transito, deveria da um bom e mão mau exemplo para as demais pessoas que trafegam em motocicletas diariamente pelas ruas de Caxias. 



Vereador Luis Lacerda volta a solicitar podamento dos pés de bambu na Avenida Sen. Clodomir Cardoso 


Na sessão desta quarta-feira (27) o vereador Luis Lacerda usou o pequeno expediente e solicitou novamente ao secretário municipal de Urbanismo, Srº Acy Carvalho o envio de uma equipe técnica na Avenida Senador Clodomir Cardoso, bairro Volta Redonda, para realização de uma poda em árvores de bambu que estão obstruindo o canteiro principal da via. A obstrução facilita à ação de marginais no local, onde, segundo Lacerda, já ocorreu vários registros de assaltos, principalmente no período noturno. 

Caso a Secretaria Urbanismo atenda a solicitação do vereador Luis Lacerda, a execução do serviço irá melhorar a vida dos pedestres e transeuntes do local, por onde o fluxo de pessoas é bastante intenso durante o dia. 





  
Carros fumacê começam a circular na próxima semana em Caxias 


A Unidade Regional de Saúde (URS) de Caxias recebeu do Governo do Estado dois carros fumacê para complementar o combate ao mosquito Aedes aegypti (transmissor da zika, dengue e chikungunya) que tem sido desenvolvido pela Prefeitura. O serviço começa na próxima semana nos bairros da cidade.

A chefe do controle vetorial da URS, Clennya Simão, enfatizou que o início do trabalho dos carros fumacê será possível graças ao término do Levantamento de Índice Rápido (Lira), que acontece nesta sexta-feira (29), mostrando como anda a infestação por localidade. Assim, seguindo a portaria do Ministério da Saúde que pede esse relatório, o combate ao mosquito se dá de forma mais direta e eficiente.


Os profissionais que vão fazer a nebulização pelas ruas foram capacitados e receberam todos os equipamentos de proteção individual para desempenhar a tarefa. Os tonéis de inseticida também já estão na unidade.

Repelentes para gestantes 

A partir da próxima semana, 390 gestantes caxienses que fazem parte do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), do Governo Federal, receberão dois frascos de repelente para ajudar na prevenção às doenças transmitidas pelo Aedes. Outro benefício recebido pela URS foram novos kits para os Agentes de Combate às Endemias.

A Unidade Regional de Saúde de Caxias atende mais seis municípios: São João do Sóter, Coelho Neto, Duque Bacelar, Aldeias Altas, Buriti, Afonso Cunha.

as informações são da ASCOM 

Moradores da zona rural de Caxias são contemplados com casas novas  


Mais uma parceria que rendeu frutos para a comunidade rural de Caxias. Foi realizada nesta quarta-feira (27), na U.I.M Coronel Gervasio Costa, no povoado Rodagem, no 2° Distrito, a solenidade de assinatura do contrato para construção de novas casas para 33 famílias.

Ao todo, sete povoados foram beneficiados com o projeto realizado pelo Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), em parceria com a Fetraf - MA e Banco do Brasil.

“Estamos trabalhando para desenvolver a zona rural em todas as áreas. Essa grande ação irá beneficiar centenas de famílias com casas novas, sem falar nas reformas”, disse o prefeito Leo Coutinho.

Reforma de moradias

Além das famílias contempladas, outras 30 aguardam a liberação da documentação para participarem do programa. Ainda no projeto, centenas de casas serão reformadas.

“Muito bom saber que minha casa nova está mais perto de ser entregue. Moro em casa de taipa, e há 20 anos venho batalhando para conseguir uma nova moradia”, disse a moradora do Povoado Chapada do Mundé, Maria dos Santos.

O início das construções das casas deverá ocorrer nos próximos dias, seguindo o cronograma do PNHR.

“Um projeto muito importante para a comunidade da zona rural. Nosso objetivo é melhorar a qualidade de vida dos caxienses”, disse o secretario de Estado de Agricultura Familiar, Adelmo Soares.

as informações são da ASCOM 
Aliados da família Sarney são demitidos de cargos federais no Maranhão

Jones Braga e Mauricio Itapary foram demitidos 
A presidente Dilma Rousseff começou fazer a faxina em seu governo exonerando de cargos federais no Maranhão indicados por parlamentares que votaram a favor do impeachment na Câmara Federal.
A guilhotina presidencial alcançou na terça-feira (26) dois dos nomeados por Hildo Rocha (PMDB), o parlamentar pau mandado de Roseana Sarney (PMDB) e um dos mais afoitos na sessão da Câmara que aprovou o impeachment.
Como Rocha não teve a dignidade de entregar os cargos para os quais indicou Maurício Abreu Itapary (Dnit) e Jones Braga (EBC), coube a presidente publicar os atos de exoneração sem sequer comunicar ao parlamentar.
Maurício Itapary, cuja a competência era questionada desde a posse por funcionários do Dnit, já vai tarde, sua administração foi desastrosa, visto o estado em que se transformaram as estradas federais que cortam o Maranhão, particularmente a BR-135, única via terrestre de acesso a São Luís.
Jones Braga, por sua vez é um antigo aliado da oligarquia que insistia em não largar o osso, mas diante da trairagem do seu padrinho político, acabou sendo alcançado pela lâmina afiada da presidência.
E vem mais demissões por ai, é só uma questão de tempo.

Fundador de seita que castrava jovens no Maranhão é preso no RJ 

O Globo 

Condenado a 37 anos de prisão pela Justiça do Maranhão, o fundador da seita Mundial, Donato Brandão Costa, de 45 anos, foi preso na noite de terça-feira em Petrópolis, onde mora há cerca de três anos com cerca de 15 pessoas, a maioria maranhense e seguidora da doutrina. Donato ficou conhecido após ser preso pela castração de três jovens seguindo um “ritual de preparação espiritual” que os tornaria arcanjos.

Segundo a delegada Juliana Menescal, da 105ª DP (Petrópolis), ele cumpriu dez anos de pena e foi beneficiado pela progressão do regime fechado para o aberto. A pena de Donato Brandão termina em 2036. Além da delegada Juliana, participaram da prisão os delegados Alexandre Ziehe, titular da 105ª DP, Renato Rabelo e Pedro Judicie. A Polícia ainda não sabe se a seita estava em atividade na Região Serrana do Rio.

Ele cursava o 9º período de Direito numa faculdade de Petrópolis e foi preso em sala de aula. A Vara de Execuções Penais do Maranhão determinou a regressão do regime para semiaberto e solicitou à Justiça fluminense a expedição de mandado de prisão. Donato Brandão já foi encaminhado para o Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu. A Justiça do Rio ainda não informou o motivo da regressão de regime.

De acordo com os autos do processo, os crimes aconteceram em São Luís, em 1994, quando Donato Brandão forçou três jovens a praticarem atos libidinosos através de ameaças. Ainda de acordo com o processo, ele formou uma espécie de centro comunitário e usava a suposta função de guia espiritual para ter domínio sobre os frequentadores do local.




Chikungunya foi o assunto da Sessão nesta quarta-feira (27) 


Na sessão da Câmara desta quarta-feira (27) a febre Chikungunya foi abordada. O assunto foi levado ao plenário pelo vereador Edilson Martins (PSDB)).
O vereador falou dos números preocupantes de aumento de casos da febre Chikungunya em Caxias , que está vivendo essa triste realidade.
"Vários casos com os sintomas da febre Chikungunya já foram diagnosticados em pessoas do nosso município", disse Martins no pequeno expediente. O parlamentar acrescentou ainda que o Executivo, através da Secretaria de Saúde, dê mais assistência aos bairros e reforce a força tarefa criada para combater o mosquito Aedes.  
A presidente Ana Lucia Ximenes enfatizou que tanto a Dengue, Chikungunya e o Zika vírus são transmitidos pelo mesmo mosquito, e vem trazendo uma preocupação enorme aos órgãos da saúde. A chefe do Legislativo chamou a atenção dos demais vereadores para que juntos possam somar forças com as demais entidades engajadas nesse projeto de acabar com o Aedes Aegypti.
"A gente lamenta muito quando essa doença atinge um idoso ou uma criança de colo, por conta da fragilidade dessas pessoas, pois a febre é muito alta e vem acompanhada com dores e inchaços nas articulações. Pensando não somente em mim, mas sim em toda a comunidade caxiense, peço que a Comissão de Saúde vá nos hospitais e postos de saúde e façam um relatório com relatos de pessoas que foram acometidas com a febre Chikungunya, acredito também que essa doença se manifesta de várias formas", afirmou a presidente, que em suas colocações citou vários nomes de pessoas acometidas da doença e que se encontram internadas.  
A preocupação é grande, mas é necessário que o poder publico faça mutirões de limpezas em todos os bairros, com caminhões, caçambas, retirando os entulhos, e eliminando os lugares propícios para que o mosquito se desenvolva, pois lamentavelmente a própria população continua criando vários focos de lixões na cidade.  
Plenário da Assembleia Legislativa aprova Medida Provisoria que premia policiais por apreensão de arma de fogo  

Agencia Assembleia 

O plenário da Assembleia Legislativa aprovou, na sessão desta quarta-feira (27), a Medida Provisória nº 219/2016, que institui premiação pecuniária aos policiais civis e militares do Maranhão pela apreensão de armas de fogo. Encaminhada por meio da Mensagem Governamental nº 018/2016, esta Medida Provisória  é uma iniciativa faz parte do Programa Pacto Pela Paz, que tem como objetivo a difusão de práticas para a redução da violência e a afirmação de uma cultura de respeito às leis e aos direitos humanos no Estado.
Na mensagem encaminhada à Assembleia Legislativa, o governador Flávio Dino ressalta que a premiação aos policiais é um estímulo moral e material pela eficiência, coragem e destemor. Para ele, essa iniciativa é histórica, pois significa a concretização de uma nova visão política e a continuidade do esforço de maior envolvimento e diálogo entre quem governa e quem executa as diretrizes do Governo.
De acordo com a mensagem do governador Flávio Dino, sem servidores públicos valorizados e motivados é impossível governar bem. “Essa medida vai animar e estimular não só os senhores que aqui estão sendo premiados, mas outros tantos entendem que, na medida em que nós melhorarmos o desempenho das forças policiais, que já é notável, mais nós teremos a possibilidade de avançar nesse terreno do reconhecimento simbólico e material”, ressalta o governador.
De acordo com levantamento realizado pelo Sistema de Segurança Pública, atualmente o Brasil figura entre os países com alto índice de homicídios, e que o móvel maior desses crimes contra a vida é a arma de fogo. A mensagem do governador Flávio Dino assinala que a iniciativa do Governo reconhece a importância de desarmar os criminosos e valorizar o servidor que atua diretamente nesta missão.