sexta-feira, 5 de maio de 2017

Encontro de Humberto Coutinho com aliados é adiado mais uma vez


Já adiado uma vez, agora mais outra o encontro do presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Humberto Coutinho que deveria acontecer neste final de semana com seus correligionários de Caxias. O motivo desse adiamento são questões de ordem pessoal não anunciados oficialmente do próprio presidente da Assembleia Legislativa tomada por esses dias e sem uma data ainda definida.

Se de fato acontecesse o encontro promovido por Humberto Coutinho com aliados já teria um local definido e seria no sítio de um dos aliados mais influente do grupo Coutinho, o ex-vereador Ironaldo Alencar.

Na cidade esse encontro é o assunto mais comentado nos últimos dias e agora que foi adiado pela segunda vez irá alimentar as especulações de bastidores por mais um tempo. E é entre os que acompanham a política caxiense o maior foco de especulação e o que de fato Humberto Coutinho tem a dizer aos seus aliados, principalmente para aquela famosa turma de 'cima do muro'. Fora isso ainda falam no retorno de alguns a velha casa e novas adesões.
Conflito: Ministério Publico Federal pediu demarcação de terras para índios Gamela em 2016 


Em setembro de 2016, o Ministério Público Federal no Maranhão (MPF/MA) propôs ação civil pública, com pedido de liminar, contra a União e a Fundação Nacional do Índio (Funai) por não promoverem a identificação e demarcação das terras da etnia indígena Gamela, povo que vive na zona rual dos municípios de Viana, Matinha e Penalva.
 
Foi constatado que a falta de acesso às políticas públicas voltadas aos indígenas e a inércia da Funai e da União em promoverem a demarcação vem causando prejuízos irreversíveis, como o incidente ocorrido no último domingo, 30 de abril de 2017, com risco de desagregação dos Gamela como grupo étnico.

A ação foi proposta a partir de evidências que apontavam para a demora por parte da Funai em promover os estudos de identificação e delimitação da área tradicionalmente ocupada pelo povo Gamela, além de várias denúncias relatando conflitos de posse de terra nos municípios de Matinha e Viana, envolvendo, inclusive, pessoas armadas.

Na ação, o MPF/MA pediu, liminarmente, que a Funai e a União criem grupo técnico em até 45 dias e apresentem, no prazo de 365 dias úteis, a contar da data de criação do grupo, relatório de identificação e delimitação das áreas a serem ocupadas pelo grupo indígena Gamela. Requereu ainda que Funai e União adotem as providências necessárias à inclusão dos Gamela nas programações de serviços públicos destinados a indígenas, especialmente de saúde, no prazo de 180 dias.

O número do processo na Justiça Federal é 0033975-44.2016.4.01.3700.

Segundo o MPF, está marcada para ocorrer em breve uma audiência de conciliação, na sede da Justiça Federal em São Luís. Após a ocorrência dos ataques violentos a integrantes da comunidade Gamela, foi requisitado ao Departamento de Polícia Federal a instauração de inquérito policial para investigar os crimes cometidos e os danos causados.
O Blog parabeniza o vereador aldeiense Ribinha do Zé da Rede 

O aniversariante do dia, vereador Ribinha, ladeado pela Larissa Mayara
O Blog  parabeniza o vereador de Aldeias Altas, Ribinha do Zé da Rede,  pelo seu aniversário nesta sexta-feira (05).
José Ribamar Filho, o Ribinha como é popularmente conhecido, exerce seu primeiro mandato como vereador no município.
O referido vereador vem se destacando como parlamentar atuante e fiscalizador, um jovem corajoso e inteligente que vem se destacando e horando o seu mandato.
Nesta data especial o parlamentar que está completando 33 anos recebe o carinho dos pais, Zé da Rede e Eva, da esposa, Larissa Mayara e dos filhos, José Ribamar Neto, Josué Apolo e Lara Sophia.
O presidente da Câmara, vereador Jailson, em nome dos demais edis, também parabeniza o colega Ribinha pela passagem do seu aniversário.  
Aldeias Altas: obras de recuperação 

Prefeitura de A. Altas vai recuperar e pavimentar as vias urbanas da cidade
Está marcada para o dia 22 deste mês às 08:30 hs a tomada de preço nº 007/2017 do tipo menor preço global da Prefeitura de Aldeias Altas cujo o objeto é a contratação de empresa de engenharia para execução da obra de recuperação de vias não pavimentadas na zona urbana do município. O edital e seus anexos podem ser obtidos com a Comissão Permanente de Licitação mediante pagamento de uma taxa no valor de R$ 50,00. Mais informações na Avenida João Rosa, 285 no Centro da cidade.