sexta-feira, 30 de junho de 2023

"Tomei uma facada nas costas", diz Bolsonaro após ficar inelegível 

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se pronunciou pela primeira vez após ter se tornado inelegível até 2030.

A decisão foi confirmada em julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pelo placar de cinco votos pela inelegibilidade contra dois contra.

“Há pouco tempo, levei uma facada na barriga. E hoje tomei uma facada nas costas com a inelegibilidade por suposto abuso de poder político“, afirmou Bolsonaro à imprensa, nesta sexta-feira (30/6), em um restaurante em Belo Horizonte.

O ex-mandatário foi condenado pelos ataques que fez ao sistema eleitoral brasileiro durante reunião com embaixadores, em julho de 2022. O TSE entendeu que houve abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. Com a decisão, Bolsonaro está impedido de concorrer às eleições de 2024, 2026, 2028 e 2030.

Alvo da mesma ação que levou à inelegibilidade do ex-chefe, o ex-candidato à Vice-Presidência Walter Braga Netto (PL) foi absolvido, por unanimidade, pela Corte Eleitoral.

Bolsonaro também sugeriu que a Justiça Eleitoral agiu contra sua reeleição durante o pleito de 2022. “Nós acompanhamos a maneira como o TSE agiu nas eleições, me proibindo até de fazer live na minha casa [Palácio da Alvorada]. Os resultados apareceram no final e eu me recolhi […] saí do Brasil no dia 30 e infelizmente aconteceu o dia 8 de janeiro”, disse.

O ex-presidente seguiu a sua fala chamando de “anafalbetos políticos” aqueles que dizem que os atos antidemocráticos de 8 de janeiro foram uma tentativa de golpe.

“Quem fala em golpe não sabe o que é golpe. Com todo respeito, é um analfabeto político. Ninguém vai dar golpe com senhorinha e com senhorzinhos com bandeira do Brasil nas costas e Bíblia debaixo do braço. Se bem que lamentamos a depredação do patrimônio público ocorrido e as pessoas que fizeram isso têm que arcar com as responsabilidades.”

Continue lendo…

Libertadores poderá ter confrontos brasileiros nas oitavas de final 

Definidos os dois potes para o sorteio das oitavas de final da Libertadores que segue com cinco equipes brasileiras.

Podemos ter dois confrontos brasileiros no mata-mata, pois as equipes do pote 1 enfrentarão as do pote 2, além de dois duelos entre brasleiros e argentinos.

Pote 1: Racing, Internacional, Palmeiras, Fluminense, Independiente del Valle, Boca Juniors, Athletico-PR e Olimpia.

Pote 2: Flamengo, Nacional, Bolívar, River Plate, Argentinos Juniors, Deportivo Pereira, Atlético-MG e Atlético Nacional.

O sorteio dos confrontos será na próxima quarta, dia 5 de julho, às 13h (de Brasília).

Maranhão possui apenas 10 cidades com mais de 100 mil habitantes, anuncia IBGE

De acordo com os dados do Censo Demográfico 2022 divulgados pelo IBGE quarta-feira (28), o Maranhão possui 10 dos 217 municípios com mais de 100 mil habitantes.

O mais populoso é a capital São Luís que cresceu 2% entre 2010 e 2022, para 1,04 milhão de pessoas, segundo o censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Já Imperatriz, localizada na região metropolitana do sudoeste maranhense, viu o seu número de habitantes subir 10% no período, para 273,1 mil e é a segunda que concentra mais pessoas.

Completando o pódio das cidades mais populosas do Maranhão, São José de Ribamar passou a ter 244,6 mil moradores no final de 2022. O munícipio, vizinho de São Luís, porém, se destaca entre os dados do IBGE, uma vez que a sua taxa de crescimento desde 2010 foi de 51%, a maior entre as cidades com mais de 100 mil habitantes no estado.

Por outro lado, Codó, que fica a cerca de 200 km de distância de São Luís, teve uma queda de 3% no seu número de habitante, para 114,3 mil moradores.

A lista completa das dez cidades maranhenses mais populosas ficou na seguinte ordem: São Luís, Imperatriz, São José de Ribamar, Timon, Caxias, Paço do Lumiar, Codó, Açailândia, Bacabal e Balsas.

A pesquisa do IBGE também aponta que o Maranhão tem uma população de 6.775.152.

– E MAIS 

O Censo é uma pesquisa realizada a cada 10 anos pelo IBGE; a anterior foi feita em 2010. O levantamento realiza uma ampla coleta de dados sobre a população brasileira e permite traçar um perfil socioeconômico do país.

Quem aniversaria hoje é o vereador Mario Assunção 

Mario Assunção ladeado pela esposa Janaina 

Neste dia 30 de junho,  o vereador e vice-presidente da Câmara de Caxias, Mario Assunção, completa mais um ano de vida. Mario Assunção, está no 3º mandato consecutivo e tem pautado todos eles por intensa atuação legislativa, sobretudo na defesa dos interesses do povo caxiense..

O editor deste Blog deseja-lhe um feliz aniversário cheio de paz e alegria, que Deus em sua infinita bondade lhe dê uma vida longa e realize todos os seus sonhos e projetos.

Parabéns meu amigo e parceiro Mario Assunção!

Mais - Católico praticante, uma missão em ação de graças pela passagem da data natalícia do vereador Mario Assunção será celebrada nesta sexta-feira (30) às 19h, na Capela de São Sebastião.