domingo, 14 de fevereiro de 2016

Com gol no fim, Vasco vence Flamengo e segue invicto no Carioca 

O Vasco manteve o bom início de temporada e a escrita positiva ao vencer o Flamengo por 1 a 0 neste domingo. No primeiro clássico em São Januário após 11 anos, o Vasco chegou ao gol da vitória só nos acréscimos, com o zagueiro Rafael Vaz. O resultado fez o Cruz-Maltino chegar aos 12 pontos, mantendo os 100% de aproveitamento e a liderança do Grupo A do Campeonato Carioca. Já o Rubro-Negro segue com oito, na vice-liderança do Grupo B.

O Vasco foi melhor durante grande parte dos 90 minutos, mas teve problemas em criar boas chances de gol. O Flamengo, por sua vez, só assustou nas bolas paradas, mas soube parar as principais peças ofensivas do adversário.

Quando parecia que o clássico terminaria empatado, os vascaínos chegaram ao gol nos acréscimos. Após cobrança de falta na área com Nenê, Rodrigo cabeceou mal, mas a bola sobrou para Rafael Vaz finalizar para a rede, sem chance para Paulo Victor. O Flamengo não vence o Vasco desde o Carioca de 2015.

Na próxima rodada, o Vasco vai enfrentar o Tigres, em Xerém (RJ), no sábado. No dia seguinte, o Flamengo terá o clássico contra o Fluminense, no estádio Mané Garrincha, em Brasília.
Presos são raptados de dentro da Delegacia de Buriti 

Três pessoas invadiram a Delegacia de Polícia (Depol) de Buriti, na madrugada deste domingo (14) e raptaram os dois suspeitos de envolvimentos na morte do empresário Kalleu Torres (26 anos), ocorrida na madrugada da terça-feira de carnaval. 

De acordo com informações do portal de noticias CORREIO BURITIENSE, um homem e uma mulher simularam um registro de B.O. sobre uma moto roubada com o objetivo de entrar na Depol; porém, seguindo procedimento padrão, o carcereiro informara que o casal teria de procurar a  Polícia Militar (PM) para relatar o caso. Os dois, então, disseram não ter visto nenhuma viatura no DPM, e se retiraram da delegacia.

Cerca de 20min depois, o homem e a mulher chegam com um rapaz simulando está com as mãos amarradas, dizendo que haviam pegado o assaltante. Eles insistiam para entrar na delegacia para que o suposto ladrão fosse colocado numa cela.

Diante da insistência, o carcereiro abriu o portão de entrada da Depol e as duas supostas vítimas pediram para que ele ligasse para PM, quando, neste momento, eles sacam suas armas e apontam para o carcereiro que foi torturado psicologicamente para entregar nomes dos envolvidos na morte do empresário e as nas chaves da cela.

Eles forçaram o carcereiro a abrir a cela onde estavam Sabino Neto Cardoso dos Santos e Leonardo Vieira Silva, o “Cafuringa”, ambos presos sob acusação de participação no assassinato de Kalleu Torres; tiraram os dois suspeitos, usaram algemas nos pés e nas mãos, colocaram no carro e saíram.

Tanto Sabino quanto Cafuringa, moradores do bairro Bacuri, já têm passagem por tráfico de drogas, sendo que o primeiro também por porte ilegal de arma. Ambos foram presos logo após a morte do empresário Kalleu Torres, a partir de informações colhidas pela polícia instantes após o ocorrido. Outros dois acusados também estão sendo procurados pela polícia, porém ainda não tiveram seus nomes divulgados.

Populares já relatavam desde o crime que homens desconhecidos, em carros, eram vistos fazendo rondas nas mediações do bairro Bacuri, onde residiria a maioria dos suspeitos em envolvimento na morte de Kalleu.


O empresário Kaleu Torres (foto), dono do Varejão do Povo, foi morto com uma facada abaixo do peito esquerdo, na madrugada de terça-feira (9), por volta de 1h da madrugada.

A confusão teria começado ainda no Corredor da folia de Buriti (MA) quando, segundo testemunhas, o empresário teria derrubado, acidentalmente, uma garrafa de bebida de um grupo de jovens que residiriam no bairro Bacuri. Inconformados os caras teriam iniciado um tumulto e um quebra-quebra de garrafas.


 Kalleu, então, foi perseguido por vários marginais e acabou sendo atingido por um furo profundo de faca, de aproximadamente um dedo, e ainda tentava escapar quando foi derrubado em frente à Pizzaria Big Brother, no final da Praça Matriz, e agredido violentamente por parte dos que o perseguiram. A Samu foi chamada, mas ele não resistiu e morreu ainda no local.


Suspeitos foram presos logo após o ocorrido e a polícia está à procura de outros dois que também teriam participação no assassinato.


Kalleu Torres era natural de Miguel Alves/PI e há mais de três anos estava morando no município de Buriti, onde era popular e conhecido por patrocinar todos os tipos de eventos realizados na cidade.


Familiares que vieram buscar o corpo da vítima para ser velado e enterrado em sua terra natal estavam indignados com a tragédia ocorrida.

Advogado encontrado morto deve ser cremado neste domingo 


Depois de mais de quatro dias de buscas, foi localizado o corpo de um dos dois advogados que estavam no ultraleve que desapareceu após deixar Arari com destino a São Luís na última terça-feira (09).

O corpo foi identificado no IML como sendo do advogado e agente da Polícia Federal aposentado, Júlio César de Moraes. O corpo do advogado foi encontrado numa área de mangue, bem próximo da cidade de Anajatuba.

Júlio César já havia deixado registrado que gostaria de ser cremado quando morresse e a família está aguardando uma decisão judicial para realizar a cremação. De acordo com familiares, não será realizado velório, somente o sepultamento que acontece ainda neste domingo (14), no Cemitério Jardim da Paz.

As equipes de buscas já retomaram as atividades, pois o outro advogado que estava na aeronave, José do Vale Filho, que estava pilotando o ultraleve, segue desaparecido.

Blog do Jorge Aragão 
Governo investe R$ 7 mi no Plano de Contingência contra a epidemia de dengue, zika e chikungunya   

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), tem tomado providências urgentes no sentido de desenvolver ações junto aos 217 municípios do Estado para conter o avanço da Dengue, Zika vírus e Chikungunya, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

Além das ações de campanhas que estão sendo reforçadas desde o ano passado e aderidas em parceria com o Ministério da Saúde (MS), foi lançado neste sábado (13), pelo governador Flávio Dino, durante a cerimônia local da ‘Mobilização Nacional de Combate ao Aedes aegypti’, o ‘Plano de Contingência para Enfretamento de Epidemia de Dengue, Zika vírus e Chikungunya no Maranhão’. A medida tem o objetivo dar uma resposta rápida às situações graves de saúde pública relacionadas a essas doenças. Para tanto, haverá imediata aquisição de insumos e contratação de serviços e recursos humanos para desenvolver adequadamente as ações de Vigilância Epidemiológica de Prevenção e Controle do mosquito vetor.

Os índices de infestação predial por Aedes aegypti demonstrados nos resultados do Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) dos meses de outubro e novembro de 2015, mostraram muitas áreas de alto e médio risco em alguns municípios do Estado. Para conter e eliminar esses focos, serão reforçadas as supervisões e o monitoramento do trabalho de campo em todas as cidades maranhenses consideradas de risco pelo LIRAa.

Considerando não se tratar do enfrentamento de uma epidemia de rápida solução, o Plano de Contingência é um instrumento de planejamento das ações para qualificar os serviços, prevenir e enfrentar os quadros de epidemias. As ações serão desenvolvidas ininterruptamente levando em consideração a estruturação do nível estadual e regional.


O Governo do Estado, por meio da SES, trabalhará nos anos de 2016 e 2017 com educação permanente voltada para a integração dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agente de Combate de Endemias (ACE) no controle vetorial, no sentido de conter os surtos e reduzir a infestação por Aedes aegypti em áreas que estejam em alerta e alto risco de acordo com as pesquisas de campo do LIRAa e dos casos notificados.

Para o cumprimento do plano emergencial, serão investidos recursos no valor de R$ 6.961.308,50 (seis milhões novecentos e sessenta e um mil trezentos e oito reais e cinquenta centavos) para o atendimento de todas as demandas.

Será disponibilizado suporte técnico para a valorização dos profissionais de campo por meio da aquisição de equipamentos de proteção individual (EPIs); aquisição de kit’s para instrumentalizar e qualificar as atividades de campo para o controle das larvas do Aedes aegypti; contratação temporária de recursos humanos para atividades de campo (Controle Vetorial e LIRAa) nas regionais de saúde; e o reforço de mais 25 veículos nos serviços de aplicação de inseticida Ultra Baixo Volume (UBV), ampliando o número de veículos para 50 equipados com as máquinas UBV para uso no controle do mosquito adulto.

Também será realizada a contratação temporária de profissionais para a formação da Brigada Anti-Dengue/Chik/Zika para atender as novas demandas decorrentes das ações de controle vetorial, como o fornecimento de repelentes para as mulheres grávidas, dentre outras.

A eficácia do plano se dará por vários esforços conjuntos para a intensificação do controle vetorial nos 217 municípios, a exemplo do eixo da capacitação permanente, que será iniciado pela integração e articulação das atividades de campo pelos 15.800 ACS e dos 2.313 ACE.

A capacitação dos profissionais da atenção primária, média e alta complexidade em saúde, garantirão as orientações e assistência médica aos pacientes com suspeita de uma das doenças em diversos pontos de atenção, desde as unidades de atenção primária até a assistência médica especializada (média e alta complexidade) dos pacientes com quadros graves de Dengue, Chikungunya (fases sub-agudas e crônicas) e Zika vírus (Guillain-Barré e Microcefalia).

No Maranhão o quantitativo de prédios cadastrados para as atividades de campo correspondem a dois milhões e duzentos mil imóveis, de acordo com a Portaria do Ministério da Saúde Nº 1.025, de 21 de julho de 2015. O número de ACE’s a serem contemplados será de 1.956 agentes, ou seja, 1 ACE para cada 1.000 imóveis por ciclo, levando-se em consideração as diretrizes nacionais para prevenção e controle de epidemias de Dengue do MS.

Além disso, serão intensificadas as estruturas dos serviços de limpeza urbana no recolhimento dos resíduos sólidos de natureza doméstica e dos terrenos baldios com o apoio das secretarias de infraestrutura e limpeza urbanas municipais.

Agravos combatidos 

Dengue

A Dengue é uma doença febril, causada por quatro tipos de vírus transmitidos pelo Aedes aegypti, e se tornou um desafio para a saúde pública no país. No Maranhão, os casos acontecem de forma endêmica, com surtos cíclicos a cada 2 a 3 anos.

Chikungunya 

A infecção pelo vírus Chikungunya provoca febre alta, dor de cabeça, dores articulares e dores musculares. Não existe tratamento específico nem vacina disponível para prevenir a infecção por esse vírus, sendo recomendado o tratamento sintomático.

Zika Vírus

A partir de 2014 em alguns municípios maranhenses, muitas pessoas apresentaram quadros virais com febre, mialgia, artralgia, exantemas e prurido, a exemplo de Caxias, Codó e Barra do Corda, enquanto em março de 2015 os casos também começaram a surgir na capital. Esse quadro viral atingiu milhares de pessoas e foi definido nacionalmente como infecção pelo Zika vírus. Estudos correlacionam ainda ao Zika vírus o aumento dos casos de microcefalia em todo o Brasil.