quinta-feira, 21 de março de 2013

PROCISSÃO DO FOGARÉU: O ORGULHO DA CIDADE DE CAXIAS – MA




A procissão do fogaréu completa sua 10 edição, tornando-se tradição na cidade de Caxias (MA). Evento de cunho religioso cultural que reúne mais de vinte mil pessoas na noite de quarta-feira santa – esse ano dia 27 de março. Um grande espetáculo onde as luzes da cidade se apagam, dando lugar as tochas, e milhares de fiéis percorrem  e vivem o drama da paixão de Cristo.
Do adro da Catedral de Nossa Senhora dos Remédios, às estreitas ruas do centro de nossa cidade, expectativa ao som dos tambores que mantém  a ordem e remontam a tradição espanhola do século XVII, adrenalina e emoção tomam  conta do público presente.
O evento tem inicio as 21hrs, com apresentação dos atos da vida de JESUS, terminando com sua venda, feita por Judas. Às 23hrs farricocos  e soldados romanos convocam a população ir a caça de Jesus. Descendo as escadarias da Catedral de N Senhora dos Remédios, passando pela igreja da Matriz de N Sra. da Conceição, seguindo em direção a Igreja do Rosário, neste local encontram a mesa da ultima ceia. Logo depois seguem em direção da igreja de São Benedito, Largo de Santa Luzia, até  o morro da Igreja de Nossa Senhora do Sorriso que simboliza o Jardim das Oliveiras, onde meia-noite acontece a prisão de Jesus. Este ato é representado por um estandarte de linho pintado em duas faces, obra do artístico plástico Guilherme Veiga.
Às 00h30, o estandarte segue em procissão para igreja de N Sra. da Assunção onde é guardado.