quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Novas ferramentas facilitam a vida no atendimento aos clientes de energia no Maranhão 

                                                                                              (imagem ilustrativa) 
As empresas devem pensar em soluções tecnológicas para estarem mais próximas e atenderem com mais agilidade os seus clientes e isso é tendência em um mercado em que as pessoas estão cada vez mais conectadas. Para o consumidor de energia elétrica no Maranhão, a vida ficou mais fácil com as novidades que a Equatorial Energia Maranhão, conhecida antes como Cemar, trouxe essa semana. São produtos digitais desenvolvidos para cada um dos 2,5 milhões de clientes no Estado, divulgados por meio da campanha “Um novo jeito de atender para um novo momento”.

O Grupo Equatorial já vem investindo em novas tecnologias com o objetivo de estar pronto para o agora porque o futuro já chegou. Esta tendência mundial, conhecida como transformação digital, tem inúmeros adeptos no Estado, como é o caso da distribuidora de energia elétrica no Maranhão, que identificou a oportunidade de oferecer um serviço que já realizava, mas, em um formato diferenciado no mercado – trazendo soluções úteis e que atendam de maneira ideal aos seus clientes.

CLARA – O INÍCIO DA TRANSFORMAÇÃO

O aplicativo de mensagens WhatsApp, que em 2019 deve fazer parte do dia a dia de 77 milhões de brasileiros, segundo a projeção da Statista Research, foi a ferramenta escolhida para aproximar ainda mais o atendimento da Equatorial Maranhão aos seus clientes.

A Clara abre chamado de falta de energia, religação, faz consulta de débitos, emite a segunda via de contas em PDF e fornece código para pagamento, tudo isso dentro do WhatsApp, sem filas, em qualquer dia, em qualquer horário. A assistente virtual funciona com inteligência artificial de ponta e é uma grande evidência dos investimentos em tecnologia para aproximar e oferecer aos maranhenses um atendimento usual, rápido e simples.

Como a Clara funciona?

Basta salvar o número (98) 2055-0116 no celular e chamar a Clara pelo WhatsApp sempre que precisar de um dos serviços que ela já oferece: informar falta de energia, consulta de débitos, emissão de segunda via e código para pagamento.

APLICATIVO LEVINHO

Também faz parte do processo de Transformação Digital da Equatorial Maranhão o novo aplicativo para Smartphone, que já pode ser baixado gratuitamente no Google Play (Android) e Apple Store (IOS). Bem leve, como os clientes desejavam, o novo aplicativo

facilita a solicitação de serviços como: informar falta de energia, consultar débitos, emitir segunda via da conta e outros serviços, tudo isso sem pesar na memória do celular.

NOVO SITE – UMA NOVA EXPERIÊNCIA PARA SE CONECTAR

Totalmente novo, o www.equatorialenergia.com.br é o site da Equatorial Maranhão. Simples, objetivo e com uma verdadeira Agência de atendimento online que permite realizar além dos serviços já disponíveis com a Clara e no aplicativo, muitos outros como: solicitar nova ligação de energia, trocar titularidade, mudar a data de vencimento da conta, denunciar uma fraude, acompanhar o histórico de medição e faturamento, cadastrar fatura digital por e-mail, entre vários outros serviços.

VEM MAIS POR AÍ

Em constante mudança, um dos objetivos do Grupo Equatorial é transformar o relacionamento com seus clientes para uma experiência nunca antes vivida.  A Agência Modelo, com uma experiência totalmente digital já está no forno. A expectativa é de que seja apresentada ao público em alguns meses. Um grande diferencial, segundo o Gerente de Digital e Inovação do Grupo Equatorial Energia, Marcelo Augusto, é que “este processo de transformação já nasceu alinhado com as tendências das melhores empresas do mercado e tem a missão de entender o que os nossos clientes querem, o que eles precisam e, a partir daí, propormos soluções e inovações utilizando ferramentas como Inteligência Artificial, Internet das Coisas, Robôs, Big Data, Automação, dentre outras já muito utilizadas no segmento bancário e varejista, por exemplo”.

A transformação digital é uma questão de sobrevivência no contexto em que vivemos hoje. Já faz um tempo que a sociedade vem passando pelo atual processo de automação da informação, cada vez mais rápido, e as empresas precisam acompanhar. As pessoas não conseguem se ver, hoje em dia, trabalhando sem seu smartphone. E da mesma forma, o Grupo Equatorial Energia percebeu isso e está investindo nessa nova forma de se relacionar. 

“Para a Equatorial Energia, a verdadeira transformação digital está na forma de pensar o mundo com essas novas tecnologias e como se adaptar rapidamente. O consumidor está cada vez mais munido de informação e com acesso a diversos produtos e serviços no sofá de casa. O diferencial deixou de ser apenas preço e qualidade. É estar em busca de inovação e oferecer um serviço personalizado, de impacto e ágil. Assim é a transformação digital do Grupo Equatorial Energia, um novo jeito de atender para um novo momento”, conclui Augusto Dantas, presidente da Equatorial Maranhão.

ASCOM

terça-feira, 29 de outubro de 2019

São João do Sóter em debate 


É amigos... A cidade de São João do Sóter não está vivendo seus melhores momentos. Além da falta de energia no prédio da Prefeitura e também da Câmara, que foi cortada por falta de pagamento, assuntos pendentes ainda continuam sendo deixados de lado. 

Em sessão ordinária realizada na Câmara Municipal na última sexta-feira (25/10/19), os vereadores Nilton Nogueira, Wenderson Pinto e Edson Enfermeiro movimentaram os bastidores da política de São João do Sóter com o protocolo de três requerimentos na Câmara Municipal.

O Requerimento nº 001/2019 pede a inclusão imediata em pauta de sessão legislativa ordinária da prestação de contas da ex-prefeita Luíza Rocha, referente ao exercício 2009, considerando o excesso de prazo para apreciação e deliberação acerca da matéria.

Os outros requerimentos solicitam informações a prefeita Joserlene Bezerra acerca do Projeto de Lei Municipal nº 006/2019 (Programa mais trabalho, conquistando cidadania) e sobre a continuidade da execução de uma obra de construção de uma escola com seis salas no Bairro Palmeirinha, no valor total de R$ 928.336,11, que deveria ter sido finalizada em 23/07/14.

Aliás, é interessante noticiar que os parlamentares realizaram a sessão legislativa mesmo com o fornecimento de energia elétrica suspenso por falta de pagamento. Participaram da sessão legislativa os vereadores Raimundo José, Junior Padeiro, Ricardo Rios, Márcio Magalhães, Nilton Nogueira, Wenderson Pinto e Edson Enfermeiro.

as informações são do Blog Cidadão Vigilante 
Prefeito de São Luis cai na onda da 'caneta azul'


Viralizou mesmo.
Até o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Junior caiu na onda do hit do momento para anunciar o pagamento dos servidores..
“Aqui usando minha caneta azul, azul caneta para antecipar o salário dos servidores para o dia 1º (sexta-feira)”, escreveu Edivaldo.
A música ‘caneta azul’ criada pelo vigilante da cidade de Balsas, Manoel Jardim Gomes virou hit no Brasil. A música viralizou na internet e já superou três milhões de visualizações
“Já está marcado aqui com a minha letra que o salário dos nossos servidores municipais vai ser antecipado para esta sexta-feira, dia 1°. Pagar adiantado é mais que planejamento, é respeito e valorização com quem constrói a cidade conosco todos os dias”, acrescentou Edivaldo.
Foto: Reprodução/Twitter
Drª Cleide participa de Seminário "Mulheres na politica" no TRE 


Promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral – TRE, o seminário mulheres na política, foi realizado ontem, 28/10, e teve a participação de diversas personalidades entre elas a advogada Valéria Lauande; juíza de Direito Sonia Amaral; senadora Eliziane Gama; deputadas estatuais Cleide Coutinho, Helena Duailibe e Daniela Tema, além das vereadoras Concita e Barbara Soeiro. Os trabalhos foram abertos pelo presidente do TRE, Desembargador Cleones Cunha.

O objetivo do seminário foi trocar experiências sobre o trabalho das mulheres maranhenses que exercem atividades públicas, e portanto políticas, no executivo, legislativo e judiciário ou que atuam junto à estes poderes.

Dra Cleide participou, marcando presença expressiva com sua experiência parlamentar, profissional e de ex-primeira dama.

VÍDEO: Pharmakel promove show de calouro de criança e lança projeto "Viva com Saúde" 



O casal Kelma Bezerra e Américo (foto) realizou no ultimo sábado (26) um dia especial para as crianças dos bairros Volta Redonda, Pampulha, Vila São José, São Pedro e adjacentes. A iniciativa teve como objetivo oferecer uma tarde de lazer e entretenimento para a criançada que mora nos bairros citados e também crianças de outros setores da cidade. O evento reuniu centenas de crianças e na oportunidade, em parceria com vários empresários e amigos, Dra. Kelma Bezerra lançou o projeto "Viva com Saúde" cuja finalidade é melhorar a qualidade de vida das crianças e dos jovens que vivem em situação de vulnerabilidade. 

Assista abaixo o vídeo: 


Sargento Paulo Abade pretende disputar uma cadeira na Câmara Municipal de Caxias 

Sargento Paulo Abade ladeado pela esposa, a assistente social
Samara  
O sargento da PM, Paulo Sergio, mais conhecido como Paulo Abade, colocará seu nome a disposição do partido Solidariedade para ser pré-candidato a vereador nas eleições de 2020 em Caxias. 
“Acredito que minha experiência como policial por quase 30 anos, com bons serviços prestados como integrante da Polícia Militar, onde realizo um trabalho feito intensamente para fazer de Caxias uma cidade melhor e boa para se viver. Adquiri muita experiência que me permite ao menos sonhar. Muitas pessoas, gente simples, tem me procurado e vivem me pedindo pra mim disputar uma cadeira na Câmara Municipal”, destacou.
Na Câmara Municipal, sargento Paulo Abade será um nome de garra e coragem para defender a PM no âmbito das questões municipais A categoria ganhará força para defender seus interesses, buscar a melhoria das condições de trabalho e estrutura para os policiais militares, assim como para a sociedade caxiense de um modo geral.  
Com bons serviços prestados para Caxias como como militar, Paulo Abade vem em 2020 com muita força e segurança. Quem o conhece sabe da sua seriedade e o respeito que ele tem para com a população caxiense. 

segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Desastre nas praias do Nordeste é inédito no mundo, diz coordenadora do Ibama 


O desastre ambiental que atinge as praias do Nordeste brasileiro — com a chegada de manchas de óleo à região — é um caso inédito no mundo e ainda não é possível prever o seu fim.
A avaliação é da coordenadora de Emergências Ambientais do Ibama (Instituto Natural do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis), Fernanda Pirillo, responsável pelas operações de limpeza dos locais atingidos.
Diante de críticas sobre a demora na resposta do governo ao aparecimento das manchas de óleo, ela defende que o Ibama vem trabalhando nas praias desde os primeiros registros e hoje conta com 130 agentes da área ambiental do instituto nas frentes de trabalho.
De acordo com a coordenadora de Emergências Ambientais do Ibama, a união de três fatores fazem deste desastre um episódio único: o desconhecimento do responsável pela poluição, a extensão do impacto e a recorrência na chegada do óleo, o que leva a crer que se trata de um vazamento intermitente.
Os primeiros registros de óleo foram confirmados pelo Ibama na Paraíba, no dia 30 de agosto. Dois dias depois, houve registros também em praias de Pernambuco e Sergipe. Desde então, seis outros estados do Nordeste foram afetados, do Maranhão à Bahia. A extensão do impacto já supera 2.000 quilômetros.
De acordo com o último balanço divulgado pelo órgão, no sábado (26), são 249 localidades afetadas em 92 municípios de nove estados.
“No início, não se imaginava o que aconteceria. Um acidente desses é inédito no mundo”, afirma a coordenadora do Ibama.
O governo vem sendo criticado por só ter acionado o Plano Nacional de Contingência, estabelecido em 2013 para fazer frente a casos de vazamento de petróleo, 41 dias após os primeiros registros do problema no litoral brasileiro.
Há críticas também com relação à falta de equipamentos adequados para contenção e coleta do óleo.

Pirillo afirma que o órgão está nas praias desde os primeiros registros e defendeu que a extinção de dois comitês do Plano Nacional de Contingência pelo governo Bolsonaro em abril não impacta nas operações de limpeza.

Por decreto, Bolsonaro extinguiu conselhos, comissões, comitês, juntas e outras entidades criadas por decretos ou por medidas administrativas inferiores no primeiro semestre. Foram mantidos apenas aqueles criados na gestão atual e os criados por lei.
O Comitê Executivo tem como função elaborar simulados, treinar pessoal e manter recursos para resposta a emergências. Já o Comitê de Suporte reúne ministérios e órgãos do governo para indicar os recursos para cada caso e atuar em frentes que não são da área ambiental, como a liberação da entrada de equipamentos no país, por exemplo.
“Aqueles comitês não foram pensados para funcionar durante a emergência”, afirma Pirillo.
O Grupo de Avaliação e Acompanhamento, outro órgão do Plano Nacional de Contingência, composto por Ibama, Marinha e Agência Nacional do Petróleo (ANP), começou a aparecer em comunicados do governo apenas no dia 14 de outubro.
As investigações sobre as causas do derramamento são concentradas na Marinha.
A extinção dos comitês levou, na quinta-feira (17), o Ministério Público Federal a entrar com ação contra a governo federal por omissão diante do maior desastre ambiental no litoral brasileiro e pediu que a Justiça Federal obrigasse a União a colocar o plano de contingência em ação em 24 horas.
Segundo a Procuradoria, a União não está adotando as medidas adequadas para responder à emergência.

Sem ter responsabilidade pelo vazamento, a Petrobras vem contribuindo com os trabalhos de limpeza e espera ser ressarcida pelo governo.

Ainda não há estimativa dos custos da operação e a contabilização passará a ser acompanhada pelo TCU (Tribunal de Contas da União).
A coordenadora do Ibama diz que a recorrência da chegada do óleo impede projeções sobre quando a limpeza estará concluída. Ela lembra que, no início do ano, a limpeza de três praias do Rio de Janeiro atingidas por óleo vazado de plataforma da Petrobras levou três meses para ser concluída.
Da Folha de São Paulo