segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Plenário da AL aprova proposta de homenagem à memoria do ambientalista Raimundo Santos Rodrigues

Agencia Assembleia

O Plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou na ultima quinta-feira (12), o Projeto de Resolução Nº 034/2015, de autoria do deputado Eduardo Braide (PMN), que acrescenta a alínea “G” ao Artigo 139 da Resolução Legislativa Nº 449, de 24 de junho de 2004, do Regimento Interno da Casa, criando a Medalha “Raimundo Santos Rodrigues.

Ao fazer a defesa de seu projeto na tribuna da Casa, o deputado Eduardo Braide lembrou que o ambientalista Raimundo Santos Rodrigues foi assassinado em uma emboscada por conta de sua intransigente defesa da Reserva Biológica do Gurupi. A esposa do lavrador, Dona Maria, também foi vítima do atentado, e até hoje se encontra sob a proteção da Polícia Federal.

Eduardo Braide acrescentou que a função que o ambientalista desempenhava era ligada à autarquia Instituto Chico Mendes, razão pela qual atraiu a competência da Polícia Federal. Segundo declarações do próprio delegado que instaurou inquérito na Polícia Federal, o ambientalista morreu exatamente em função da sua defesa do meio ambiente.

De acordo com o deputado, o projeto aprovado no Plenário prevê que a Medalha do Mérito Legislativo Raimundo Santos Rodrigues será concedida para cidadãos que concorrerem para a defesa do meio ambiente e das reservas ambientais do Estado do Maranhão e do Brasil.

“Portanto, nada mais justo do que homenagear o senhor Raimundo Santo Rodrigues com esta medalha, primeiro para que sua morte não tenha sido em vão, para que sempre seja lembrada ao ser entregue essa medalha a qualquer um que faça jus a ela do trabalho que o Sr. Raimundo Santos teve, diga-se de passagem, trabalho esse voluntário, ele não recebia um centavo, para desempenhar essas atividades”, declarou Eduardo Braide.

PENSÃO ESPECIAL

O Plenário aprovou também Requerimento à Presidência da República, para que seja concedida uma pensão especial à viúva do Sr. Raimundo Santos Rodrigues. Eduardo Braide disse que já recebeu informação do Ministério da Previdência Social solicitando os dados do Sr. Raimundo Santos Rodrigues para que seja analisada a possibilidade de concessão desta pensão.

“Tanto quanto a concessão desta Medalha em homenagem ao Sr. Raimundo Santos Rodrigues, esta Assembleia também se preocupa com a situação da sua viúva, uma vez que ao ser trabalhadora rural, ter seis filhos para criar, não tem mais o marido, e ainda encontra-se sob a proteção da polícia. Ela não tem nem como trabalhar e manter o sustento dos seus filhos”, afirmou Eduardo Braide.