quinta-feira, 1 de maio de 2014

União Artística Operária Caxiense completa 99 anos  

Com uma historia de luta e de muita tradição no passado, a União Artística Operária Caxiense completa nesta quinta-feira, 01, 99 anos de fundação. Mas, a trajetória de mais de nove décadas da entidade não esta sendo percorrida com grande facilidade nos últimos anos. 

Fundada por operários no dia 01 de maio de 1915, a entidade passou várias décadas anos sendo uma das mais importantes instituições do município. E essa importância e o reconhecimento de outrora, devido às péssimas administrações que passaram pela instituição, hoje faz parte do passado. Os sócios desapareceram e o velho prédio da Casa, há anos ameaça desabar, chegou até ser interditado pelo Corpo de Bombeiros. 


Para comemorar o aniversário de 99 anos de fundação da União Artística Operária Caxiense, à atual diretoria que tem como presidente Nelson Monteiro, organizou uma festa simples pela manhã somente para a data não passar em branco. Houve o hasteamento dos pavilhões nacional, estadual e municipal, com a presença do prefeito Léo Coutinho, vereadores, secretários e alguns sócios remanescentes e saudosistas dos áureos anos de sucesso da centenária instituição. 

Na missa dos trabalhadores, celebrada pelo Monsenhor Mendes, no salão nobre da União Artística, em suas palavras, o religioso disse que quando chegou em Caxias há exatos 44 anos, a entidade tinha uma participação muito importante no social e colaborava com o desenvolvimento do município. - Que a União volte a ser o que foi no passado, uma instituição participativa. A Casa precisa de sangue novo e precisamos resgatar uma parte dessa história - disse monsenhor Mendes.


Após a missa, como acontece todos os anos foi distribuído o chocolate para as pessoas que foram prestigiar o evento festivo. Mas o que mais chamou à atenção, inclusive de alguns secretários municipais, foi o entulho de carteiras escolares retorcidas e quebradas expostas no pátio. Um verdadeiro desperdício do dinheiro publico. 

As carteiras escolares pertence a Secretaria de Educação do Município. É publico e notório que a União Artística sobrevive hoje praticamente por conta de um contrato de aluguel firmado com a Prefeitura desde 2009. Na administração do ex-prefeito Humberto Coutinho, algumas escolas municipais, enquanto passavam por reformas chegaram a funcionar no prédio no período dos turnos matutino e vespertino. Porém no atual governo, para a tristeza de quem viveu o passado de glorias da entidade, os antigos sócios dizem que a União Artística está servindo de depósito de lixo da prefeitura. 
Fila na distribuição do tradicional chocolate.