sexta-feira, 4 de julho de 2025

Prefeitura de Matões vai gastar quase meio milhão de reais com passagens aéreas 

Blog do Daniel Matos

A Prefeitura de Matões vai gastar quase R$ 500 mil (meio milhão de reais) com a compra de passagens aéreas. A cidade, de pouco mais de 32 mil habitantes, tem como prefeito Nonatinho, do União Brasil, eleito em 2024. O gasto é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Governo.

De acordo com o extrato do contrato, publicado no Diário Oficial do Estado, caderno Terceiros, em 13 de maio deste ano, a contratação, via pregão eletrônico, refere-se a “serviços de agenciamento de viagens, compreendendo a prestação direta de assessoria, cotações, reservas, alterações (remarcações), cancelamentos, emissão de bilhetes/vouchers e eventuais reembolsos, para oportunizar a aquisição fracionada, conforme demanda, pelo período de 12 (doze) meses, de passagens aéreas nacionais (voos domésticos) e hospedagem em apoio às secretarias municipais de Matões.

A empresa contratada é a Planet Tour Viagens e Turismo LTDA. O valor global é de R$ 495.000,00 (quatrocentos e noventa e cinco mil reais). A vigência do contrato, assinado em 8 de maio pelo secretário municipal de Governo, Marcus Vinicius Ribeiro de Oliveira, é até 31 de dezembro de 2025.

O procurador-geral do Município, Rafael Guimarães Viana, também assinou o ato.

Abaixo, cópia do extrato do contrato publicado no Diário Oficial do Estado:

PT do Maranhão define novo comando em eleição interna com cinco candidatos à presidência 

O Partido dos Trabalhadores (PT) do Maranhão se prepara para um momento decisivo de sua vida interna com a realização do Processo de Eleição Direta (PED), que definirá o novo presidente estadual da legenda para os próximos quatro anos, além dos demais membros da executiva estadual e os diretórios municipais. O pleito que ocorre no próximo domingo, 6 de julho, movimenta cerca de 85 mil filiados aptos a votar em todo o estado, configurando-se como um dos maiores processos democráticos partidários do país.

A disputa pela presidência estadual do PT no Maranhão conta com cinco candidatos e dez chapas em busca de espaço nas estruturas de direção. O favorito é Francimar Melo, atual presidente, que conta com o respaldo de lideranças influentes, como o deputado federal Rubens Pereira Júnior, os secretários de Estado Washington Luiz e Henrique Sousa, além de outras figuras tradicionais da legenda.

Correndo por fora, mas com densidade política, está o ex-presidente estadual do PT, Raimundo Monteiro, que tem o apoio declarado do deputado estadual Zé Inácio, um nome conhecido no partido e que também disputa protagonismo interno.

Uma terceira via se desenha com Genilson Alves, que conta com o suporte do presidente do INCRA no Maranhão, Zé Carlos, figura histórica do PT. Embora tenha menor estrutura, Genilson busca se posicionar como uma alternativa viável ao eleitorado petista.

Com menor expressão e sem base sólida de apoios, os nomes de Professor Rogério e Eri Castro também estão na disputa. Nos bastidores, há quem veja a candidatura dos dois como uma tática para forçar um eventual segundo turno e, assim, abrir espaço para negociações e rearranjos internos entre as correntes petistas.

Chamando atenção, o vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão, um dos principais nomes do partido no estado, tem adotado uma postura de neutralidade, sem declarar apoio público a nenhum dos candidatos. Sua posição tem sido interpretada como uma forma de manter a unidade do partido e evitar o acirramento de divisões internas.

Disputa em Caxias

Na disputa pela presidência municipal em Caxias, concorrem Renato Meneses, Ney Jefferson e João Batista Rios. Renato Meneses, concorre com o respaldo e o apoio do grupo político ligado ao vereador Ricardo Rodrigues. 

A eleição do PED é vista como um termômetro da organização e das forças políticas internas do PT às vésperas das eleições de 2026. Os resultados devem não apenas definir os rumos administrativos do partido, mas também sinalizar quais grupos sairão fortalecidos para os próximos desafios eleitorais no Maranhão.

Para votar

Os filiados, devem consultar o diretório municipal para obter informações sobre o local de votação, horário e documentação exigida. As normas completas do processo estão disponíveis no site oficial do partido.