terça-feira, 27 de maio de 2025

Prefeitura de Caxias abre a 46ª edição dos Jogos Escolares de Caxias 

Muita vibração, emoção e espírito esportivo marcaram a abertura da 46ª edição dos Jogos Escolares de Caxias (MA). O evento reuniu centenas de estudantes de instituições públicas e privadas para celebrar o início da maior e mais esperada competição esportiva do município.

O prefeito de Caxias, Gentil Neto, ressaltou a importância dos Jogos Escolares. “A gente começa nossos Jogos Escolares com pé direito. É um momento que os alunos esperam muito. Um momento que vem para trazer saúde e mostrar que aqui é mais do que espírito esportivo, mas também mostra nosso compromisso com cada aluno, com a educação e com a juventude. Além de valorizar os talentos da nossa cidade”, frisou.

O secretário Municipal de Esporte e Lazer, Queiroz Neto, destacou o planejamento do evento. “É um momento de muita felicidade, pois estamos começando nossos Jogos Escolares que é a maior atração da pasta de Esporte e Lazer. Começamos planejar em janeiro, para que hoje pudéssemos entregar de fato os melhores jogos, como o Prefeito, Gentil Neto, determinou e assim estamos fazendo”, disse.


A abertura contou com apresentações artísticas que exaltaram o melhor da arte, cultura e tradição caxiense. O evento encheu de expectativa os atletas de todas as idades, que prestigiaram cada momento. A atleta, Kariny Fidalgo, foi responsável por acender a tocha olímpica e destacou a emoção. “Vim prestigiar a abertura dos jogos e dar início a evento tão importante e bonito como esse. Estou muito muito feliz e que vença o melhor”, frisou.

“Espero que seja o melhor Jogos Escolares da minha vida, pois é a primeira vez que estou participando. Foi tudo lindo aqui, fiquei impressionada com o que foi programado hoje”, destacou a atleta, Ana Vitória.

“É algo incrível, para mim, como atleta, é muito importante vim ver a abertura dos Jogos Escolares. Foi tudo perfeito”, ressaltou Yasmin Pietra, atleta.


A festa também contou com a presença de atletas de nível mundial, que destacaram a importância do esporte na vida de cada pessoa. Iziane Marques, Atleta e Secretária Nacional de Excelência Esportiva, falou sobre a importância do esporte escolar. “O esporte escolar é a base da nossa formação esportiva. No Brasil, a gente precisa apoiar mais o esporte na escola. Eu fui achada no esporte escolar e consegui me desenvolver e ter acesso a campeonatos, onde fui vista e a partir disso comecei minha carreira profissional”, contou.

“É muito importante esse tipo de evento para incentivar as crianças, manter elas no esporte, porque hoje tem tantos outros atrativos. É muito importante para a gente ser uma nação esportiva”, destacou Beatriz Futuro, atleta e membro do Comitê Olímpico do Brasil.


Autoridades municipais e estaduais também prestigiaram o evento. “O esporte é saúde e é o caminho que nossas crianças devem seguir. Essa união importantíssima das deputadas, Amanda (federal) e Daniella (estadual), nosso governador, Carlos Brandão e o ministro, André Fufuca, faz com que esse esforço seja cada vez mais firme, com o propósito de tornar os Jogos Escolares Caxienses nos maiores jogos de todo interior do estado do Maranhão”, disse Fábio Gentil, secretário de Estado da Agricultura e Pecuária.

“A gente faz questão de sempre acompanhar de perto, participar e acima de tudo também de incentivar o esporte dentro da nossa querida Caxias”, finalizou a deputada estadual, Daniella.

Os Jogos Escolares Caxienses 2025 reúne mais de 3 mil atletas de 60 escolas do município e segue até o 6 junho.



Lula é reavaliado após crise de labirintite e segue em repouso no Alvorada

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passou por uma nova avaliação médica nesta terça-feira (27), no Palácio da Alvorada, após apresentar um episódio de labirintite na segunda-feira (26), que o levou a cancelar toda a agenda da tarde.

Lula sentiu vertigem após o almoço e foi atendido inicialmente por médicos no Palácio do Planalto. Por orientação da equipe, foi encaminhado ao Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, onde passou por exames de sangue e imagem. Segundo boletim médico, os resultados foram “dentro da normalidade”.

A infectologista Ana Helena Germoglio, responsável pelo acompanhamento do presidente desde 2023, realizou a reavaliação nesta terça. A continuidade do repouso ou o retorno às atividades públicas dependem do monitoramento clínico.

O presidente tinha presença prevista em uma cerimônia no Itamaraty pelo Dia do Diplomata, mas, até a última atualização, sua participação seguia indefinida.

Na segunda, também foram canceladas reuniões com os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Rui Costa (Casa Civil), Esther Dweck (Gestão) e Luciana Santos (Ciência e Tecnologia). Após cerca de duas horas no hospital, Lula retornou ao Alvorada, onde permanece em observação.

Continua a reclamação de pais de alunos da zona rural de São João do Sóter 

Prefeita Lacerda e vice-prefeita Rose Araújo (foto internet)

Um ouvinte de uma emissora de rádio (assista vídeo abaixo) reclamou da falta de transporte escolar para alunos da zona rural do município de São João do Sóter. Os estudantes são moradores do povoado Santa Maria. 

Essa não foi a primeira vez que esse mesmo Grupo de Comunicação recebeu reclamações da administração da prefeita Lacerda. Dias atrás a mãe de um aluno reclamou da falta de merenda escolar para os estudantes. 

Diante dos fatos que estão sendo denunciados pelos ouvintes será necessário a solicitação  do Ministério Público para resolver a situação, como órgão responsável pela manutenção da ordem jurídica no Estado e pela fiscalização do Poder Publico, cobrar o mais rápido possível, uma vez que a comunidade escolar da zona rural sotense está sendo atingida negativamente pelo governo que tem duas professoras no comando da administração municipal.   

Assista o vídeo:

Governo Trump admite que ofensiva contra o STF não livrará Bolsonaro da cadeia 

No Brasil, próceres do Centrão avaliam que Bolsonaro será preso até o final de julho

Apesar de considerar a imposição de sanções contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), o governo dos Estados Unidos, sob a presidência de Donald Trump, avalia que essas medidas não terão efeito prático sobre o julgamento de Jair Bolsonaro (PL), acusado de tentativa de golpe de Estado, informa Paulo Cappelli, do Metrópoles.

Um representante da Casa Branca afirma que a ofensiva diplomática contra o STF — que inclui a possibilidade de acionar a severa Lei Magnitsky contra o ministro Alexandre de Moraes — não deverá alterar o posicionamento dos magistrados da 1ª Turma da Corte.

Embora integrantes do governo Trump considerem provável uma eventual prisão de Bolsonaro, acreditam que ela seria breve. A expectativa entre esses interlocutores é de que o ex-presidente poderá ser libertado posteriormente, por decisão política interna do Brasil, em caso de eventual eleição, em 2026, de um presidente de direita ou extrema direita. A avaliação entre setores da gestão Trump é de que Bolsonaro poderia ser agraciado com indulto.

Centrão estima que prisão de Bolsonaro ocorrerá até julho 

Enquanto isso, no Brasil, lideranças do Centrão intensificaram os alertas sobre a possibilidade concreta de prisão de Jair Bolsonaro já nos próximos dois meses, relata Igor Gadelha, do Metrópoles. Políticos com bom trânsito no Judiciário, oriundos de partidos como União Brasil e Progressistas, informaram aliados do ex-presidente de que sua prisão pode ser decretada até o fim de julho.

Na sequência, as defesas ainda poderão solicitar novas provas ou diligências. Depois disso, o STF passará a ouvir os réus diretamente. O processo seguirá com as alegações finais das partes e, só então, com a prolação da sentença. Eventuais embargos ainda poderão ser interpostos antes que se determine a execução da pena.

Com novidades e sem Neymar, Ancelotti faz convocação do Brasil 

Nesta segunda-feira (26), o técnico italiano Carlo Ancelotti não apenas foi apresentado como novo treinador da Seleção Brasileira de Futebol, como fez a sua primeira convocação para o trabalho que vai se estender até a Copa do Mundo de 2026.

A convocação apresentou algumas novidades, alguns “veteranos” retornando ao Brasil, mas não convocou Neymar, apesar de ter dito que espera contar com o jogador para o Mundial do ano que vem.

Os 23 convocados foram: Goleiros: Alisson (Liverpool); Bento (Al-Nassr); Hugo Souza (Corinthians); Zagueiros: Alexsandro Ribeiro (Lille), Beraldo (PSG); Marquinhos (PSG); Léo Ortiz (Flamengo); Laterais: Alex Sandro (Flamengo); Carlos Augusto (Inter de Milão); Danilo (Flamengo); Vanderson (Mônaco); Wesley (Flamengo); Meio-campistas: Andreas Pereira (Fulham); Andrey Santos (Strasbourg); Bruno Guimarães (Newcastle); Casemiro (Manchester United); Gerson (Flamengo); Ederson (Atalanta); Atacantes: Antony (Real Betis); Estêvão (Palmeiras); Gabriel Martinelli (Arsenal); Matheus Cunha (Wolves); Raphinha (Barcelona); Richarlison (Tottenham); Vinícius Júnior (Real Madrid).

O Flamengo, com cinco jogadores, foi o time que mais teve atletas convocados e mesmo assim nem convocou o atacante Pedro, um dos principais nomes do clube, mas que se recupera de uma lesão.

O Brasil vai enfrentar o Equador, no dia 5 de junho, e o Paraguai, no dia 10 do mesmo mês.