segunda-feira, 27 de julho de 2020

Prefeitura garante à saúde de Caxias 75 leitos exclusivos para o enfrentamento à covid-19


A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, coordenou a abertura de leitos de enfermaria e de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) para o enfrentamento à covid-19. Ao todo, são 75 leitos destinados para o enfrentamento à doença. O trabalho é desenvolvido respeitando todos os protocolos de saúde amparados em decisão coletiva pelo Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Novo Coronavírus.
“Caxias é sede para a região e está preparada para receber pacientes de vários municípios. Nós temos uma demanda espontânea, além daquela que nos é referenciada por sermos macrorregião de saúde”, destaca Mônica Gomes, coordenadora de Planejamento da Secretaria Municipal de Saúde e integrante do comitê.

A UPA dispõe de uma UTI com cinco leitos, podendo expandir com segurança para seis leitos, e mais 20 leitos de enfermaria (leitos de retaguarda). O Centro Médico, Hospital de Campanha alugado pela prefeitura, funciona em plenas condições com 30 leitos de enfermaria e mais uma UTI com 10 leitos. Também foram abertos mais 10 leitos de UTI no Complexo Hospitalar Gentil Filho, elevando para 75 o número de leitos exclusivos para salvar as vidas dos caxienses acometidos pelo coronavírus.
“O que o comitê preconiza é que todas as medidas e ações, todos os protocolos, estão sendo mudados conforme a necessidade da rede. Nós pensávamos que não iríamos precisar dessa quantidade de leitos que temos instalados na rede”, lembra a coordenadora.
Mônica Gomes - coordenadora de Planejamento da Secretária Municipal de
Saúde  
O objetivo da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, é garantir que todos os sintomas precoces da covid-19 sejam tratados ainda na Unidade Básica de Saúde (UBS). Graças a esse trabalho, centenas de vidas já foram salvas.
“Nós temos a Atenção Primária dotada de 37 Unidades Básicas de Saúde nas quais trabalham 58 equipes de saúde da família. Nós temos 13 unidades que terão horário estendido, hoje temos cinco com horário estendido, e todas elas dispõem de kits para o tratamento precoce da covid-19. Todos os pacientes que necessitam já saem da UBS com seu kit. O maior objetivo do Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Novo Coronavírus é prevenir uma internação de pacientes em terapia intensiva. E todos os serviços estão sendo oferecidos próximo ao paciente na própria Unidade Básica de Saúde, que já dispõe de todas as condições para o tratamento precoce da covid-19”, explica Mônica Gomes.
 Ascom/PMC