terça-feira, 23 de julho de 2013

CAXIAS E O PROGRAMA MAIS MÉDICOS.

Secretário de Saúde, Vinicius Araujo e o prefeito Léo Coutinho em S. Luis.
O esforço do Governo Federal em melhorar e ampliar o acesso à saúde da população brasileira passa, necessariamente, pela formação de uma parceria sólida com todos os municípios. Esse desafio pode, e deve, ser superado com a colaboração de cada prefeito e de cada prefeita deste Pais, gestores da saúde pública em suas cidades. Para isso, o Ministério da Saúde conta com a participação e adesão de  cada prefeitura aos programas, ações e estratégias do Governo Federal para a verdadeira consolidação de um sistema de saúde nacional, público, universal e gratuito. 

O compromisso que o Ministério da Saúde estabeleceu para cada representante legitimo do povo passa por três eixos principais: melhorar a qualidade do atendimento aos usuários do sistema; formar e qualificar mais médicos e outros profissionais da saúde; e combater o desperdício de recursos e aprimorar a gestão.

O município de Caxias, esteve representado  pelo prefeito Léo Coutinho, e o secretário de Saúde, Vinicius Araujo, em São Luis, na segunda-feira(22), no lançamento do Programa Mais Médicos do Governo Federal e teve a participação no evento, do ministro da Saúde Antonio Padilha, e de outras centenas de prefeitos e gestores da saúde.

Mas, para alcançar esses objetivos, que foi apresentado aos municípios, durante a apresentação do Programa Mais Médicos, o prefeito Léo Coutinho, terá que fazer uma verdadeira revolução na sua administração. A saúde de Caxias, nem de longe atende os pré-requisitos fundamentais do Programa criado pelo Governo Federal. Há tempo, mergulhado no fundo do poço, o sistema da saúde pública do município, pede socorro.

O ministro Antonio Padilha, relatou aos prefeitos, que o Ministério da Saúde é quem define, coordena e financia as politicas, mas são os municípios que executam as ações dentro do SUS. Quando o ministro falou que espera que os administradores possam fazer um marco, na sua gestão para aprimorar a saúde pública, é aplicar os recursos sem desperdício e sem desvio, para outras finalidades, garantindo assim, aos munícipes uma saúde publica de qualidade.