sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Audiência Publica.


A segurança dos pedestres que transitam nas ruas e avenidas de Caxias, o fluxo intenso de veículos e a dificuldade para estacionar no perímetro central, foram os temas discutidos durante audiência pública da Comissão de Transporte da Câmara Municipal, que tem como presidente o vereador Ronaldo Chaves.
De acordo com o parlamentar, a iniciativa para a audiência surgiu após depoimentos da população sobre o caos que é hoje, encontrar vagas para estacionar e transitar pelas ruas e avenidas da Princesa do Sertão. “Com frequência a população têm relatado as dificuldades que vêm enfrentando para circularem. É considerável a falta de sinalização, o que prejudica muito para que haja um transito disciplinado”, disse.
Segundo o Capitão Silvinho, Comandante da Guarda Municipal, o poder publico não tem medidos esforços para resolver o flagelo em que se encontra o transito de Caxias, acrescentou ainda  que  grande parte dos acidentes, em quê pessoas, na maioria jovens, tem suas vidas ceifadas e mutiladas, são provocados por condutores de motos e veículos que não possuem habilitação. 
O representante da Secretaria de Transito e Transportes, Moisés Holanda, relatou que existe na pasta comandada pelo ex-vice-prefeito, Junior Martins, um projeto de sinalização e outro de reorganização do transporte publico, funcionando hoje sem as minimas condições estruturais para dar conforto aos usuários deste serviço. Na questão dos animais solto e que vivem perambulando pelas ruas, e que também tem provocados acidentes, Holanda, disse ser do Centro de Zoonoses a responsabilidade pela captura dos bichos. Admitiu ainda, que animais passeando pelas ruas, causam uma má impressão para a cidade.

No final, Ronaldo Chaves fez suas considerações finais, agradecendo pelas diversas idéias que foram  sugeridas pelos participantes da Audiência Publica. - Vamos tentar articular o que foi discutido aqui, fazermos um planejamento para restringir as irregularidades. Os moto-taxistas merecerão uma atenção especial, pois é o meio de serviço que mais emprega no município e precisa ser regularizado, para coibir os infratores infiltrados nessa classe trabalhadora, prejudicando o trabalho daqueles que estão aptos para exercerem a profissão. - disse Chaves. 

Lamentável na Audiência, foi o numero de participantes, dava para conferir nos dedos. De vereadores, além de Ronaldo Chaves, participaram as edis, Taniery Cantalice e Benvinda. Capitão Silvinho, Moisés Holanda, Drª Karla Simone e outras 15 pessoas.

Sem a participação ativa da sociedade, fica difícil encontrar soluções para os problemas cruciais e emergenciais de Caxias. A intenção do vereador Ronaldo Chaves, em convocar a Audiência, foi a melhor possível.