quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Prefeitura através da Secretaria de Cultura promoveu festa dos Reis com apresentação cultural do Grupo de Reisado

                                                                                                            (foto arquivo)    
O grupo de reisado do bairro Campo de Belém se apresentou na manhã de domingo (05) na Praça Cândido Mendes (Matriz), numa apresentação cultural de comemoração ao dia de Reis que é comemorado no dia 06 de janeiro. 

O Reisado é formado por um grupo de pessoas vestidos com roupas de palha e usando mascaras pretas. Uma tradição cultural gerada de muitos anos e conservada até hoje pela comunidade do bairro do Campo de Belém. O grupo também se apresenta em outros municípios e faz apresentações em eventos culturais promovidos pela Secretaria de Cultura, Patrimônio, Histórico e Turismo, que tem no comando o secretário Léo Barata.  

 A administração municipal promoveu o evento com o objetivo principal de fomentar as manifestações culturais do município e comemorar o dia de Reis, que na tradição cristã foi o dia em que os três reis magos levaram presentes a Jesus Cristo, o folia de reis é de origem portuguesa e foi trazida para o Brasil por esses povos na época da colonização.

Na administração do prefeito Léo Coutinho,  foi a segunda vez que o grupo de reisado se apresentou na Praça da Matriz em comemoração ao Dia de Reis.  O secretário de Cultura, Patrimônio, Histórico e Turismo, Léo Barata ressaltou  que o evento tem o principal objetivo de resgatar a historia da cultura das antigas que aos poucos está desaparecendo do meio do calendário e a prefeitura através da Secretaria de Cultura tem dado apoio  para que permaneça viva todas as tradições culturais do município. - Nós nos sentimos realizados com a manutenção da festa cultural dos reis -  disse Barata. 
Secretário de Cultura, Léo Barata com integrantes do Grupo de Reisado
(foto facebook Léo Barata)