domingo, 23 de fevereiro de 2014

"Arrastão Cultural" pela preservação do Patrimônio Histórico de Caxias.

Léo Barata (secretário de Cultura e Patrimônio Histórico e Turismo) falando
no final do arrastão pela preservação do tombamento do centro histórico.
Foi realizada na manhã de sexta-feira (21) o 1º Arrastão pela conscientização e preservação do Patrimônio Histórico de Caxias. A iniciativa partiu da Secretaria de Cultura, através do Departamento do Patrimônio Histórico e Cultural. Participaram da caminhada umbandistas, caixeiros do Divino, capoeiristas e demais grupos folclóricos do município. 

Nada mais justo os organizadores do Arrastão terem feito a concentração e iniciada a caminhada  do Morro do Alecrim em frente ao Memorial da Balaiada, principal ponto turístico  e um dos símbolos de preservação do patrimônio e da história de Caxias.

Do Morro do Alecrim o Arrastão percorreu as principais ruas do centro histórico da cidade, com uma passagem rápida pelo Centro Artístico Operário Caxiense, instalado na casa onde o escritor Henrique Maximiano Coelho Netto nasceu há 150 anos no dia 21 de fevereiro de 1864. 

O Arrastão foi encerrado em frente ao prédio da prefeitura, onde vários grupos folclóricos se revezaram fazendo apresentações.

O secretário Léo Barata fez uso da palavra para agradecer a todos que participaram do Arrastão e pediu aos proprietários dos imoveis seculares tombados de Caxias que preservem a historia do município, não demolindo e mantendo-os de pé.  Barata ressaltou ainda que a Terra dos Poetas é a 2ª mais importante do Estado na área cultural, ficando atrás somente da capital São Luis.