quarta-feira, 9 de abril de 2014

E agora Flávio Dino? 


flaviodinonovaO pré-candidato ao Governo do Maranhão, o comunista Flávio Dino, agora ficou numa saia justa. Dino tem trabalhado diuturnamente para ser o candidato único da Oposição e agora surgiu a oportunidade de acrescentar no seu palanque PSDB e PPS, mas com a rediscussão de um acordo já firmado com PSB, PDT e PTC.
Em 2012, quando os partidos PSB, PTC, PDT e PCdoB, decidiram apoiar a candidatura, que se tornou vitoriosa, de Edivaldo Júnior (PTC), um acordo foi firmado para 2014. Flávio Dino seria o candidato, o PSB indicaria Roberto Rocha, então pré-candidato a prefeito de São Luís, para disputar o Senado, e o PDT indicaria o candidato a vice-governador.
Mesmo a ‘duras penas’ o acordo tem sido mantido por Dino. Roberto Rocha já é o pré-candidato ao Senado, confirmado pelo próprio comunista, e o PDT acaba de indicar Márcio Honaiser como candidato a vice-governador.
O problema é que Dino insiste na hipótese absurda de ser o candidato único da Oposição, algo surreal, principalmente com o atual cenário político estadual e nacional. Com a insistência de Dino, PPS e PSDB parecem ter dado um xeque-mate no comunista. Como não querem ser responsáveis pela ‘desunião’ da Oposição, as duas legendas dizem que aceitam embarcar na nau comunista, mas querem espaço na chapa de Dino.
Dino terá agora a árdua tarefa de fazer com que o PSB e/ou PDT abram mão do espaço já assegurado, em virtude da chegada de PPS e PSDB, algo improvável, como este Blog sempre disse.
O PDT já bateu o martelo e até mesmo o presidente nacional da legenda, o ex-ministro Carlos Lupi, deixou claro que se o acordo não for cumprido, ou seja, o partido não indicar o vice-governador na chapa comunista o PDT terá candidatura própria, inclusive já tem até o nome, Hilton Gonçalo, ex-prefeito de Santa Rita.
Já Roberto Rocha, que abriu mão de sua pré-candidatura em 2012, não parece está disposto a repetir o mesmo ato, tanto que já confidenciou a amigos que será candidato ao Senado, na chapa de Dino ou não.
E isso sem falar no PTC, afinal a aproximação de PPS e PSDB terá reflexo imediato nas eleições de 2016, afinal essas duas legendas, que estavam contra a candidatura do atual prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, não escondem de ninguém que já possuem nomes para a próxima disputa, Eliziane Gama e Neto Evangelista.
É claro que um direito de Dino tentar unir a Oposição em torno de seu nome, mas o que ele precisa ter a capacidade de entender que um acordo agora com PPS e PSDB, irá desagradar quem esteve e foi fiel ao projeto desde o início, ou seja, PTC, PDT e PSB.
Além disso, com a retirada da pré-candidatura de Luis Fernando (PMDB), o palanque governista tem espaço para um candidato a senador e quem sabe até mesmo um vice-governador, já que o PT ‘ensaia’ uma rediscussão sobre o apoio ao PMDB.
Dino de fato é o favorito a disputa, como deixou claro o Blog ontem (reveja), mas agindo assim, o comunista vai acabar metendo os pés pelas mãos e arriscando perder uma eleição encaminhada, afinal eleição só se ganha no dia.
E agora Flávio Dino?
blog do Jorge Aragão