sexta-feira, 16 de maio de 2014

Ex-sócios iniciam mobilização pela festa do centenário da União Artística Operária Caxiense em 2015  
Prédio da União Artística Operária Caxiense [foto arquivo] 
Acontecimentos recentes estão levando um grupo de ex-sócios da União Artística Operária Caxiense a iniciarem uma mobilização visando a organização e realização em grande estilo da festa do centenário de fundação da velha entidade, marcada para o dia primeiro de maio de 2015. Será um marco importante na historia da Casa e de Caxias, já que no passado, foram muitas as lutas e conquistas de todos que fizeram parte do quadro de sócios da entidade do operário caxiense. 

Prestes a completar 100 anos, a entidade tem vivido enfrentando dificuldade para se manter de pé. A unica receita atualmente do caixa financeiro é proveniente do contrato de aluguel que mantém com a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação. A União Artística também vem sofrendo com ameaça de desabamento da parede da fachada principal e do teto de cobertura dos salões, pois os caibros e ripas estão se deteriorando pela ação do tempo. 

A viabilização da organização para as comemorações do centenário da União Artística, terá a participação importantíssima de membros do Instituo Histórico e Geográfico de Caxias, pois os integrantes são pessoas remanescentes dos áureos anos de glorias da entidade e que carregam nos ombros a responsabilidade de preservar viva a historia do município. E todos sabem que a entidade quase centenária faz parte do desenvolvimento e crescimento da Princesa do Sertão. 

O sermão proferido pelo monsenhor Mendes na missa realizada no dia 01 de maio deste ano no salão nobre da Casa, chamou à atenção de um ex-sócio da entidade e membro da atual diretoria do IHGC, o religioso pediu a todos que estavam presentes naquela celebração religiosa, empenho e dedicação na festa de comemoração dos 100 anos da União Artística. As palavras do monsenhor, com o saudosismo de quem conhece de perto a historia, soou nos ouvidos dos ex-sócios que tiveram a iniciativa da mobilização para resgatarem ainda enquanto é tempo, o passado de gloria da União Artística Operária Caxiense. 

O blog estará acompanhando e divulgando as reuniões dos responsáveis pela mobilização para a festa do centenário da União Artística. A participação da classe empresarial e da sociedade será muito importante.