quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Banco de Leite Humano da Maternidade Carmosina Coutinho precisa de doadoras

O Banco de Leite Humano (BLH) da Maternidade Carmosina Coutinho precisa de doadoras para armazenamento do leite materno e também de frascos de vidros para armazenar o leite doado. Atualmente, há poucas pessoas cadastradas, um número considerado baixo diante da demanda, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.

O leite materno é essencial para recém-nascidos prematuros e de baixo peso que estão internados, pois é considerado a fonte mais ideal de nutrição para bebês e desempenhou papel fundamental na evolução e no desenvolvimento dos humanos. Isso porque exerce uma forte influência sobre bactérias no intestino, necessárias para o desenvolvimento do sistema imunológico. A diferenciação das estruturas de defesa a partir desses micro-organismos pode acontecer desde os primeiros dias de nascimento.

Algumas mulheres, quando estão amamentando, produzem um volume de leite além da necessidade do bebê, o que possibilita que sejam doadoras de um banco de leite humano.

Outro ponto importante é em relação à doação de frascos. A diretora da Maternidade, a enfermeira Silvia, explica que devem ser doados apenas os de boca larga, tampa plástica e que sejam de vidro. "Nossa dificuldade maior é que os frascos de vidro estão cada vez mais escassos, por isso pedimos que todas as pessoas que possuam esse tipo de recipiente façam a doação, pois se tratam de materiais que em vez de irem para o lixo, ajudarão no processo de armazenamento do leite materno”, complementou.

As doações de leite podem ser feitas pode ser feita por telefone. Para isso basta entrar em contato pelo telefone (99) 3521-1297, que a Maternidade Carmosina envia uma equipe do Banco de Leite Humano para captação de leite. Já os francos podem ser doados diretamente no BLH, que fica localizado dentro da própria maternidade.

Como doar o leite materno

O leite deve ser retirado depois que o bebê mamar ou quando as mamas estiverem muito cheias. Ao retirar o leite, é importante seguir algumas recomendações que fazem parte da garantia de qualidade do leite humano distribuído aos bebês hospitalizados.

Entre as orientações está: escolher um lugar limpo, tranquilo e longe de animais; prender e cobrir os cabelos com uma touca ou lenço; evitar conversar durante a retirada do leite ou utilizar uma máscara ou fralda cobrindo o nariz e a boca, e; lavar as mãos e antebraços com água e sabão e secar em uma toalha limpa.

O frasco com o leite retirado deve ser armazenado no congelador ou freezer. Na próxima vez que for retirar o leite, é importante utilizar outro recipiente esterilizado e, ao terminar, acrescentar este leite no frasco que está no congelador. 

as informações são da ASCOM