quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Município de Caxias está adequado na Lei Federal 12.305/10 
Lixo acumulado foi retirado do lixão do bairro Teso Duro 
Aprovada  em 2010 pelo Congresso Nacional, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/10) exige que as cidades brasileiras acabassem com seus lixões até agosto deste ano. 

Para que pudesse cumprir o prazo estabelecido pela Lei, seria necessário organizar a coleta seletiva, instalar usinas de reciclagem e depositar o material orgânico em aterros sanitários. 

Um dos grandes desafios da nova lei, era de conscientizar a população a separar o lixo de forma adequada, bem como jogar lixo no lixo, uma vez que uma simples volta pelas ruas, mostram o quanto estamos distante de atingirmos uma educação que respeita o meio ambiente. 

Em Caxias, a Secretaria de Limpeza Publica evacuou toda área do lixão localizado no bairro Teso Duro. O local ganhou um novo aspecto e a iniciativa foi exclusiva em cumprimento do que determina a Lei Federal 12.310/10 que criou e estabeleceu no Brasil a Politica Nacional de Resíduos Sólidos.  

O Ministério do Meio Ambiente afirma que as campanhas educativas continuarão sendo serão veiculadas  em rádios e televisão em relação ao manejo do lixo nas casas. 

A Política Nacional de Resíduos fez a seguinte determinação: os municípios que dispuserem lixo a céu aberto até agosto de 2014 iriam passar a responder por crime ambiental. As multas previstas variam de R$ 5 mil a R$ 50 milhões.