quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Novas ambulâncias para a rede municipal de Saúde

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) ganhou reforço nesta quarta-feira (15), com a entrega de dois veículos novos: uma Unidade de Suporte Básico – USB; e uma Unidade de Suporte Avançado – UTI Móvel, que conta com equipamentos modernos como monitor cardíaco, oxímetro, bombas de aspiração e infusão, além de cargas de oxigênio e ar comprimido.

O prefeito Leonardo Coutinho e o secretário municipal de Saúde, Vinicius Araújo, acompanhados de demais autoridades locais, fizeram pessoalmente a entrega dos veículos no SAMU Caxias. As novas viaturas reforçarão a frota do serviço do órgão, que agora dispõe de 11 veículos.

As ambulância foram adquiridas com recursos do Governo Federal, são dotadas de suporte de alta e média complexidade, vão atuar no atendimento e também traslado de doentes que necessitam ser removidos para outros hospitais. “Sem dúvida é um momento muito importante. Estas ambulâncias representarão uma melhora no atendimento emergencial não só para Caxias, mas para toda região que faz parte da regulação atendida pelo SAMU”, disse o secretário de Saúde, Vinicius Araújo.

Os dois novos carros serão usados no atendimento de urgência. Das 11 ambulâncias, cinco são usados no atendimento básico de urgência, as chamadas USB, e as outras duas são UTI Móvel. As outras quatro são usadas como suporte de reserva.


Segundo o coordenador do SAMU, Dr. Mariano de Castro Silva, a entrega das ambulâncias representa mais um avanço na área da Saúde. “São iniciativas como esta que, somadas a outras já em pleno andamento, vêm contribuir para otimizar o conjunto de ações desenvolvidas para melhorar a saúde no nosso município. Essas ambulâncias vão servir no apoio, na complementação e no reforço dos serviços médicos prestados também nas unidades hospitalares municipais”, afirmou Dr. Mariano.

Durante a entrega das ambulâncias, o prefeito Léo Coutinho ressaltou que mais benefícios para a população estão sendo planejados na área da Saúde e lembrou os avanços que estão sendo alcançados este ano, como a construção das novas unidades de Saúde. “Gestão de qualidade se faz com planejamento e, agora, os frutos do nosso trabalho vão aparecer ainda mais”, disse o gestor municipal.

 
Entre outras grandes obras na área da Saúde estão a construção das Unidades Básicas de Saúde, prestes a serem inauguradas, nos bairros Cohab, Campo de Belém e Povoado Baú. E mais quatro Postos de Saúde estão com suas obras em andamento, nos bairros Eugênio Coutinho, Luiza Queiroz, Vila São José e um na zona rural, o do Povoado Engenho D’Água.

Também estão em avançado andamento a construção da Unidade de Pronto Atendimento – UPA, no bairro Pirajá. e o Centro Oncológico de Caxias, no bairro Seriema. O Centro Oncológico vai proporcionar à comunidade caxiense o tratamento para pacientes com câncer.

as informações são da ASCOM