sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Rápidas da manhã 

Diplomação dos eleitos 
O vereador eleito Ximenes fazendo a entrega do diploma para a vereadora A. Lucia
Ximenes em 2012. (arquivo do blog)
A Justiça Eleitoral deve diplomar todos os eleitos no pleito deste ano até o dia 19 de dezembro, conforme determina o calendário eleitoral. Como a eleição foi para cargos municipais, a responsabilidade pelo processo de diplomação é dos juízes eleitorais. A cerimonia representa o ato solene em que a Justiça declara oficialmente quem são os escolhidos pelos eleitores para assumir prefeituras e câmaras de vereadores. 

Posse 

Nas solenidades de diplomação que ocorrem em todo o Brasil, os candidatos eleitos recebem o diploma, documento com o qual eles poderão no dia 1º de janeiro tomar posse em seus cargos. 

Eleição 

Um dos nomes mais ventilados para assumir a presidência da Câmara de Caxias é o do vereador reeleito Mario Assunção (PPS). Quando indagado, o parlamentar prefere não confirmar a candidatura, mas trabalha para isso. "Uma coisa que aprendi é que uma noite na politica é uma eternidade. A eleição é para daqui a 2 meses e alguns dias. Tudo só vai ser mesmo definido em dezembro. E qualquer um dos 19 vereadores eleitos está apto para administrar a Casa", comentou Assunção.  

Vaquejada 

O prefeito eleito de Aldeias Altas, Zé Reis (PP), se manifestou, durante uma cavalgada realizada na ultima sexta-feira (14) pelas principais ruas do centro Caxias, em prol da pratica da Vaquejada no Brasil. "A vaquejada é cultura, esporte e lazer. Ela está no sangue do nordestino e a proibição sim, é uma agressão. A pratica gera milhares de empregos indiretamente e outros milhares diretamente. Os maus tratos dos animais a que muitos se manifestam, não é verdadeiro", disse o gestor eleito.

Eduardo Cunha 

Políticos maranhenses, sobretudo, aqueles ligados â família Sarney estão tensos após a prisão do ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha. Deputados federais e lideres políticos fora de mandato tem demonstrado forte incomodo com a possível delação do ex-chefe do Legislativo federal.  

Apreensivos 

Faltando 70 dias para a troca de comando na Prefeitura de Caxias. Alguns servidores públicos municipais, efetivos e aposentados, estão apreensivos com a possibilidade da mudança de data do pagamento do funcionalismo. O prefeito eleito já anunciou nos 4 cantos da cidade que vai mudar a data do pagamento, de 20 para o dia 10 de cada mês. O gestor eleito e nem a sua assessoria de comunicação explicou se no dia 10 de janeiro de 2017.será pago o primeiro mês do funcionalismo publico. "Ele vai mudar a data, mas quem vai pagar os juros das contas atrasadas sou eu", disse uma aposentada, que preferiu não se identificar."Grande besteira o que esse prefeito vai fazer. O doutor Humberto foi eleito prefeito pela primeira vez com o numero 14, depois com o 12 e não teve esse negocio de colocar o nosso pagamento na data dos números do partido pelo qual foi eleito. Agora porquê esse Fábio se elegeu com o numero 10, ta com essa conversa de mudar a data do nosso pagamento para o dia 10. O pior é que a gente não sabe se o primeiro pagamento vai ser no dia 10 de janeiro ou 10 de fevereiro", disse outro aposentado, que também preferiu ficar no anonimato.