quarta-feira, 21 de junho de 2017

Carne de sol comercializada em Caxias está impropria para consumo, aponta pesquisa

Uma pesquisa realizada pelo IFMA aponta que as carnes salgadas e a secas comercializadas em Caxias encontram-se em condições sanitárias e higiênicas desfavoráveis. O estudo foi realizado no período de um ano e acompanhou a análise da carne em seis estabelecimentos da cidade.


Foi feito um levantamento dos locais de comercialização de carne salgada e seca. Posteriormente, as amostras foram coletadas e transportadas imediatamente ao laboratório de microbiologia do IFMA para realização das análises microbiológicas e enumeração de coliformes totais e fecais, de acordo com as recomendações do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento.
Foram observadas condições desfavoráveis de comercialização da carne de sol e esses locais não atendiam as recomendações da Anvisa. As amostras eram comercializadas expostas à temperatura ambiente, sem proteção por telas de fios de nylon, onde os consumidores podiam tocá-las, possibilitando dessa forma a contaminação do produto.
Em uma amostra de um ponto de coleta foi verificado larvas de moscas no momento da análise apresentando elevado grau de deterioração. Recomenda-se que a população venha adquirir produtos de origem animal fiscalizados por órgãos competentes, evitando-se o comércio de maneira inadequada deste produto.
fonte: Agora Maranhão