sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Cléber Verde está entre os deputados que recebem auxilio-moradia mesmo tendo imóvel em Brasilia  


Mesmo sendo proprietário de um apartamento avaliado em R$ 250 mil no Sudoeste, também bairro nobre de Brasília, o deputado federal Cléber Verde (PRB-MA) está entre os treze parlamentares que, mesmo contando com imóveis na capital federal, recebem auxílio moradia. O benefício de até R$ 4.253,00 é concedido a deputados que não ocupam imóveis funcionais da Casa.
Há duas formas de receber. Em espécie, com desconto do imposto de renda na fonte (alíquota de 27,5 %) ou por reembolso de despesa, com apresentação de nota fiscal do serviço de hospedagem ou recibo de aluguel, isento de tributação.
Os parlamentares não podem acumular o auxílio e o imóvel funcional. Não há regra que limite, contudo, o recebimento de benefício no caso de deputados com casa no DF.
Os congressistas podem recusar ambas as prerrogativas. Dos 513 deputados, contudo, 333 ocupam imóveis funcionais, de acordo com informações da Câmara atualizadas em 12 de janeiro. Outros 70 recebem o auxílio-moradia em espécie e 81 optaram pelo reembolso em dezembro de 2017.
Como dois deputados estão com os direitos suspensos por estarem presos e o presidente da Casa mora na residência oficial, sobram 26 parlamentares que abriram mão dos benefícios.
Com informações de Huffpost.***