terça-feira, 18 de setembro de 2018

Câmara Municipal de Caxias promove sessão especial alusiva ao Setembro Amarelo 



A Câmara Municipal de Caxias realizou, na noite desta segunda-feira (17), uma sessão especial alusiva ao Setembro Amarelo, campanha brasileira de prevenção ao suicídio. A solenidade atendeu solicitação do vereador Magno Magalhães (PSD).
“Essa Casa se reúne para debater um dos temas mais discutidos não só na nossa cidade, mas em todo o país”, destacou o presidente da Câmara, vereador Catulé (PRB), no início da sessão.
Magno Magalhães conduziu a programação. Segundo o parlamentar, “a sessão partiu de um projeto do presidente da Associação Espírita de Caxias, Carlos Denilson Coimbra Soares, que, percebendo a grande quantidade de suicídios acontecidos em Caxias desde o ano passado, propôs debater esse grave problema de saúde pública e espiritual”.

Na galeria estavam presentes representantes dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps). Três líderes religiosos foram convidados a subir a tribuna e explanar sobre o assunto.
Padre Ribamar, da Paróquia de São Benedito, apresentou a pessoa humana como um ser de relações, de possibilidades e de convivências. “E como ser de relações, apresentar a relação primeira consigo mesmo, sua relação com Deus, com o próximo e com a natureza”.

Segundo o pastor Gilberto Lima, da Igreja Assembleia de Deus, “não se pode julgar alguém que, por um momento de tribulação, talvez de depressão ou de uma busca não concretizada em sua vida, comete tal ato. Não podemos jamais dizer que uma pessoa dessas está perdida na eternidade, porque não temos a última palavra”.

Queria agradecer a cada membro desta Casa por nos proporcionar esse debate de tamanha relevância para a nossa cidade. O suicídio é algo que vem assolando as nossas famílias, dilacerando nossa alma, que vem realmente fazer com que tenhamos percebido o que tem acontecido com a nossa existência”, comentou Carlos Denilson.

ASCOM/CMC