sexta-feira, 21 de junho de 2019

IFMA lidera o ranking do Enem 2018 em Caxias 


A média foi calculada pelo jornal Folha de São Paulo a partir do resultado nas quatro áreas da prova objetiva e as notas da redação.
O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias ficou em 1º lugar no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre as escolas públicas e privadas com porte maior que 90 estudantes em Caxias. Nas provas objetivas, a unidade de ensino também alcançou a 10ª posição na listagem geral maranhense, que reúne escolas públicas com porte maior que 90 alunos. O levantamento foi feito pelo jornal Folha de São Paulo, que lista 11.212 escolas brasileiras. A relação foi feita a partir das médias das provas objetivas (linguagens matemática, ciências da natureza e ciências humanas) e da redação.
Das 10 primeiras posições no ranking das escolas públicas no Maranhão com porte maior que 90 alunos, 05 são campi do IFMA. O Campus Imperatriz ficou em 1º lugar entre as escolas públicas no Estado. Além de Imperatriz, figuram os campi São Luís – Monte Castelo (2º lugar); São Luís – Centro Histórico (7º lugar); e Barra do Corda (9º lugar).Na listagem da Folha de São Paulo, só foram incluídos candidatos que não zeraram em nenhuma prova das provas objetivas e redação. A média da escola só foi calculada se pelo menos metade dos concluintes estiveram no Enem, respeitada mínima de 10 alunos.
Desde 2017, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) não divulga mais o ranking do Enem por escolas. Entretanto, o Inep divulga os microdados do Enem para pesquisadores, gestores públicos e jornalistas interessados em fazer uma análise mais aprofundada dos dados.
Enem – Criado há 20 anos, o Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar e acadêmico ao fim do Ensino Médio. A prova é realizada todos os anos pelo Inep, autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC).
No IFMA, a nota do Enem pode ser utilizada como critério para ingresso nos cursos superiores. Atualmente, o Campus Caxias oferta os cursos de Ciências Biológicas, Ciência da Computação, Matemática, Química e Zootecnia.