quinta-feira, 15 de agosto de 2019

Repercute reunião de politicos caxienses com Felipe Camarão na capital


Maranhão de Verdade - No início desta semana uma força-tarefa política de peso de Caxias, composta pelo vereador Sargento Moisés (líder do Governo na Câmara Municipal), vice-prefeito e 1° suplente de deputado federal Paulo Marinho Júnior (PP) e pelo deputado estadual Zé Gentil (PRB), esteve na capital maranhense a fim de avaliarem a situação do processo de transferência das escolas estaduais de ensino fundamental, hoje sob comando da SEDUC, que deverão compor a rede municipal de ensino nos próximos meses.

Vereador Sargento Moisés com o secretario de Educação Felipe Camarão 
O trio de representantes de Caxias foi recebido pelo secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, o qual os fez saber da agenda administrativa e operacional para a efetivação dessa transição, no processo que deverá ser feito de maneira racional, dinâmica e coerente. De acordo com o Vereador Sargento Moisés, o Estado dará todo o suporte logístico, de pessoal e financeiro para que até 2020 seja atingido na sua plenitude a municipalização da educação básica em Caxias. “A descentralização da gestão educacional é de fundamental importância para os municípios porquê aproxima mais o cidadão da administração pública com a solução mais rápida de suas demandas. Saímos da reunião com o secretário onde o mesmo firmou compromisso de quê nenhum aluno será prejudicado e nem escolas serão fechadas. Muito pelo contrário, novas perspectivas e avanços significativos serão visto em larga escala para a melhoria do atendimento à nossa comunidade”, disse o líder do Governo, vereador Sargento Moisés.
“O cumprimento dessa meta se dará de forma gradual e progressiva para quê as mudanças sejam vistas, na prática, como um ajustamento que vem a beneficiar a nossa rede de ensino de maneira a atingirmos melhorias nos nossos indicadores educacionais e satisfação do público alvo. É pacífico entre os entes federados que a cooperação mútua sempre é o melhor caminho para o desenvolvimento da educação. Cada um dentro de suas respectivas competências. Contudo, sem esquecermos a reciprocidade institucional”, destacou o vice-prefeito Paulo Marinho Júnior.
Em breve, uma equipe técnica da SEMECT/Caxias deverá receber do Estado todas as orientações necessárias para as devidas adequações administrativas e operacionais dentro de um cronograma definido.
As escolas a serem transferidas para a administração municipal de Caxias, são: Unidade Integrada Achiles Cruz; Unidade Integrada Duque de Caxias; Unidade Integrada Izaura Costa; Unidade Integrada João Lisboa; Unidade Integrada N. Sra. dos Remédios; Unidade Integrada Pres. John Kennedy; Unidade Integrada Profa. Rda. Barbosa G. de Jesus; Unidade Integrada Profa. Rita de C. Azevedo; Unidade Integrada Profa. Suely Reis; Unidade Integrada Vespasiano Ramos.