sexta-feira, 5 de março de 2021

Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores sugere toque de medida de recolher como medida de combate ao coronavírus 

A Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores de Caxias protocolou, na manhã desta sexta-feira (05), um relatório ao Poder Executivo com recomendações e medidas para o combate à Covid-19 no município. A expectativa é que o governo municipal edite um decreto com base no relatório da câmara e, principalmente, nos pareceres regulares emitidos pela secretaria de saúde, vigilância sanitária, comitê municipal de enfrentamento à covid-19, formado por médicos e gestores da saúde em Caxias.

O documento de três páginas contém sugestões de medidas – entre elas algumas que constam no decreto do Governo do Maranhão – para serem aplicadas de forma imediata.

  • Restaurantes, trailers, lanchonetes, lojas de conveniência, depósitos de bebidas só poderão funcionar até 22h, respeitando a capacidade de 50% de ocupação do estabelecimento.
  • O comércio em geral poderá funcionar de 8h às 17h.
  • Bares só poderão funcionar como delivery e drive thru.
  • A permanência em espaços públicos como praças e parques só será permitida com obediência aos protocolos sanitários, como uso de máscara, álcool em gel ou sabão e obedecendo ao toque de recolher.
  • Proibida a realização de quaisquer festas ou eventos em ambientes abertos ou fechados.

A comissão também solicitou que a secretaria de saúde amplie – ainda mais – as divulgações educativas e informativas sobre a covid-19 em Caxias.

Leia também

Câmara Municipal convoca sociedade para enfrentar a covid-19
Em Caxias taxa de vacinação contra a covid-19 é superior a 80%

Toque de recolher
A medida propõe a proibição da circulação de pessoas em vias e espaços públicos entre 23h e 5h, valendo até 14 de março. A exceção ao toque de recolher é para quem trabalha em serviço essencial e está em deslocamento para o trabalho ou do trabalho para a casa; Para quem busca atendimento médico ou assistência veterinária, e para quem entrega bens essenciais para pessoas do grupo de risco.

O documento serve apenas como direcionamento ao prefeito. O gestor municipal pode absorver todas, algumas ou nenhuma sugestão.

Audiência Pública
O documento foi feito após uma audiência pública realizada na última quarta-feira. A sociedade civil organizada esteve presente e também pode opinar. Uma das preocupações dos parlamentares era evitar o fechamento total do comércio, devido os prejuízos econômicos.

Hudson Braz/Portal Guanaré